Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

10 remédios caseiros para mau hálito e como fazer

Abril 2021

Os remédios caseiros para mau hálito como  o chá de cravo-da-índia, folhas de salsinha ou extrato de própolis, por exemplo, possuem ação antibacteriana e refrescante, ajudando a eliminar as bactérias na boca que produzem compostos de enxofre que levam ao desenvolvimento de cárie, gengivite ou periodontite que causam o mau hálito. 

Além disso, o mau hálito também pode ser causado por sinusite, dor de garganta, problemas no estômago e, em alguns casos pode ocorrer por doenças como diabetes, insuficiência hepática ou renal e, neste caso, o tratamento do mau hálito deve estar associado ao tratamento para estas doenças. Saiba todas as causas do mau hálito

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico ou odontológico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a melhorar o mau hálito, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico ou dentista.

1. Chá de cravo-da-índia 

10 remédios caseiros para mau hálito e como fazer

O cravo-da-índia é rico em óleo essencial e em eugenol, que têm ação anti-séptica e antibacteriana ajudando a combater e eliminar as bactérias que causam o mau hálito, além de ser refrescante, mantendo o hálito fresco.

Ingredientes

  • 10 unidades de cravo da índia;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar os cravos e a água para ferver por 5 minutos e tampar. Esperar esfriar, coar e bochechar por 20 a 30 segundos, 2 vezes por dia, após escovar os dentes. Cuspir o chá em seguida.

2. Extrato de própolis 

10 remédios caseiros para mau hálito e como fazer

Alguns estudos mostram que o extrato de própolis possui propriedades antibacterianas, que ajudam a eliminar as bactérias que causam o mau hálito, além de inibir a produção de compostos de enxofre pelas bactérias, sendo uma boa opção de remédio caseiro para mau hálito.

Ingredientes

  • 20 gotas de extrato de própolis;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e fazer gargarejos de 2 a 4 vezes por dia, após escovar os dentes. Não engolir a solução após o bochecho.

3. Folhas de salsinha

10 remédios caseiros para mau hálito e como fazer

As folhas de salsinha possuem um aroma fresco e grande quantidade de clorofila que tem  propriedades antibacterianas, ajudando a eliminar as bactérias na boca que causam o mau mau hálito.

Para usar salsinha para o mau hálito, deve-se mastigar as folhas frescas após cada refeição, durante alguns minutos, e após a mastigação enxaguar a boca com água.

4. Infusão de eucalipto

10 remédios caseiros para mau hálito e como fazer

A infusão de eucalipto é rica em eucaliptol, uma substância com ação antibacteriana e antisséptica que ajuda a remover e eliminar as bactérias da boca que produzem compostos de enxofre e causam o mau hálito. 

Ingredientes

  • 1/2 colher (de sopa) de folhas picadas de eucalipto;
  • 1/2 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e depois as folhas de eucalipto em uma xícara cobrindo com a água fervente. Depois de morno, coar e utilizar como enxaguante bucal de 2 a 3 vezes por dia.

5. Chá de extrato de hamamélis

10 remédios caseiros para mau hálito e como fazer

O chá do extrato de hamamélis possui efeito antibacteriano ajudando a eliminar as bactérias da boca e a combater o mau hálito, sendo especialmente útil para o mau hálito causado pela dor de garganta.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de extrato de hamamélis;
  • 1 xícara de água fervente. 

Modo de preparo

Adicionar o extrato de hamamélis na xícara de água fervente. Depois de morno, coar e utilizar como enxaguante bucal de 2 a 3 vezes por dia, após escovar os dentes.

Esse chá não deve ser ingerido, pois pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos ou problemas no fígado. Além disso, não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

6. Óleo essencial de hortelã-pimenta

10 remédios caseiros para mau hálito e como fazer

O óleo essencial de hortelã-pimenta é rico em mentol e mentona, com propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas, que ajudam a eliminar as bactérias que causam o mau hálito e mantêm o hálito fresco.

Ingredientes

  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Adicionar as gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta no copo com água e misturar. Bochechar por 30 a 40 segundos, 2 a 3 vezes por dia, após escovar os dentes. Cuspir em seguida.

7. Chá verde

10 remédios caseiros para mau hálito e como fazer

Alguns estudos mostram que o chá verde, conhecido cientificamente de Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina, que age impedindo a produção de compostos de enxofre pelas bactérias na boca, que causam o mau hálito. Além disso, o chá verde tem ação desinfetante e desodorizante mantendo o hálito fresco. 

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de folhas de chá verde ou 2 sachês de chá verde;
  • 2 xícaras de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e deixar na geladeira durante a noite. No dia seguinte, beber o chá ao longo do dia em pequenos goles.

O chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada pois pode causar efeitos colaterais como insônia, irritação, sensação de queimação no estômago, cansaço ou palpitação no coração.

8. Chá de alcaçuz

10 remédios caseiros para mau hálito e como fazer

O chá alcaçuz possui licoricidina e licorisoflavana A na sua composição, que são substâncias antibacterianas, que agem inibindo o crescimento de bactérias que causam o mau hálito.

Este chá deve ser usado para fazer bochecho, como enxaguante bucal, e não deve ser ingerido.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o alcaçuz na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e utilizar o chá como enxaguante bucal, fazendo bochechos, até 2 vezes ao dia.

O chá de alcaçuz não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.

9. Infusão de tomilho

10 remédios caseiros para mau hálito e como fazer

A infusão de tomilho é outra boa opção de remédio caseiro para mau hálito pois é rica em substâncias como ácido rosmarínico, apigenina e luteolina, que têm ação antibacteriana e que, por isso, ajudam a combater as bactérias que causam o mau hálito. 

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres (de café) de folhas secas de tomilho;
  • 200 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas secas de tomilho na água fervente. Tampar por cerca de 10 minutos, coar e bochechar de 2 a 3 vezes por dia.

A infusão de tomilho não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos, gastrite ou úlcera no estômago.

10. Enxaguante de capim limão, tomilho e alecrim

10 remédios caseiros para mau hálito e como fazer

O enxaguante de capim limão, tomilho e alecrim ajudam a combater o mau hálito por ter propriedades antibacterianas e antissépticas  que ajudam a combater o mau hálito causado por periodontite ou gengivite.

Ingredientes

  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de capim limão;
  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de tomilho;
  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e usar 5 gotas desse enxaguante diluído em 1 copo de água, bochechando por 60 segundos, até 2 vezes por dia, após escovar os dentes. Esse enxaguante pode ser usado por no máximo 3 meses.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • PULIKOTTIL, S. J.; NATH, S. Potential of clove of Syzygium aromaticum in development of a therapeutic agent for periodontal disease: A review. South African Dental Journal. 70. 3; 108-115, 2015
  • NEGISHI, Osamu; NEGISHI, Yukiko; OZAWA, Tetsuo. Effects of food materials on removal of Allium-specific volatile sulfur compounds. J Agric Food Chem. 50. 13; 3856-61, 2002
  • THOSAR, Nilima; et al. Antimicrobial efficacy of five essential oils against oral pathogens: An in vitro study. Eur J Dent. 7. Suppl 1; S71–S77, 2013.
  • CONFERENCE: IADR GENERAL SESSION 2010. Effects of Brazilian Propolis on Morning Halitosis and Oral Microbiota. 2010. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/266772421_Effects_of_Brazilian_Propolis_on_Morning_Halitosis_and_Oral_Microbiota>. Acesso em 23 Abr 2021
  • PEREIRA, Elizete Maria Rita; et al. Clinical Evidence of the Efficacy of a Mouthwash Containing Propolis for the Control of Plaque and Gingivitis: A Phase II Study. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 750249. 2011
  • VAN STEENBERGHE, D.; et al. Effect of different mouthrinses on morning breath. J Periodontol. 72. 9; 1183-91, 2001
  • LODHIA, Parth; et al. Effect of green tea on volatile sulfur compounds in mouth air. J Nutr Sci Vitaminol (Tokyo). 54. 1; 89-94, 2008
  • KOTHIWALE, Shaila V.; et al. A comparative study of antiplaque and antigingivitis effects of herbal mouthrinse containing tea tree oil, clove, and basil with commercially available essential oil mouthrinse. J Indian Soc Periodontol. 18. 3; 316–320, 2014
  • THOSAR, Nilima; et al. Antimicrobial efficacy of five essential oils against oral pathogens: An in vitro study. Eur J Dent. 7. 1; S71–S77, 2013
  • DAUQAN, Eqbal; ABDULLAH Aminah. Medicinal and Functional Values of Thyme (Thymus vulgaris L.) Herb. Journal of Applied Biology & Biotechnology . 5. 2; 17-22, 2017
  • DOBLER, Dorota; RUNKEL, Runkel; SCHMIDTS, Thomas. Effect of essential oils on oral halitosis treatment: a review. European Journal of Oral Sciences. 128. 6; 476-486, 2020
  • RYU, Seong-Yong; et al. The Anti-Bacterial Effect of Witch Hazel(Hamamelis virginiana) on Oral Pathogens. Journal of Oral Medicine and Pain. 33. 2; 159-166, 2008
  • TANABE, Shin-ichi; et al. Reduction of bacterial volatile sulfur compound production by licoricidin and licorisoflavan A from licorice. J Breath Res. 6. 1; 016006, 2012
  • AZAD, Mohammad Fallah; et al. Adjunctive use of essential oils following scaling and root planing -a randomized clinical trial. BMC Complement Altern Med . 2016 Jun 7;16:. 16. 171; 2016
Mais sobre este assunto:

Carregando
...