Tratamento caseiro para dor na coluna

Atualizado em janeiro 2021

O tratamento caseiro para dor nas costas envolvem repouso por cerca de 3 dias, uso de compressas quentes e exercícios de alongamento, pois assim é possível promover a diminuição da inflamação na coluna e, assim, aliviar a dor. Durante o período de recuperação, não é recomendada a realização de exercícios na academia e nem caminhada, pois pode haver piora da dor.

Caso não seja observada melhora dos sintomas com essas medidas, é importante que o médico seja consultado, pois assim é possível indicar a realização de exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética com o objetivo de identificar a causa da dor e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Mas de qualquer forma, antes da consulta, e para alívio da dor leve à moderada, o que se pode fazer em casa para aliviar a dor e o desconforto é:

1. Repouso

Imagem ilustrativa número 2

Para o repouso a pessoa deve deitar de barriga para cima, com os joelhos dobrados à 90º, mantendo as costas totalmente apoiadas na cama. Essa posição diminui a pressão sobre os discos intervertebrais e relaxa os músculos paravertebrais, localizados ao lado das vértebras da coluna. 

O repouso nessa posição deve ser mantido inicialmente, e não deve passar de 5-6 dias, mas mesmo assim não deve ser total, e pessoa pode se levantar para manter algum movimento ao longo do dia, porque a inatividade completa também é prejudicial à coluna, causando maiores transtornos. Se houver dificuldade para sentar, levantar e caminhar mesmo após o repouso, recomenda-se uma consulta médica. 

2. Compressa quente 

As bolsas térmicas de gel que são vendidas em farmácias e lojas de produtos ortopédicos são ótimas para relaxar os músculos, promovendo alívio da dor. A bolsa morna deve ser colocada na região dolorida durante 15-20 minutos, mas deve estar envolvida numa fralda ou papel toalha, para não queimar a pele. 

Mas também é possível fazer uma bolsa térmica em casa usando grãos secos, como arroz, linhaça ou sementes de abóbora, por exemplo. Basta colocar os grãos ou sementes, dentro de uma pequena fronha de travesseiro ou numa fralda, fechar bem e esquentar no micro-ondas sempre que precisar usar, durante 2-3 minutos. 

Veja como fazer essa compressa caseira, e mais dicas para aliviar a dor nas coluna neste vídeo:

Se houver alguma feridas nas costas que esteja avermelhada ou quente, esta compressa quente não deve ser usada porque pode agradar a inflamação, além disso também fica contraindicada em caso de febre.

3. Alongamento

Imagem ilustrativa número 3

Os exercícios de alongamento para coluna também são indicados porque auxiliam no combate a dor, melhoram a circulação sanguínea e promovem a elasticidade. Cada alongamento deve ser mantido por no mínimo 30 segundos, e deve ser repetido 2-3 vezes.

Para alongar é preciso: 

  • Deitar de barriga para cima, com os joelhos dobrados à 90 graus (a sola dos pés deve estar em contato com a cama);
  • Passar as mãos por trás da perna, segurando firmemente;
  • Puxar uma perna em direção ao tronco (tentando encostar a coxa no abdômen);
  • Manter essa posição parada, enquanto respira tranquilamente;
  • Deverá sentir as costas esticando um pouco, mas deve respeitar o limite da dor;
  • Fazer apenas o alongamento com uma perna de cada vez. 

Caso a pessoa sinta muita dor ou incômodo nessa posição, ou se simplesmente não for capaz de se manter nessa posição não deverá realizar este exercício, e marcar uma consulta médica. No caso de dor intensa e incapacitante este exercício é contraindicado e a compressa quente não deve trazer o alívio necessário, e por isso o tratamento deve ser orientado pelo médico ortopedista.

Quando usar remédios

Os remédios para dor na coluna só devem ser usados sob orientação médica, podendo ser recomendado o uso de pomadas anti-inflamatórias no local, devendo ser aplicado fazendo movimentos circulares até que a pele absorva completamente o produto. Emplastros também podem ser usados e normalmente trazem alívio da dor em pouco tempo, mas são mais indicados em caso de dor muscular, que pode surgir depois de fazer algum esforço físico. 

Nos casos de dor intensa ou incapacitante o médico pode receitar remédios anti-inflamatórios ou até mesmo corticoides para controlar os sintomas. Depois de avaliar o resultado dos exames como a ressonância magnética pode-se chegar a conclusão de que é necessário fazer fisioterapia, que traz alívio dos sintomas, devolve a mobilidade e a capacidade de realizar suas tarefas diárias, ou de ter que fazer cirurgia, para curar definitivamente uma hérnia de disco, por exemplo. Veja como deve ser a fisioterapia para dor na coluna.

Vídeos relacionados