Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para Dor na Coluna

O tratamento caseiro para lombalgia consiste em repouso, durante 2-3 dias, uso de compressas quentes e exercícios de alongamento.

No entanto, quando não existe melhora dos sintomas com estas medidas, é importante buscar ajuda médica para realizar exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética, para verificar se existe hérnia de disco, por exemplo. 

Mas de qualquer forma, antes da consulta, e para alívio da dor leve à moderada, o que se pode fazer em casa para aliviar a dor e o desconforto é:

1. Repouso 

Posição de repouso
Posição de repouso

Para o repouso a pessoa deve deitar de barriga para cima, com os joelhos dobrados à 90º, mantendo as costas totalmente apoiadas na cama. Essa posição diminui a pressão sobre os discos intervertebrais e relaxa os músculos paravertebrais, localizados ao lado das vértebras da coluna. 

O repouso nessa posição deve ser mantido inicialmente, e não deve passar de 5-6 dias, mas mesmo assim não deve ser total, e pessoa pode se levantar para manter algum movimento ao longo do dia, porque a inatividade completa também é prejudicial à coluna, causando maiores transtornos. Se houver dificuldade para sentar, levantar e caminhar mesmo após o repouso, recomenda-se uma consulta médica. 

2. Compressa quente 

As bolsas térmicas de gel que são vendidas em farmácias e lojas de produtos ortopédicos são ótimas para relaxar os músculos, promovendo alívio da dor. A bolsa morna deve ser colocada na região dolorida durante 15-20 minutos, mas deve estar envolvida numa fralda ou papel toalha, para não queimar a pele. 

Mas também é possível fazer uma bolsa térmica em casa usando grãos secos, como arroz, linhaça ou sementes de abóbora, por exemplo. Basta colocar os grãos ou sementes, dentro de uma pequena fronha de travesseiro ou numa fralda, fechar bem e esquentar no micro-ondas sempre que precisar usar, durante 2-3 minutos. 

Veja como fazer essa compressa caseira, e mais dicas para aliviar a dor nas coluna neste vídeo:

O que fazer para aliviar a dor nas costas

304 mil visualizações

Se houver alguma feridas nas costas que esteja avermelhada ou quente, esta compressa quente não deve ser usada porque pode agradar a inflamação, além disso também fica contraindicada em caso de febre.

3. Alongar a coluna 

Os exercícios de alongamento para coluna também são indicados porque auxiliam no combate a dor, melhoram a circulação sanguínea e promovem a elasticidade. Cada alongamento deve ser mantido por no mínimo 30 segundos, e deve ser repetido 2-3 vezes.

Para alongar é preciso: 

  • Deitar de barriga para cima, com os joelhos dobrados à 90 graus (a sola dos pés deve estar em contato com a cama);
  • Passar as mãos por trás da perna, segurando firmemente;
  • Puxar uma perna em direção ao tronco (tentando encostar a coxa no abdômen);
  • Manter essa posição parada, enquanto respira tranquilamente;
  • Deverá sentir as costas esticando um pouco, mas deve respeitar o limite da dor;
  • Faça apenas o alongamento com uma perna de cada vez. 
Alongamento para coluna
Alongamento para coluna

Se sentir muita dor ou incômodo nessa posição, ou se simplesmente não for capaz de se manter nessa posição não deverá realizar este exercício, e marcar uma consulta médica. No caso de dor intensa e incapacitante este exercício é contraindicado e a compressa quente não deve trazer o alívio necessário, e por isso o tratamento deve ser orientado pelo médico ortopedista. 

Quando usar remédios 

Os remédios só devem ser usados sob indicação médica, porque o uso exagerado de analgésicos como o paracetamol pode prejudicar o fígado. No entanto, existem pomadas anti-inflamatórias que se forma na farmácia ou drogaria, que podem ser usadas para realizar uma massagem no local da dor. Para usar deve-se aplicar cerca de 3-4 cm de pomada nas costas e fazer movimentos circulares até que a pele absorva completamente o produto. Emplastros também podem ser usados e normalmente trazem alívio da dor em pouco tempo, mas são mais indicados em caso de dor muscular, que pode surgir depois de fazer algum esforço físico. 

Nos casos de dor intensa ou incapacitante o médico pode receitar remédios anti-inflamatórios ou até mesmo corticoides para controlar os sintomas. Depois de avaliar o resultado dos exames como a ressonância magnética pode-se chegar a conclusão de que é necessário fazer fisioterapia, que traz alívio dos sintomas, devolve a mobilidade e a capacidade de realizar suas tarefas diárias, ou de ter que fazer cirurgia, para curar definitivamente uma hérnia de disco, por exemplo. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem