Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 dicas para eliminar a dor nas costas

A dor nas costas pode ser causada por cansaço, estresse ou devido a traumatismos e algumas medidas simples que aliviam a dor nas costas são descansar o suficiente e mobilizar os músculos para melhorar a circulação sanguínea, promovendo o bem-estar.

Confira 10 dicas simples para eliminar a dor nas costas que podem ser seguidas passo a passo.

1. Relaxe. Experimente ficar deitado de lado ou sentado de forma que as costas estejam totalmente encostadas na cadeira por alguns minutos, e evite ficar muito tempo na mesma posição, mesmo sendo sentado, deitado ou em pé. Ao ficar numa posição mais confortável, conseguimos respirar melhor e as fibras musculares se soltam, aliviando a dor nas costas.

2. Aqueça. Coloque uma compressa morna exatamente em cima da dor nas costas, deixando-a atuar por 20 minutos. Veja como fazer uma compressa em: Tratamento caseiro para dor muscular.

3. Massageie. Tome um banho morno e deixe o jato de água morna cair bem forte exatamente na região onde sente dor nas costas e faça uma auto massagem com suas próprias mãos e um pouquinho de creme ou de óleo nas costas, com movimentos de moderada intensidade insistindo mais onde houver maior dor. Outras opções são receber uma massagem de um profissional ou sentar-se numa cadeira massageadora.

Colocar uma compressa morna nas costasColocar uma compressa morna nas costas
Deixar o jato de água cair nas costasDeixar o jato de água cair nas costas
Dormir com a postura corretaDormir com a postura correta

4.Tome um remédio. Se a dor nas costas for muito intensa, tome um relaxante muscular, um analgésico ou coloque um adesivo Salompas na região, com orientação médica;

5. Descanse. Durma deitado de lado, com a cabeça bem apoiada num travesseiro não muito fofo por pelo menos 8 horas;

6. Emagreça. Uma das causas da dor nas costas é o excesso de peso que sobrecarrega as articulações e por isso fazer uma dieta desintoxicante para eliminar toxinas e o excesso de líquidos pode ser uma boa estratégia para começar, mas fazer uma reeducação alimentar confere resultados a longo prazo, mas duradouros.

7. Acalme-se. Coloque 2 gotas de óleo essencial de lavanda ou macela no travesseiro, pois isto acalma e favorece o sono.

8. Alongue. Faça alongamento para as costas como mostram as imagens abaixo, mas evite esforços e fazer exercícios como musculação ou dança. Veja também: 6 exercícios de alongamento para Dor nas Costas.

10 dicas para eliminar a dor nas costas
10 dicas para eliminar a dor nas costas

9. Proteja-se. Evitar quedas é sempre uma boa forma de auxiliar a recuperação da dor nas costas. Para os idosos pode-se recorrer a bengalas e ter alguns cuidados dentro de casa, como retirar os tapetes, para que ele não caia.

10. Melhore sua postura. Passar o dia na postura correta evita a dor nas costas e também ajuda a atenuar a dor nas costas quando ela já se instalou. Veja alguns exercícios para melhorar a postura e 6 dicas para manter a boa postura sentado.

Ao seguir estas recomendações a dor nas costas deverá aliviar, mas se ela se tornar constante isto pode ser sinal de fraqueza muscular e por isso praticar algum tipo de atividade física pode ser necessário. Como muitas vezes a dor nas costas é causada por más posturas, fazer algumas sessões de reeducação postural com um fisioterapeuta especializado pode ser de grande ajuda. No entanto, se a dor não passar leia: O que fazer quando a dor nas costas não passa.

Assista o vídeo para saber outras dicas para aliviar a dor nas costas:

Como evitar o retorno da dor nas costas

Algumas formas de evitar que a dor nas costas volte são:

  1. Manter a boa postura sentado para distribuir bem o peso do corpo;
  2. Praticar exercícios pelo menos 3 vezes por semana para que os músculos fiquem fortes e alongados. Veja Como a atividade física pode aliviar a dor nas costas;
  3. Emagrecer se estiver acima do peso ideal para evitar a sobrecarga das articulações da coluna;
  4. Dormir com um travesseiro baixo, se dormir de lado e se dormir de barriga para cima, não use travesseiro;
  5. Não carregue muito peso, como mochilas e pastas pesadas por mais de 10 minutos por dia e evite o stress.

Ao seguir estas orientações as chances do indivíduo desenvolver uma dor nas costas serão diminuídas consideravelmente.

Quando ir no médico

É aconselhado ir no médico se a dor nas costas permanecerem mesmo seguindo as orientações acima citadas. Na consulta deve-se dizer ao médico todos os sintomas, a quanto tempo eles estão presente e em que situações eles se intensificam.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...