Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Guia Completo da TPM para Homens

A TPM é um problema comum nas mulheres, que faz com que muitos homens tenham dificuldade em entender e acompanhar todas as mudanças que ocorrem durante o período que antecede a menstruação. A tensão pré-menstrual consiste num conjunto de sintomas físico e psicológicos, que podem surgir na mulher 1 a 2 semanas antes da menstruação, e que deixam a mulher irritada, de mau humor, inchada, nervosa, cansada e ansiosa. 

Assim, como é comum este termo causar alguma confusão no universo masculino, aqui ficam algumas das dúvidas mais comuns: 

1. O que é a TPM?

A TPM, também conhecida por tensão pré-menstrual consiste num conjunto de sintomas físico e psicológicos, que podem surgir na mulher 1 a 2 semanas antes da menstruação. 

Guia Completo da TPM para Homens

Os sintomas psicológicos podem incluir irritabilidade, mau humor, angústia, vontade inexplicável de chorar, maior sensibilidade emocional, nervosismo e ansiedade. Por outro lado, os sintomas físicos geralmente incluem dor de cabeça ou enxaqueca, flatulência, cansaço, insônia, inchaço abdominal, diarreia, prisão de ventre, seios inchados e doloridos, aumento de peso, inchaço nas pernas, tonturas, podendo também por vezes surgir acne ou oleosidade na pele. 

2. Toda a mulher tem TPM? 

Nem toda a mulher sofre com TPM, porém sabe-se que quase 40 % das mulheres são afetadas por este problema. Os sintomas que surgem dependem muito de mulher para mulher, podendo ser muito evidentes em algumas ou muito discretos em outras. 

3. TPM é psicológico? 

A TPM não é apenas psicológica e não é frescura. A tensão pré-menstrual está relacionada com a elevação do estrogênio e queda da progesterona, sendo por isso provocada por um desequilíbrio hormonal entre estes hormônios. Este desiquilíbrio acaba afetando o sistema nervoso, provocando os sintomas psicológicos e físicos, descritos anteriormente. 

O que acontece é que estes sintomas não são sempre iguais, podendo afetar cada mulher de forma diferente, funcionando um pouco como “um efeito colateral de um remédio”, que nunca se sabe se vai ou não aparecer. 

4. TPM tem tratamento? 

Não existe nenhum tratamento específico e definido para a TPM, mas alguns estudos indicam que a prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada pobre em açúcar, sal, café e bebidas alcoólicas, podem ajudar a diminuir a intensidade dos sintomas. Além disso, o anticoncepcional com hormônios e medicamentos antidepressivos como como Fluoxetina, Paroxetina ou Sertralina também podem ser recomendados pelo médico para ajudar a diminuir a intensidade dos sintomas.

Além destas opções, existem também alguns remédios caseiros que podem ser bastante eficazes no controle dos sintomas, como é o caso da vitamina de banana com leite de soja por exemplo. Veja como preparar em 3 Remédios caseiros para TPM - Tensão Pré Menstrual.

5. O que posso fazer para ajudar? 

Durante a TPM o mais importante é ter paciência e compreender que muitas das reações durante esse período estão a ser influenciadas por uma “onda” de hormônios. 

Guia Completo da TPM para Homens

Assim, algumas dicas para os homens, para ajudar a mulher durante esse período incluem: 

  • Seja paciente; 
  • Seja um bom ouvinte, ouvindo com atenção as lamentações mesmo que lhe pareçam irrelevantes e sem sentido; 
  • Adie conversas importantes durante este período e evite brigas; 
  • Prepare suco de maracujá, chá de camomila ou de valeriana, pois são plantas medicinais com propriedades calmantes que ajudam no controle da ansiedade, nervosismo e angustia; 
  • Use óleo essencial de Alfazema, usando um queimador para dispersar o óleo ou pingando 2 ou 3 gotas no travesseiro, pois é uma planta medicinal com propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas. Saiba mais sobre essa planta em Para que Servem as Flores de Alfazema (/alfazema/)
  • Se puder, ofereça pequenos presentes ou faça pequenos agrados, como preparar um jantar romântico ou oferecer uma caixa de chocolate meio amargo. 

Além disso, é aconselhado iniciar a prevenção 10 dias antes do período menstrual, e é recomendado que tenha sempre em casa alimentos doces e ricos em fibras como pera, ameixa e mamão, que podem ajudar a mulher a controlar o desejo de comer doces. 

6. Quanto tempo dura?

A TPM dura geralmente entre 5 a 10 dias, pois ela surge geralmente 1 a 2 semanas antes da menstruação, desaparecendo quando a menstruação e desaparece no primeiro dia da menstruação, no primeiro dia do ciclo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...