Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aliviar os principais sintomas da TPM

Os sintomas da TPM podem ser aliviados por meio de algumas mudanças nos hábitos de vida, como prática de atividades físicas de forma regular, alimentação saudável e adequada e atividades que promovam a sensação de bem estar e relaxamento. No entanto, nos casos em que os sintomas não melhoram com essas práticas, o ginecologista pode indicar o uso de alguns medicamentos, sendo indicado principalmente os anticoncepcionais.

A TPM é uma situação que está presente em boa parte das mulheres e que causa sintomas bastante desconfortáveis e que podem influenciar diretamente a qualidade de vida da mulher, podendo haver variações do humor, cólicas, dor de cabeça, inchaço e fome excessiva, por exemplo. Saiba como identificar os sintomas de TPM.

Como aliviar os principais sintomas da TPM

1. Irritação

É comum que as mulheres na TPM fiquem mais irritadas, o que acontece devido às alterações hormonais comuns desse período. Assim, uma das formas de aliviar a irritação é por meio do consumo de chás e sucos com propriedades calmantes e ansiolíticas, como o suco de maracujá ou os chás de camomila, valeriana ou de erva de São João.

Dessa forma, para que tenha o efeito desejado é recomendado beber o sudo de maracujá diariamente ou um dos chás no final do dia ou antes de dormir, pelo menos 10 dias antes da menstruação. Confira outras opções de remédios caseiros que ajudam a acalmar.

2. Fome excessiva

Algumas mulheres relatam também que sentem mais fome durante a TPM e, por isso, uma forma de diminuir a fome excessiva é dando preferência a alimentos que são ricos em fibras, pois aumentam a sensação de saciedade e, consequentemente, a vontade de comer.

Assim, alguns dos alimentos que podem ser consumidos nos dias que antecedem a menstruação são pera, ameixa, mamão, aveia, verduras e grãos integrais. Conheça outros alimentos ricos em fibras.

3. Cólica menstrual

Para aliviar a cólica menstrual na TPM, uma ótima dica é comer 50 g de sementes de abóbora todos os dias, pois estas sementes são ricas em magnésio, diminuindo a contração muscular e, consequentemente, a cólica menstrual. Outra dica é beber o chá de agnocasto, pois ele tem ação anti-inflamatória, antiespasmódica e reguladora hormonal.

Além disso, beber chá de camomila ou de açafrão da índia diariamente durante todo o mês, assim como, comer feijão preto também ajuda a aliviar os sintomas da TPM, porque estes alimentos contêm substâncias reguladoras do ciclo hormonal.

Confira mais dicas no vídeo a seguir para aliviar as cólicas menstruais:

4. Mau humor

Assim como a irritação, o mau humor pode também estar presente na TPM devido às alterações hormonais. Uma das formas de aliviar esse sintomas é por meio de estratégias que promovam a produção e liberação de serotonina no organismo, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.

Dessa forma, para aumentar a produção de serotonina, a mulher pode praticar atividade física de forma regular e ter uma alimentação rica no aminoácido triptofano, que é o precursor da serotonina e que pode ser encontrado em ovos, nozes e vegetais, por exemplo. Além disso, comer 1 bombom de chocolate meio amargo 1 vez ao dia também pode ajudar a aumentar os níveis de serotonina. Veja outras formas de aumentar a serotonina.

5. Dor de cabeça

Para aliviar a dor de cabeça que pode surgir na TPM, o mais recomendado é que a mulher relaxe e descanse, pois assim é possível que a dor diminua de intensidade. Além disso, outra forma que ajuda a aliviar a dor de cabeça na TPM é a massagem na cabeça, que consiste em pressionar o local da dor e realizar movimentos circulares. Veja como fazer a massagem para dor de cabeça.

6. Ansiedade

Para diminuir a ansiedade na TPM, é recomendado investir em atividades que ajudem a relaxar e acalmar, podendo também ser consumido o chá de camomila ou de valeriana, já que possuem propriedades calmantes.

Para fazer o chá de camomila, deve-se colocar 1 colher de sopa de flores secas de camomila em 1 xícara de água fervente, deixar repousar durante 5 minutos e beber cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

O chá de valeriana pode ser feito colocando 2 colheres de chá de raiz picada de valeriana em 350 ml de água fervente, deixando repousar durante 10 minutos, filtrando depois e bebendo cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

7. Inchaço

O inchaço é uma situação que pode acontecer durante a TPM e que pode incomodar várias mulheres. Para aliviar esse sintoma, a mulher pode dar preferência a alimentos diuréticos, como melão e melancia, por exemplo, além de também ser interessante o consumo de chás com propriedades diuréticas, como o chá de arenária, por exemplo.

Para fazer esse chá basta colocar 25 g de folhas de arenária em 500 ml de água, deixando ferver por cerca de 3 minutos, depois repousar por 10 minutos, coar e beber cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Além disso, para diminuir o inchaço é interessante a mulher praticar atividade física de forma regular ou fazer massagens de drenagem linfática, por exemplo, já que também ajudam a combater o inchaço.

Veja mais dicas do que fazer para aliviar os sintomas da TPM:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem