Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como combater os 6 principais sintomas de TPM

Para acabar com a TPM é aconselhado incluir soluções como tomar a pílula anticoncepcional prescrita pelo ginecologista normalmente, mas além disso existem algumas estratégias como a alimentação, a prática de exercícios físicos e estratégias que aumentam o bem-estar.

Veja o que você pode fazer para combater os principais sintomas da TPM:  

1. Como aliviar a Irritação 

Para aliviar a irritação na TPM, o suco de maracujá, assim como, o chá de camomila, valeriana ou erva de São João são ótimas opções, pois têm propriedades calmantes e ansiolíticas. Para isso, basta beber o suco de maracujá diariamente e beber um dos chás ao final do dia ou antes de dormir também todos os dias, 10 dias antes da menstruação.

Calmantes naturaisCalmantes naturais
Alimentos ricos em fibrasAlimentos ricos em fibras

2. Como diminuir a Fome

A pera, a ameixa, o mamão e a aveia são alimentos doces, mas saudáveis, ricos em fibras que aumentam a sensação de saciedade, diminuindo o apetite e, por isso, devem ser consumidos nos dias que antecedem a menstruação.

3. Como aliviar o Mau Humor 

Para aliviar o mau humor na TPM, uma boa solução é comer 1 bombom de chocolate meio amargo 1 vez por dia, pois o chocolate ajuda a libertar serotonina, que é um hormônio responsável pelo bem estar.

4. Como aliviar a Cólica Menstrual 

Para aliviar a cólica menstrual na TPM, uma ótima dica é comer 50 g de sementes de abóbora todos os dias, pois estas sementes são ricas em magnésio, diminuindo a contração muscular e, consequentemente, a cólica menstrual. Outra dica é beber o chá de agnocasto, pois ele tem ação anti-inflamatória, antiespasmódica e reguladora hormonal.

Chocolate para aumentar a SerotoninaChocolate para aumentar a Serotonina
Sementes de abobóra diminuem as cólicasSementes de abobóra diminuem as cólicas

Além disso, beber chá de camomila ou de açafrão da índia diariamente durante todo o mês, assim como, comer feijão preto também ajuda a aliviar os sintomas da TPM, porque estes alimentos contêm substâncias reguladoras do ciclo hormonal.

Saiba o que mais pode fazer para aliviar os sintomas da TPM:

5. Como diminuir a Ansiedade

Para diminuir a ansiedade na TPM, o chá de camomila ou o chá de valeriana são boas opções, pois tanto a camomila como a valeriana são duas plantas medicinais com propriedades calmantes.

Para fazer o chá de camomila, deve-se colocar 1 colher de sopa de flores secas de camomila em 1 xícara de água fervente, deixar repousar durante 5 minutos e beber cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

O chá de valeriana pode ser feito colocando 2 colheres de chá de raiz picada de valeriana em 350 ml de água fervente, deixando repousar durante 10 minutos, filtrando depois e bebendo cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

6. Como diminuir o Inchaço

Para diminuir o inchaço da TPM, a mulher pode comer cerca de 2 fatias de melão ou melancia por dia, pois estas frutas são diuréticas, diminuindo o inchaço.

Outra opção é o chá de arenária, pois esta planta medicinal também possui propriedade diurética. Para o fazer basta colocar 25 g de folhas de arenária em 500 ml de água, deixando ferver por cerca de 3 minutos, depois repousar por 10 minutos, coar e beber cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Confira nosso Guia Completo da TPM para Homens. Aqui indicamos tudo o que o homem precisa saber sobre o que acontece com a mulher todos os meses. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...