Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e tratar a TPM masculina

A TPM masculina existe, e pode ser conhecida como síndrome do homem irritável ou síndrome da irritação masculina. Os profissionais que defendem a existência desta síndrome, afirmam que ela é causada pela queda súbita dos níveis de testosterona no organismo, que influenciam diretamente no humor.

Esta alteração da quantidade de testosterona não tem período certo para acontecer, mas é influenciada por situações de estresse e ansiedade, como acontece em casos de doenças, preocupações ou estresse pós traumático, por exemplo.

Esta síndrome causa mudanças no humor de alguns homens, gerando sintomas como irritabilidade, agressividade e emotividade. Entretanto, a TPM masculina é diferente da TPM feminina, pois não está associada a alterações hormonais mensais, como no ciclo menstrual, e por isto, pode acontecer a qualquer dia do mês.

Como identificar e tratar a TPM masculina

Saiba se é TPM masculina

Para saber se é síndrome do homem irritável, os seguintes sintomas podem estar presentes:

  1. Mau-humor;
  2. Agressividade;
  3. Impaciência;
  4. Melancolia;
  5. Emotividade;
  6. Tensão;
  7. Desânimo ou tristeza;
  8. Estresse em casa ou no trabalho; 
  9. Sensação de estar sobrecarregado;
  10. Ciúmes excessivos;
  11. Diminuição do desejo sexual. 

Se 6 ou mais destes sintomas estiverem presentes, é possível que se trate da síndrome do homem irritável e, para confirmar, o médico pode indicar um exame de sangue para medir a quantidade de testosterona.

Entretanto, é importante diferenciar esta síndrome de outras doenças mais prováveis da mente, como ansiedade generalizada, e distimia, por exemplo, e, para isso, é necessária uma consulta com o médico clínico geral ou um psiquiatra, que irá fazer perguntas e avaliações psicológicas adicionais para o diagnóstico. 

Além disso, se estes sintomas duram há mais que 14 dias, e se afetam significativamente a vida da pessoa, pode se tratar de depressão, e havendo suspeita desta doença, também deve-se procurar um clinico geral ou psiquiatra para diagnóstico e tratamento com medicamentos antidepressivos e indicação de psicoterapia. 

Quais as causas 

A causa da síndrome do homem irritável é a redução súbita dos níveis de testosterona, que pode acontecer a qualquer momento, mas geralmente provocada por fatores emocionais e estresse, portanto, o tratamento é feito com a reposição deste hormônio, por um endocrinologista, além de psicoterapia para controlar a ansiedade e agressividade.

Estas alterações hormonais podem acontecer mais facilmente em alguns períodos da vida dos homens, como na adolescência, na meia idade e na idade avançada. Entretanto, a síndrome do homem irritável também não deve ser confundida com a andropausa, que é um redução contínua dos níveis de testosterona que acontece em alguns homens idosos. Entenda melhor o que é e quais os sintomas da andropausa.

O que fazer

Quando confirmada tratamento desta síndrome deve ser feito com o endocrinologista ou urologista, que poderá indicar a reposição da testosterona através de comprimidos ou injeções. Além disto, é recomendada a realização de psicoterapia, para ajudar no controle dos sintomas. 

Além disto, também existem formas naturais para aumentar a testosterona, como alimentos ricos e zinco, vitamina A e D, fazer atividades físicas e dormir bem. Veja outros exemplos de como aumentar a testosterona naturalmente

Mais sobre este assunto:


Carregando
...