A TPM masculina, também conhecida como síndrome do homem irritável ou síndrome da irritação masculina, é uma situação em que os níveis de testosterona no homem diminuem, influenciando diretamente no humor. Essa alteração da quantidade de testosterona não tem período certo para acontecer, mas é influenciada por situações de estresse e ansiedade, como acontece em casos de doenças, preocupações ou estresse pós traumático, por exemplo.
Esta síndrome causa mudanças no humor de alguns homens, gerando sintomas como irritabilidade, agressividade e emotividade. Entretanto, a TPM masculina é diferente da TPM feminina, pois não está associada a alterações hormonais mensais, como no ciclo menstrual, e por isto, pode acontecer a qualquer dia do mês.

Sintomas de TPM masculina
Os sintomas da TPM masculina podem ser percebidos quando há variações nos níveis de testosterona, podendo haver:
- Mau humor;
- Agressividade;
- Impaciência;
- Melancolia;
- Emotividade;
- Tensão;
- Desânimo ou tristeza;
- Estresse em casa ou no trabalho;
- Sensação de estar sobrecarregado;
- Ciúmes excessivos;
- Diminuição do desejo sexual.
Se 6 ou mais destes sintomas estiverem presentes, é possível que se trate da síndrome do homem irritável e, para confirmar, o médico pode indicar um exame de sangue para medir a quantidade de testosterona.
Entretanto, é importante diferenciar esta síndrome de outras doenças mais prováveis, como ansiedade generalizada ou distimia, por exemplo, e, para isso, é necessária uma consulta com o médico clínico geral ou um psiquiatra, que irá fazer perguntas e avaliações psicológicas adicionais para o diagnóstico.
Além disso, se estes sintomas duram há mais que 14 dias, e se afetam significativamente a vida da pessoa, pode se tratar de depressão, e havendo suspeita desta doença, também deve-se procurar um psiquiatra para diagnóstico e tratamento com medicamentos antidepressivos e indicação de psicoterapia. Saiba como identificar a depressão.
Principal causa
A principal causa associada com a TPM masculina é a diminuição súbita dos níveis de testosterona, que pode acontecer a qualquer momento, mas que geralmente é provocada por fatores emocionais e estresse.
Estas alterações hormonais podem acontecer mais facilmente em alguns períodos da vida dos homens, como na adolescência, na meia idade e na idade avançada. Entretanto, a TPM masculina também não deve ser confundida com a andropausa, que é um redução contínua dos níveis de testosterona que acontece em alguns homens idosos. Entenda melhor o que é e quais os sintomas da andropausa.
O que fazer
Quando confirmada, o tratamento desta síndrome deve ser feito com o endocrinologista ou urologista, que poderá indicar a reposição da testosterona através de comprimidos, géis ou injeções. Além disso, é recomendada a realização de psicoterapia, para ajudar no controle dos sintomas.
Além disto, também existem formas naturais que ajudam a aumentar a testosterona, como alimentos ricos e zinco, vitamina A e D, fazer atividades físicas e dormir bem. Confira algumas dicas para aumentar a testosterona naturalmente.
Veja também uma receita para aumentar a testosterona no vídeo a seguir: