Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais Doenças relacionadas à Tireoide

A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, que é responsável por regular o metabolismo do corpo, estando relacionada ao funcionamento do coração, cérebro, fígado e rins. Além disso, a tireoide também influencia o crescimento, o ciclo menstrual, fertilidade, peso e estado emocional.

Seu controle é feito pela hipófise, localizada no cérebro e secreta os hormônios T3 e T4 na corrente sanguínea.

Os exames que podem indicar alterações na tireoide são T3, T4, TSH, ultrassonografia e biópsia que podem ser pedidos pelo endocrinologista quando há suspeita de alterações no funcionamento da glândula ou durante o pré-natal, por exemplo. Veja como fazer o autoexame da tireoide clicando aqui.

Principais Doenças relacionadas à Tireoide

8 Doenças comuns da Tireoide

O mal funcionamento da tireoide pode acontecer devido a doenças como por exemplo Hipertireoidismo, Hipotireoidismo, Câncer de tireoide, e Tireoidite, um tipo de inflamação na glândula. Saiba como cada uma delas se manifesta e seus tratamentos.

1. Hipertireoidismo ou Hipotireoidismo

No hipertireoidismo há um aumento da produção de hormônios T3 e T4 e diminuição de TSH, enquanto que no hipotireoidismo há uma diminuição destes hormônios.

Sintomas de HipertireoidismoSintomas de Hipotireoidismo
Aumento da frequência cardíacaImpotência sexual
Nervosismo, gitação, inquietaçãoLentidão física e mentalmente
Insônia ou dificuldades para dormirIndisposição
EmagrecimentoInchaço corporal, excesso de peso
Aumento da sensação de calor, pele avermelhada, face rosadaPele fria, pálida
Instabilidade emocionalPrisão de ventre
DiarreiaIntolerância ao frio

O hipertireoidismo pode ser causado pela toma de hormônios, câncer nos ovários ou tireoidite, e o hipotireoidismo pode ser causado por radiação na cabeça ou pescoço, tratamento para hipertireoidismo, retirada de parte da tireoide ou inflamação da tireoide.

2. Tireoidite - Inflamação da tireoide

Pode acontecer devido a alguma infecção aguda ou crônica ou devido a uma doença autoimune. Algumas doenças que podem causar esta inflamação são infecção viral pelo coxsackievirus, adenovírus e os vírus da caxumba e do sarampo. Os sintomas podem ser semelhantes aos do hipotireoidismo, e incluem febre e calafrios.

3. Tireoidite de Hashimoto

É uma doença autoimune que gera anticorpos antitireoglobulina, antiperoxidade tireoidiana e tem ação dos linfócitos T. Nesta doença a tiroide aumenta de tamanho, sem causar nenhuma dor, crescendo dos dois lados e podem estar presentes os sintomas de hipotireoidismo. Veja o tratamento clicando aqui.

4. Tireoidite Pós-parto

Pode acontecer até 12 meses após o nascimento do bebê, sendo mais comum nas mulheres com diabetes tipo 1, que tenham familiares com doenças auto-imunes afetado a tireoide. Esta alteração nem sempre precisa de tratamento porque a função da tireoide pode voltar ao normal em 6 a 12 meses. 

5. Bócio

Pode ser causado pela falta de iodo ou inflamação da tireoide e leva ao aumento da tireoide, em algumas pessoas também pode causar tosse. Seu tratamento consiste na toma de iodo e para prevenção desta doença todo sal no Brasil é iodado. Veja um bom remédio caseiro para bócio.

6. Doença de Graves

Tem como sintomas olhos salientes, inflamação e inchaço, devido ao acúmulo de gordura e de tecido conjuntivo por trás dos olhos, podendo surgir também visão dupla e dificuldade para fechar os olhos. Veja todos os sintomas dessa doença aqui.

7. Nódulo na tireoide

Nem sempre a causa do aparecimento de um cisto ou nódulo na tireoide é descoberta. Ele pode se apresentar através de um caroço na parte anterior do pescoço, que não causa dor, mas que pode ser visto quando a pessoa engole os alimentos, por exemplo.

Ele pode ser identificado através da palpação e da ultrassonografia, e por vezes o médico pode pedir uma biópsia para saber se ele é benigno ou maligno. Nódulos grandes, com mais de 3cm devem ser retirados mesmo que sejam benignos e caso seja maligno, o médico pode retirar toda a tireoide para evitar que o câncer se espalhe pelo corpo. Veja mais detalhes clicando aqui.

8. Câncer de tireoide

Quando é descoberto deve-se realizar exames para saber se outras parte do corpo foram afetadas. Geralmente o tratamento é feito com a retirada da tireoide através de uma cirurgia, que pode retirar também os gânglios linfáticos mais próximos, na região do pescoço, para evitar que a doença se espalhe. A seguir deve-se tomar hormônios sintéticos por toda a vida. Veja 7 sintomas que podem indicar câncer de tireoide.

Assista no vídeo a seguir como a alimentação pode ajudar a prevenir e tratar as doenças tireoidianas:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...