Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 sintomas que podem indicar câncer de tireóide

O câncer de tireoide é um tipo de tumor que na maior parte das vezes tem cura quando seu tratamento é iniciado muito precocemente, sendo por isso importante estar atento a sintomas que possam indicar o desenvolvimento do câncer, especialmente:

  1. Nódulo ou caroço no pescoço, que normalmente cresce rapidamente;
  2. Inchaço no pescoço devido a aumento das ínguas;
  3. Dor na parte da frente da garganta que pode irradiar para os ouvidos;
  4. Rouquidão ou outras alterações da voz;
  5. Dificuldade para respirar, como se tivesse algo preso na garganta;
  6. Tosse constante que não acompanha um resfriado ou gripe;
  7. Dificuldade para engolir ou sensação de algo preso na garganta.

Embora este tipo de câncer seja mais comum a partir dos 45 anos de idade, sempre que surgir algum destes sintomas é recomendado consultar um endocrinologista para fazer exames de diagnóstico, identificar se existe algum problema na tireoide e iniciar o tratamento adequado.

No entanto, estes sintomas também podem indicar outros problemas menos graves como hipertireoidismo, hipotireoidismo ou apenas nódulos na tireoide, que normalmente são benignos e não apresentam qualquer perigo para a saúde.

Veja ainda quais os sinais que podem indicar outras alterações na tireoide: Sintomas de tireoide.

Estrutura da TiroideEstrutura da Tiroide

Como diagnosticar o câncer de tireoide

Para diagnosticar o câncer de tireoide é aconselhado ir no endocrinologista para observar o pescoço do individuo e identificar alterações como inchaço ou dor, por exemplo, que possam indicar câncer. No entanto, também é importante realizar um exame de sangue para verificar as quantidades dos hormônios TSH, T3 e T4, que quando estão alterados podem indicar alterações na tireoide.

Além disso, pode ainda ser necessário fazer uma ultrassonografia da glândula tireoide ou uma biópsia para retirada de uma pequena amostra do tecido e confirmar a presença de células malignas na glândula.

Quais os tipos de câncer de tireoide

Existem diferentes tipos de câncer da tireoide que variam de acordo com o tipo de células que são afetadas. No entanto os mais comuns incluem:

  • Carcinoma papilífero: é o tipo mais comum de câncer de tireoide e que, normalmente, se desenvolve muito lentamente, sendo o tipo mais fácil de tratar;
  • Carcinoma folicular: é um tipo de câncer da tireoide menos frequente que o papilífero e que se pode espalhar para outros órgãos ou ossos;
  • Carcinoma de Células de Hürthle: é o tipo de câncer de tireoide mais difícil de ser detectado e, por isso, é muitas vezes identificado numa fase mais avançada, sendo mais difícil de tratar.

Em qualquer um destes tipos de câncer, a taxa de sobrevivência é muito elevada, embora possa diminuir para metade quando o câncer é diagnosticado numa fase muito avançada.

Como tratar o câncer de tireoide

O tratamento para o câncer de tireoide depende do tamanho do tumor e, as principais opções de tratamento para pessoas com câncer de tireoide, incluem a cirurgia, iodoterapia e hormonioterapia. Em alguns casos, pode ser indicado quimioterapia e radioterapia e todos os tipos de tratamento são sempre indicadas pelo médico.

A cirurgia, conhecida por tireoidectomia, consiste em retirar parte da tireoide ou toda a glândula e no caso dos gânglios do pescoço estarem afetados, é preciso ainda fazer a sua retirada através de um esvaziamento cervical. Após a cirurgia é possível que se tenha que realizar uma traqueostomia, que é um buraquinho na traqueia, para conseguir respirar sem dificuldade. Saiba como a cirurgia é feita em: Cirurgia de tireoide.

Alguns casos devem ainda ser tratados com o iodo radioativo através de uma injeção na veia ou realizando a reposição dos hormônios através de comprimidos em altas doses para manter os níveis do TSH reduzidos e, assim impedir que esse hormônio estimule o crescimento de células tumorais da tireoide.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...