Os sintomas parecidos com candidíase são corrimento vaginal, coceira intensa, ardor ou queimação na vagina, vermelhidão vaginal ou dor ou desconforto durante o contato íntimo.
No entanto, esses sintomas também podem ser causados por outras condições de saúde, como vaginose bacteriana, vaginite, alergias ou infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia, gonorreia ou tricomoníase, por exemplo.
Leia também: Candidíase: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/candidiasePor isso, se uma pessoa apresentar algum destes sintomas é necessário consultar o ginecologista ou urologista que poderá indicar a realização de alguns exames para confirmar o tipo de doença e recomendar o tratamento mais adequado.
7 sintomas parecidos com candidíase
Os principais sintomas que podem ser confundidos com candidíase são:
1. Corrimento vaginal
O corrimento vaginal é um sintoma muito comum da candidíase, sendo esbranquiçado e grumoso, com aspecto de leite coalhado e, normalmente, sem cheiro, mas pode ter um cheiro semelhante ao fermento.
No entanto, o corrimento vaginal branco ou acinzentado também pode ser causado por vaginose bacteriana, porém tem um odor forte semelhante a peixe podre, ou vaginose citolítica. Saiba identificar os sintomas de vaginose bacteriana.
Além disso, algumas infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia ou clamídia, também podem causar esse tipo de corrimento vaginal, mas com aspecto semelhante a pus.
2. Coceira na vagina
A coceira vaginal intensa também é um sintoma muito comum da candidíase, causado pela irritação da mucosa da vagina e vulva pelo fungo Candida albicans.
Porém, a coceira vaginal também pode ser causada por alergias a produtos íntimos ou látex da camisinha, além de vaginose bacteriana ou líquen plano, por exemplo.
Além disso, infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como tricomoníase, verrugas vaginais ou herpes genital, também podem provocar coceira na vagina.
Leia também: Coceira na vagina: 12 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/coceira-na-vagina3. Ardor ou queimação
A sensação de ardor ou queimação na vagina é outro sintoma comum da candidíase devido a irritação da mucosa vaginal e a uma resposta do sistema imunológico que aumenta a sensibilidade da região íntima.
Esse sintoma também pode ocorrer em infecções sexualmente transmissíveis, como tricomoníase, gonorreia, herpes genital ou clamídia.
Outras causas do ardor ou queimação na vagina são assaduras, vaginite atrófica, lúpus ou síndrome de Sjögren, por exemplo. Veja todas as causas de ardor ou queimação na vagina.
Leia também: IST's na mulher: 11 sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-dst-na-mulher4. Dor ou ardência ao urinar
A presença de dor ou ardência ao urinar (disúria) é um sintoma muito comum na candidíase, devido a inflamação nas mucosas da vagina e vulva.
Porém, se essa dor for acompanhada da necessidade de ir ao banheiro muito frequentemente ou se a dor começar a aparecer na parte inferior da barriga pode ser sinal de infecção urinária. Confira outros sintomas de infecção urinária e como tratar.
Além disso, a dor ou ardência ao urinar também pode ser causada por gonorreia, herpes genital, alergias ou vaginite, por exemplo.
Leia também: Ardência ao urinar: 10 causas comuns (e como tratar) tuasaude.com/ardencia-ao-urinar5. Dor ou desconforto no contato íntimo
A dor ou o desconforto durante o contato íntimo, conhecido como dispareunia, pode ser um sintoma da candidíase devido à irritação provocada pelo fungo Candida albicans.
No entanto, esse desconforto também pode ser causado por falta de lubrificação durante o contato íntimo, menopausa, alterações hormonais pós parto e na amamentação ou vulvodinia. Conheça mais sobre a vulvodinia.
Infecções sexualmente transmissíveis, como herpes genital, gonorreia, clamídia, tricomoníase ou doença inflamatória pélvica (DIP), também podem provocar dor ou desconforto no contato íntimo.
Leia também: Dor na relação: 16 causas (e o que fazer) tuasaude.com/o-que-pode-ser-e-como-tratar-a-dor-durante-a-relacao-sexual6. Vermelhidão vaginal
A inflamação na mucosa vaginal, chamada vulvovaginite, causada pela Candida albicans pode provocar vermelhidão e inchaço na vagina e/ou vulva, sendo também um sintoma comum da candidíase.
Além da candidíase, a vermelhidão e inchaço na região genital também podem surgir devido a alergias a cremes, óleos ou látex da camisinha, além de alterações hormonais ou líquen escleroso.
Algumas infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia ou tricomoníase também podem causar vermelhidão e inchaço vaginal, e estar acompanhada de outros sintomas como corrimento vaginal, ardor ou queimação na região íntima, por exemplo.
Leia também: Vulvovaginite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/vulvovaginite7. Fissura na região íntima
A fissura na região íntima ou pequenas rachaduras ou lesões pode ser um sintoma da candidíase, causado principalmente pelo ato de coçar a região íntima e inflamação no local.
No entanto, também pode ser causada por contato íntimo vigoroso ou sem lubrificação, alergias, psoríase, dermatite atópica, líquen escleroso ou síndrome de Sjögren, por exemplo.
A fissura vaginal também pode ser provocada por menopausa, pós parto, amamentação, líquen vulvar ou vaginose bacteriana.
Leia também: Fissura vaginal: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/fissura-vaginalJá em homens, além da candidíase peniana, a fissura na glande do pênis ou no prepúcio, pode ser causada por fimose ou ressecamento da pele, por exemplo.
Como confirmar a candidíase
Para confirmar se é candidíase, deve-se consultar o ginecologista para avaliação dos sintomas e realização do exame ginecológico.
Marque uma consulta com o ginecologista na região mais próxima de você:
Normalmente, não são necessários exames complementares para confirmar o diagnóstico da candidíase, no entanto, se o médico suspeitar de infecções sexualmente transmissíveis, podem ser solicitados exames laboratoriais.
O tratamento da candidíase normalmente é feito com antifúngicos na forma de pomadas, óvulos vaginais ou comprimidos orais.
Leia também: Tratamento para candidíase: remédios e opções caseiras tuasaude.com/tratamento-para-candidiaseTeste de sintomas
Para saber a chance de estar com candidíase vaginal, selecione no teste a seguir os sintomas apresentados:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substitui a consulta com o ginecologista.