Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que causa tuberculose intestinal e como tratar

A tuberculose intestinal é a infecção do intestino pelo bacilo da tuberculose, que pode ser transmitido através de gotículas de saliva de pessoas que têm esta doença, ou por comer e beber carne ou leite de animais contaminados. 

Esta infecção é mais comum em pessoas que estão com a imunidade muito enfraquecida, como pessoas com AIDS, por exemplo e acontece, geralmente, quando a pessoa também está com a tuberculose pulmonar e engole a as secreções com o bacilo. Por isso, o tratamento é feito da mesma forma que a tuberculose pulmonar, com antibióticos durante 6 a 9 meses. 

O que causa tuberculose intestinal e como tratar

Principais sintomas

A tuberculose intestinal causa sintomas na região do abdômen e intestino, que começam leves e pioram com o tempo. Os principais são:

  • Dor na barriga persistente;
  • Diarreia;
  • Sangramento nas fezes;
  • Inchaço ou presença de caroço palpável na barriga;
  • Febre baixa;
  • Falta de apetite e perda de peso;
  • Suores noturnos.

Estes sintomas são causados por feridas que a doença causa na parede do intestino, e que são muito semelhantes às causadas pela doença de Crohn ou câncer, e, por isto, pode ser difícil diferenciar estas doenças.

Como se transmite

O bacilo que causa a tuberculose é transmitido pelo ar, e na maioria das vezes, causa infecção nos pulmões. Entretanto, ele pode alcançar o intestino, quando a pessoa com tuberculose pulmonar engole suas secreções, ou quando se ingere carne ou leite não pasteurizado de vaca contaminada por tuberculose bovina, principalmente em pessoas com a imunidade muito enfraquecida, como acontece em pessoas com AIDS, por exemplo.

Para confirmar o contágio e diagnosticar esta doença, é feita uma colonoscopia com biópsia das lesões, que é enviada ao laboratório para análise de forma a identificar o bacilo da tuberculose.

Como é feito o tratamento

A tuberculose intestinal tem cura, e o tratamento é feito da mesma forma que na tuberculose pulmonar, com o seguinte esquema de antibióticos, prescritos pelo infectologista:

  • Isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol, em comprimido, por 2 meses;
  • Em seguida, isoniazida, rifampicina por 4 a 7 meses.

Em pessoas que não iniciam logo o tratamento a infecção pode se estender a camadas mais profundas do intestino, atingindo outros órgãos do abdômen e a circulação, o que pode causar obstrução do intestino, hemorragia e fístulas, que pode causar risco de morte. 

Além disto, no período do tratamento é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ter uma boa alimentação, rica em frutas, legumes e vegetais, para ajudar o organismo no combate à doença. Confira dicas de alimentos para fortalecer a imunidade

Mais sobre este assunto:
Carregando
...