Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Novo medicamento para o tratamento da Tuberculose

O novo medicamento para o tratamento da tuberculose tem na sua composição quatro antibióticos utilizados no tratamento desta infecção, chamados de Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol.

Apesar de já ser produzido no Brasil desde 2014 pelo instituto Farmanguinhos/Fiocruz, em 2018 este medicamento passou a ser disponibilizado gratuitamente pelo SUS. Uma das facilidades do tratamento é a possibilidade de tomar 4 antibióticos em apenas um comprimido..

Este remédio pode ser utilizado nos esquemas de tratamento da tuberculose pulmonar e extrapulmonar, com duração de vários meses, devendo ser orientado pelo pneumologista ou infectologista, a depender de cada caso. Saiba mais detalhes sobre o tratamento para a tuberculose.

Novo medicamento para o tratamento da Tuberculose

Como funciona 

O remédio para o tratamento da tuberculose tem na sua composição uma associação das seguintes substâncias:

  • Rifampicina;
  • Isoniazida;
  • Pirazinamida;
  • Etambutol.

Estes antibióticos agem para combater e eliminar a bactéria que provoca a tuberculose, a Mycobacterium tuberculosis.

A associação da Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol, geralmente, só é necessária nos 2 primeiros meses do tratamento. No entanto, o tratamento pode variar de acordo com a gravidade da doença, se já se realizou tratamento antes, e de acordo com a idade e as condições de saúde da pessoa. 

Confira também quais os cuidados que se deve ter após o tratamento, para evitar uma recidiva.

Como tomar

O medicamento para a tuberculose deve ser tomado todos os dias, em dose única, com um pouco de água, de preferência 30 minutos antes ou 2 horas após a refeição, de acordo com a orientação do médico. 

A quantidade de comprimidos utilizada em cada dose irá variar de acordo com o peso do paciente, e também é indicada pelo médico:

Peso corporal Dose
20 - 35 kg2 comprimidos ao dia
36 - 50 kg3 comprimidos ao dia
Acima de 50 kg4 comprimidos ao dia

Para crianças com peso entre 21 e 30 kg, a dose diária recomendada é de 2 comprimidos em dose única. Crianças e adolescentes com menos de 20 kg não devem tomar este medicamento.

Caso ocorra o esquecimento da dose, a pessoa deve tomar os comprimidos esquecidos assim que se lembrar, a não ser que esteja perto de tomar a próxima dose. Nesses casos, deve-se pular a dose perdida. É necessário tomar o medicamente regularmente e nunca parar o tratamento por conta própria, pois pode ocorrer resistência ao medicamento.

Possíveis efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com este medicamento são neuropatia periférica, diarreia, dor abdominal, náusea, anorexia, vômitos, elevação transitória das transaminases séricas, aumento do ácido úrico, especialmente em pacientes com gota, coloração avermelhada dos fluidos e secreções corporais, dor nas articulações, vermelhidão, coceira e erupção na pele, alterações visuais e distúrbios do ciclo menstrual.

Quem não deve usar

Este medicamento não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, pessoas com doença de fígado ou histórico de icterícia e mudanças nos níveis sanguíneos das enzimas hepáticas causadas por medicamentos antituberculosos no passado.

Além disso, também não deve ser usado em pessoas com perda de visão por causa de desordem do nervo óptico. Caso o médico assim entenda, este medicamento pode ser usado em mulheres grávidas.

O médico deve ser informado acerca de qualquer medicamento que a pessoa esteja a tomar.  Este medicamento pode reduzir a eficácia da pílula anticoncepcional

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem