A síndrome de Savant é uma alteração psíquica rara em que a pessoa possui incríveis talentos e habilidades, que geralmente estão relacionados com a memória, cálculo ou artes. No entanto, possui também graves défices no campo da comunicação, tendo grande dificuldade para se expressar e/ou entender o que lhe dizem.
Esta síndrome é conhecida também como "síndrome do sábio" e os primeiros sinais podem ser identificados logo nos primeiros anos de vida da criança.
A síndrome de Savant não tem cura, mas o tratamento ajuda melhorar as capacidade de comunicação e compreensão, promovendo melhores relações interpessoais e aumentando a qualidade de vida.

Principais características
As características da síndrome de Savant podem ser identificadas no dia a dia, sendo possível notar uma ou mais habilidades acima da média:
- Memorização: é a capacidade mais comum nestes casos, sendo comum a memorização de horários, listas telefônicas e até dicionários completos;
- Cálculo: são capazes de fazer cálculos matemáticos complexos em poucos segundos, sem utilizar papel ou qualquer aparelho eletrônico;
- Habilidade musical: são capazes de reproduzir uma peça musical inteira após a ouvirem apenas uma vez;
- Habilidade artística: apresentam excelente capacidade para desenhar, pintar ou fazer esculturas complexas;
- Linguagem: conseguem compreender e falar mais do que uma língua, existindo casos em que desenvolvem até 15 línguas diferentes.
A pessoa pode desenvolver apenas uma destas capacidades ou várias, sendo que as mais comuns são as relacionadas com memorização cálculo e habilidade musical. Apesar dessas habilidades, a pessoa com a síndrome de Savant não consegue comunicar-se com muita clareza, podendo ter dificuldade para falar e/ ou entender o que lhes é dito.
A síndrome de Savant acontece com mais frequência em pessoas que possuem o transtorno de espectro autista, no entanto nem todas as pessoas com esse transtorno desenvolvem essa síndrome. Além disso, na maioria dos casos de autismo, a pessoa não consegue fazer contato visual e possuem quociente de inteligência (QI) mais baixo, o que é não é observado na síndrome de Savant, em que o QI costuma ser superior a 50. Conheça mais sobre o autismo.
Como é feito o tratamento
Atualmente não há um tratamento estabelecido para a síndrome de Savant, no entanto é normalmente proposta a realização de terapia ocupacional para estimular as habilidades excepcionais de cada pessoa, bem como para melhorar sua capacidade de comunicação e compreensão.
A assistência dos pais e/ou das pessoas mais próximas é essencial para o tratamento, já que é a principal rede de apoio da criança, podendo até ser necessária uma educação especializada.