Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser dormência nos dedos das mãos

Julho 2019

A dormência nos dedos é um sintoma que pode ocorrer em algumas pessoas que sofrem de doenças, como fibromialgia, neuropatia periférica ou síndrome do túnel do carpo, por exemplo. Além disso, e alguns casos, pode ocorrer como efeito colateral de tratamentos com determinados remédios, sendo muito importante reportar essa situação ao médico.

As causas mais comuns que podem estar na origem da dormência dos dedos são:

O que pode ser dormência nos dedos das mãos

1. Síndrome do túnel do carpo

A Síndrome do túnel do carpo é uma das causas mais comuns de dormência nos dedos das mãos. Esta doença surge devido a uma compressão do nervo mediano que passa pelo punho e enerva a palma da mão, causando sintomas como dormência e sensação de agulhas no polegar, indicador ou dedo médio, que geralmente se agravam durante a noite.

Esta síndrome pode ser tratada com o uso de remédios anti-inflamatórios, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. Saiba mais sobre o tratamento.

2. Polineuropatia periférica

Esta doença surge devido a danos nos nervos periféricos, responsáveis por conduzir a informação do cérebro e da medula espinhal até ao resto do corpo, levando ao surgimento de sintomas, como fraqueza, dor e dormência nos membros, mais acentuadamente nos pés e nas mãos.

As causas que podem levar ao surgimento da polineuropatia diabética são a diabetes, doenças autoimunes, infecções ou exposição a substâncias tóxicas, por exemplo. O tratamento consiste, geralmente, na administração de anti-inflamatórios, antidepressivos ou anticonvulsivantes, por exemplo. Saiba mais sobre o tratamento e como identificar os principais sintomas.

3. Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que não tem cura e ainda não se sabe ao certo a sua origem. Ela caracteriza-se por uma dor intensa por todo o corpo, dificuldade para dormir, cansaço frequente, dor de cabeça e tonturas, rigidez muscular e dormência das mãos e dos pés.

O tratamento pode ser feitos com remédios analgésicos e antidepressivos, fisioterapia, exercício físico, acupunctura e suplementação. Veja mais sobre o tratamento pra a fibromialgia.

4. Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença auto-imune que leva à degradação da mielina que reveste os neurônios, comprometendo o funcionamento do sistema nervoso e levando ao surgimento de sintomas como falta de força nos membros, dificuldade para caminhar e coordenar os movimentos e dormências nos membros. Saiba mais sobre esta doença e como identificar os sintomas.

O tratamento da esclerose múltipla é feito com medicamentos que podem evitar a progressão da doença e sessões de fisioterapia.

5. Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença auto-imune que não tem cura e que provoca sintomas como dor, vermelhidão e inchaço nas articulações afetadas, rigidez, dificuldade para movimentar as articulações e dormência nos dedos. Saiba mais sobre esta doença e como identificá-la.

O tratamento para artrite reumatoide geralmente é iniciado com remédios anti-inflamatórios, injeções de corticoides e remédios imunossupressores. Além disso, o médico também pode recomendar realização de fisioterapia.

6. Medicamentos

Alguns remédios usados no tratamento de câncer podem causar dormência nos dedos, como efeito colateral. Se este sintoma se tornar muito incômodo para a pessoa, deve-se falar com o médico, para saber se é possível substituir a medicação.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem