Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se é síndrome de Asperger

A síndrome de Asperger é uma condição psiquiátrica semelhante ao autismo, que se manifesta desde a infância e provoca alterações na forma de se relacionar e de se comunicar com os outros.

A intensidade dos sintomas pode variar, estando mais aparente em algumas pessoas. Entretanto, em casos mais leves, é possível não se notar a presença dos sintomas por muitos anos antes de ser feito o diagnóstico. 

Como saber se é síndrome de Asperger

Assim, para saber se uma pessoa tem síndrome de Asperger, é necessária a consulta com um psiquiatra infantil, que irá avaliar a presença dos principais sinais e sintomas, que são: 

1. Dificuldade para se relacionar com outras pessoas

As crianças e adultos com esta síndrome não vêem a necessidade ou o interesse em se relacionar com outras pessoas, além de não terem empatia, e por isto, não se preocupam com os sentimentos ou as necessidades de outras pessoas. 

2. Dificuldade para se comunicar

As pessoas com a síndrome de Asperger não conseguem compreender o significado de alterações do tom da voz, de expressões faciais, gestos corporais, ironias ou sarcasmo, portanto só conseguem entender o que foi dito de forma literal.

Assim, também apresentam dificuldades para expressar aquilo que pensam ou sentem, não compartilhando interesses ou aquilo que pensa com outras pessoas, além evitarem manter contato com os olhos de outra pessoa.

3. Não compreender as regras

É comum que, na presença desta síndrome, as pessoas não consigam aceitar um senso comum ou respeitar regras como esperar a vez na fila, esperar a vez de falar, coordenadas para a realização de um trabalho em grupo, por exemplo. Isto faz com que a interação social destas pessoas seja cada vez mais difícil.  

4. Nenhum atraso na linguagem ou desenvolvimento

As crianças com esta síndrome têm um desenvolvimento normal, assim como período de aprender a falar, escrever ou pensar, tendo, em muitos casos uma inteligência acima da média. 

5. Comportamentos rotineiros

As pessoas com esta síndrome necessitam de uma rotina muito bem estruturada, pois, do contrário, ficam muito confusos. Modificações na ordem ou nos horários para atividades ou compromissos não são bem aceitas, pois as mudanças não são bem-vindas. 

6. Interesses específicos e intensos 

É comum que estas pessoas mantenham o foco por muito tempo em determinadas atividades, e fiquem entretidos com a mesma coisa, como um assunto ou objeto, por exemplo, por muito tempo. 

Como saber se é síndrome de Asperger

7. Pouca paciência

É comum que tenham muita impaciência e dificuldade para entender a necessidade dos outros, sendo, muitas vezes, considerado rude. Além disto, é comum que não gostem de conversar com pessoas da sua idade, pois preferem um discurso mais formal e com muita profundidade em um tema específico.

8. Descoordenação motora

Pode haver uma descoordenação dos movimentos, que costumam ser desengoçados e desajeitados. É comum que as crianças come sta síndrome fiquem com uma postura corporal incomum ou estranha.

9. Descontrole emocional

Na síndrome de Asperger, há dificuldade em compreender as sensações, e quando estão sobrecarregados emocionalmente podem ter dificuldade em regular as reações, podendo ficar aborrecidos e teimosos.

10. Hipersensibilidade ao estímulos

Há maior sensibilidade aos estímulos, como luzes, sons e texturas, o que pode animar ou irritar a pessoa de uma forma exagerada.

Como é feito o diagnóstico

Para diagnosticar a síndrome de Asperger, os pais devem levar a criança à consulta com psiquiatra infantil assim que os sinais forem notados, de forma que uma avaliação física e psicológica da criança podem ajudar a confirmar esta doença. 

Quando mais precoce for feito o diagnóstico e iniciadas as intervenções para tratamento da criança, melhor pode ser a sua adaptação ao ambiente e qualidade de vida. Saiba como é feito o tratamento para Síndrome de Asperger

Mais sobre este assunto:


Carregando
...