Umami: o que é, alimentos com sabor umami e como sentir

Umami é uma palavra japonesa que significa "saboroso" e é considerado como sendo o quinto sabor. O sabor umami está presente em alimentos ricos em aminoácidos, principalmente aqueles que contém glutamato e nucleotídeos, como carnes, frutos do mar, queijo, tomate e cebola.

O umami realça o sabor das comidas, mantém este sabor por mais tempo na boca e estimula a produção de saliva, o que aumenta a interação do alimentos com as papilas gustativas e promove a sensação de prazer ao comer.

O sabor umami é sentido após a percepção dos sabores doce e ácido. Normalmente a indústria alimentícia e de fast foods adiciona um intensificador de sabor, o glutamato monossódico, para realçar o sabor umami dos alimentos, tornando-os mais agradáveis e viciantes. Conheça mais sobre o glutamato monossódico.

Umami: o que é, alimentos com sabor umami e como sentir

Alimentos com sabor umami

Os alimentos que têm sabor umami são aqueles ricos em aminoácidos e nucleotídeos, especialmente os que têm as substâncias glutamato, inosinato e guanilato, como por exemplo:

  • Alimentos ricos em proteína: carne, frango, ovos e frutos do mar;
  • Vegetais: cenoura, ervilha, milho, tomate maduro, tomate seco, batata, cebola, nozes, aspargo, repolho, espinafre, alho e soja;
  • Queijos fortes, como parmesão, cheddar e emental;
  • Produtos industrializados: molho shoyu, sopas prontas, comida pronta congelada, tempero em cubos, macarrão instantâneo, fast food.

Para aprender a sentir mais o gosto umami, deve-se estar atento, por exemplo, ao final do sabor de um tomate bem maduro. Inicialmente aparece gosto ácido e amargo do tomate, e em seguida vem o sabor umami. O mesmo procedimento pode ser feito com o queijo parmesão.

Receita de macarronada para sentir o sabor umami

Umami: o que é, alimentos com sabor umami e como sentir

A macarronada é o prato perfeito para sentir o sabor umami, pois ela é rica em alimentos que trazem esse sabor: carne, molho de tomate e queijo parmesão.

Ingredientes:

  • 1 cebola picada;
  • Salsa, alho, pimenta e sal a gosto;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • Molho ou extrato de tomate a gosto;
  • 2 tomates picados;
  • 500 g de macarrão;
  • 500 g de carne moída;
  • 3 colheres de sopa de parmesão ralado.

Modo de preparo:

Colocar o macarrão para cozinhar em água fervente. Refogar a cebola e o alho no azeite até dourar. Adicionar a carne moída e deixar cozinhar por alguns minutos, adicionando os temperos a gosto (salsa, pimenta e sal).

Adicionar o molho de tomate e os tomates picados, deixando cozinhar por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo com a panela semi tampada ou até a carne cozinhar. Misturar o molho com o macarrão e adicionar o parmesão ralado por cima. Servir quente.

Como a indústria usa o umami

A indústria de alimentos adiciona um realçador de sabor chamado glutamato monossódico para deixar os alimentos mais gostosos e viciantes. Essa substância artificial simula o sabor umami presente nos alimentos naturais e aumenta a sensação de prazer sentida ao se alimentar.

Assim, ao consumir um hambúrguer de fast food, por exemplo, esse aditivo realça a experiência boa da comida, fazendo com que o consumir se apaixone por aquele sabor e consuma mais esses produtos. No entanto, o consumo exagerado de produtos industrializados ricos em glutamato monossódico, como hambúrguer, comida congelada, sopas prontas, macarrão instantâneo e cubos de temperos está ligado ao aumento de peso e obesidade.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Equipe Tua Saúde - em Março de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Março de 2021.

Bibliografia

  • UMAMI INFORMATION CENTER. Umami Basics. Disponível em: <https://www.umamiinfo.com/what/whatisumami/#cont03_area>. Acesso em 10 Nov 2020
  • Kurihara Kenzo. Umami the Fifth Basic Taste: History of Studies on Receptor Mechanisms and Role as a Food Flavor. BioMed Research International. 1-10, 2015
Mais sobre este assunto: