Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em Ácido Glutâmico

Os alimentos ricos em ácido glutâmico são principalmente os alimentos ricos em proteína como ovo e leite, por exemplo.

O ácido glutâmico é o responsável pelo sabor umami dos alimentos e por isso o sal do ácido glutâmico, chamado de glutamato monossódico, é muito utilizado na indústria alimentar como aditivo para realçar o sabor dos alimentos mais é conhecido por ajinomoto.

O ácido glutâmico é um aminoácido que o organismo consegue produzir e está na origem de outras substâncias como glutamina, glutamato, prolina, ácido gama-aminobutírico (GABA) e ornitina. A glutamina é um aminoácido que fica rapidamente disponível quando é necessária para a formação do músculo, por isso ajuda a manter e aumentar a formação de massa muscular e é frequentemente utilizada como suplemento nutricional por quem quer ganhar massa muscular. Para saber mais sobre glutamina veja: Alimentos ricos em glutamina.

Alimentos ricos em Ácido GlutâmicoAlimentos ricos em Ácido Glutâmico
Outros alimentos ricos em Ácido GlutâmicoOutros alimentos ricos em Ácido Glutâmico

Lista de alimentos ricos em Ácido Glutâmico

Os principais alimentos ricos em ácido glutâmico são ovo, leite, queijo, peixe, iogurte e carne mas outros alimentos também têm esse aminoácido como:

  • Abóbora, agrião, mandioca, alho, alface, batata inglesa, aspargo, brócolis, beterraba, berinjela, cenoura, quiabo, vagem;
  • Castanha-de-caju, castanha-do-pará, amêndoas, amendoim;
  • Aveia;
  • Feijão, ervilha;

O ácido glutâmico presente nos alimentos é absorvido no intestino delgado mas como o organismo consegue produzir este aminoácido o seu consumo através dos alimentos não tem grande necessidade.

Para que serve o ácido glutâmico

O ácido glutâmico serve para aumentar a função cerebral e atividade mental melhorando a memória e é utilizado pelas células de defesa no organismo o que fortalece o sistema imunológico

Além disso o ácido glutâmico ajuda a desintoxicar o cérebro porque infiltra-se em pequenas quantidades no cérebro e ajuda a eliminar a amônia que é uma substância tóxica.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...