Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em Leucina

A leucina é um aminoácido encontrado em alimentos como queijo, ovo ou peixe. 

A leucina serve para aumentar a massa muscular e pode ser utilizada como suplemento alimentar, tanto para quem pratica exercício físico e quer ganhar massa muscular, como por idosos para melhorar a mobilidade física, diminuindo a velocidade da atrofia muscular própria da idade.

Os suplemento de leucina é facilmente encontrado em lojas de produtos naturas ou farmácia de manipulação, mas apesar disso, é possível ingerir leucina adotando uma dieta variada e rica em alimentos fontes de leucina.

Alimentos ricos em LeucinaAlimentos ricos em Leucina
Outros alimentos ricos em LeucinaOutros alimentos ricos em Leucina

Lista de alimentos ricos em Leucina

Os principais alimentos ricos em leucina são carne, peixe, ovo, leite e derivados porque são alimentos ricos em proteínas, mas outros alimentos também têm este aminoácido presente, como:

Alimentos ricos em leucinaEnergia em 100 g
Amendoim577 calorias
Castanha-de-caju609 calorias
Castanha-do-pará699 calorias
Avelã633 calorias
Pepino15 calorias
Tomate20 calorias
Berinjela19 calorias
Repolho25 calorias
Quiabo39 calorias
Espinafre22 calorias
Feijão360 calorias
Ervilhas100 calorias

A leucina é um aminoácido essencial para o organismo e, por isso, é importante consumir os alimentos ricos em leucina para ter as quantidades necessárias deste aminoácido.

A dose diária recomendada de leucina por dia é de 2,9 g em um indivíduo saudável de 70 kg, por exemplo.

Para que serve a Leucina

A leucina serve para ajudar na manutenção da massa muscular, baixar os níveis de açúcar no sangue, aumentar as defesas do organismo e ajudar na cicatrização de ossos fraturados.

Antes e após qualquer cirurgia, deve-se ingerir alimentos com alto teor deste aminoácido para ajudar na cicatrização e recuperação.

Suplemento de Leucina

O suplemento de leucina pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias ou em sites da internet e se encontra na forma de pó ou cápsulas.

Para tomar leucina, o indicado são aproximadamente 1 a 5 g de leucina em pó, 10 a 15 minutos antes das refeições principais, como almoço e jantar ou antes do exercício. Antes de tomar qualquer suplemento é importante o aconselhamento com um profissional de saúde, como o nutricionista, para saber qual a dosagem e a forma de tomar adequada considerando o estado de saúde individual.

Apesar de existir suplemento de leucina, geralmente, os suplementos alimentares apresentam leucina, isoleucina e valina em conjunto porque esses aminoácidos são os BCAA que constituem 35% da musculatura e são indispensáveis para a manutenção e crescimento dos músculos, sendo mais eficaz o suplemento com os 3 aminoácidos do que apenas com um deles.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...