6 remédios para retenção de liquido (e opções naturais)

Atualizado em março 2024

Alguns remédios para retenção de líquidos, como a furosemida, a espironolactona ou a hidroclorotiazida, tem ação diurética que ajudam a aumentar a eliminação de água pela urina, reduzindo o inchaço nas pernas, pés, mãos, braços ou rosto, por exemplo.

Esses remédios normalmente são indicados nos casos de retenção de líquido causada por problemas de saúde, como pressão alta, insuficiência venosa, doenças nos rins ou fígado, sendo também recomendado reduzir o consumo de sal na alimentação e praticar atividades físicas regularmente, para ajudar a reduzir o inchaço.

Leia também: Retenção de líquido: o que é, sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/retencao-de-liquido

O tratamento para retenção de líquidos deve ser feito com indicação do cardiologista, nefrologista ou hepatologista, que pode indicar o melhor remédio, com doses individualizadas e de acordo com a condição a ser tratada.

Imagem ilustrativa número 1

6 remédios para retenção de liquidos

Os principais remédios para retenção de líquidos são:

1. Furosemida

A furosemida é um remédio normalmente indicado para o tratamento da pressão alta, mas também pode ser usado para tratar o inchaço causado por problemas cardíacos, renais, hepáticos ou queimaduras graves.

Esse remédio age em uma parte específica dos rins, chamada alça de Henle, aumentando a eliminação de sódio, água e cloro pelos rins, que são eliminados na urina, reduzindo a retenção de líquidos e o inchaço.

A furosemida pode ser fornecida gratuitamente pelo SUS, ou comprada em farmácias ou drogarias como genérico ou com o nome comercial Lasix. Saiba como usar a furosemida corretamente.

Leia também: Remédio para pressão alta: 10 tipos mais usados tuasaude.com/remedios-para-pressao-alta

2. Espironolactona

A espironolactona é um remédio para retenção de líquidos indicado nos casos de inchaço causado por acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen, chamado ascite, devido a insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática ou síndrome nefrótica, ou inchaço de causa desconhecida.

Esse remédio é um diurético poupador de potássio podendo ser indicado para pessoas que tem um risco aumentado de ter baixo potássio no sangue, e para o tratamento da pressão alta.

A espironolactona pode ser encontrada em farmácias ou drogarias com os nomes Aldactone ou Diacqua, sendo também fornecido pelo SUS. Veja como tomar a espironolactona

Leia também: Diuréticos: o que são, tipos e quando não usar tuasaude.com/como-funcionam-os-diureticos

3. Hidroclorotiazida

A hidroclorotiazida é outro diurético que pode ser indicado pelo médico para retenção de líquidos causada por problemas de saúde, como insuficiência cardíaca congestiva, cirrose no fígado, síndrome nefrótica, glomerulonefrite aguda ou doença renal crônica.

Além disso, esse remédio pode ser indicado para reduzir o inchaço causado pelo uso de remédios corticoides ou estrogênio. Veja outras indicações da hidroclorotiazida e como tomar.

A hidroclorotiazida age aumentando a eliminação de sal e água pela urina, podendo ser sendo fornecido gratuitamente pelo SUS ou pode ser comprado em farmácias ou drogarias com os nomes Clorana, Clorus ou Diurix. 

4. Clortalidona

A clortalidona é um remédio diurético para retenção de líquidos causada por insuficiência venosa periférica crônica quando a prática de exercícios físicos regulares não foram suficientes para reduzir o inchaço.

Esse remédio também pode ser indicado para o inchaço causado por cirrose hepática ou síndrome nefrótica, por exemplo. Entenda o que é a síndrome nefrótica.

A clortalidona pode ser encontrada na forma de comprimidos, como genérico, e deve ser usada somente com indicação médica.

Leia também: 5 remédios diuréticos para desinchar (e como usar) tuasaude.com/remedios-diureticos

5. Levotiroxina

A levotiroxina é um remédio indicado para o tratamento do hipotireoidismo pois repõe os hormônios da tireoide, que quando tem seus níveis baixos pode causar retenção de líquidos e outros sintomas como aumento do peso, cansaço ou pele seca.

Esse remédio deve ser usado com indicação do endocrinologista sendo encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, podendo também ser fornecido gratuitamente pelo SUS. Saiba como tomar a levotiroxina.

6. Diosmina e hesperidina

A diosmina e hesperidina é um remédio indicado para a retenção de líquidos causada por insuficiência venosa crônica, ajudando a aliviar o inchaço nas pernas, e outros sintomas, como sensação de peso ou dor nas pernas.

Esse remédio age diminuindo a dilatação e aumentando o tônus dos vasos sanguíneos, melhorando a microcirculação, aumentando a drenagem linfática e o número de vasos linfáticos funcionais e, assim, promove uma maior eliminação de líquidos.

A diosmina e hesperidina pode ser encontrada com os nomes comerciais Daflon, Diosmin, Venaflon, Flavenos, Perivasc, Velunid ou Flavonid, por exemplo, e deve ser usada com indicação do cardiologista ou angiologista.

Leia também: 11 formas naturais de tratar as pernas inchadas tuasaude.com/remedio-caseiro-para-pernas-inchadas

Remédios naturais para retenção de líquidos

Os remédios naturais para retenção de líquidos, como o chá de cavalinha ou o chá de salsinha, possuem ação diurética, que ajudam a eliminar o inchaço, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico. Veja outras opções e como preparar os chás diuréticos.

Além disso, outras formas naturais para acabar com a retenção de líquidos são evitar consumir sal em excesso, praticar atividades físicas regularmente e aumentar o consumo de água, por exemplo.

Leia também: 5 formas para acabar com a retenção de líquido e desinchar tuasaude.com/retencao-de-liquidos-o-que-fazer

É importante também fazer uma alimentação equilibrada, nutritiva e saudável, incluindo alimentos com propriedades diuréticas, como pepino, chuchu, melão ou melancia, pois são ricos em água, que ajuda a aumentar a produção de urina e a reduzir a retenção de líquidos. Confira a lista completa de alimentos diuréticos.

Vídeos relacionados