Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais causas de retenção de líquido e como saber se é

A retenção de líquido corresponde ao acúmulo anormal de líquidos dentro dos tecidos do organismo, sendo mais frequente em mulheres durante a menstruação ou a gravidez. Apesar de normalmente não representar risco para a saúde, a retenção de líquidos pode ser bastante desconfortável para a pessoa, já que é muitas vezes notada por meio do inchaço que pode surgir no rosto, pernas e costas.

No entanto, a ocorrência da retenção de líquido pode ser um sinal de doença e, por isso, é importante que a pessoa consulte o clínico geral para que sejam feitos exames e seja identificada a causa da retenção, sendo indicado o tratamento específico.

Principais causas de retenção de líquido e como saber se é

Como saber se é retenção de líquidos

A retenção de líquido pode ser percebida por meio do inchaço de uma ou mais partes do corpo, sendo mais frequente de acontecer no rosto, barriga, pernas, braços e costas. Além disso, é comum que na retenção de líquido exista diminuição da quantidade de urina produzida e liberada por dia.

Uma forma de saber que é retenção de líquido é pressionando o local que está inchado por cerca de 30 segundos, caso a região fique marcada é indicativo de que há o acúmulo de líquidos no local. A retenção de líquidos é muito frequente nas mulheres durante a menstruação e é percebida por meio do aumento do volume abdominal. No entanto à medida que o ciclo menstrual passa, a mulher elimina o excesso de líquidos acumulados naturalmente.

Principais causas

Apesar de ser comum de acontecer durante o período menstrual e a gravidez, a retenção de líquidos pode acontecer devido a outros fatores como:

  • Alimentação rica em sal;
  • Diminuição da quantidade de líquidos consumidos diariamente;
  • Permanecer muito tempo parado na mesma posição;
  • Uso de alguns medicamentos, incluindo os anticoncepcionais;
  • Períodos de grande variação hormonal;
  • Problemas nos rins;
  • Doenças do fígado;
  • Problemas cardíacos;
  • Alterações no funcionamento da tireoide.

No caso da retenção de líquidos ser acompanhada por outros sintomas como alteração dos batimentos cardíacos, queda de cabelo e fraqueza excessiva, por exemplo, é importante consultar o médico para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento.

Retenção de líquido na gravidez

A retenção de líquido na gravidez é um sintoma normal, pois durante a gestação existe um aumento de produção do hormônio relaxina que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e levando ao inchaço nas pernas e tornozelos, principalmente.

Isso acontece porque quando o sangue chega nas pernas não consegue retornar ao coração com tanta facilidade, estimulando o acúmulo de líquidos no espaço entre as células, o que dá origem ao inchaço.

Assim, para evitar a retenção de líquido na gravidez a mulher deve descansar bastante durante o dia, fazer exercícios regulares com as pernas e elevar as pernas durante a noite.

O que fazer

Para evitar a retenção de líquidos é importante que a pessoa adote alguns hábitos como beber pelo menos 2 litros de água por dia, praticar atividade física de forma regular, diminuir a quantidade de sal consumido no dia a dia, elevar as pernas no final do dia e evitar ficar muito tempo em pé ou sentado. Saiba o que fazer para acabar com a retenção de líquidos.

Além disso, uma forma de favorecer a eliminação do líquido acumulado é através da realização de drenagem linfática, que é um tipo de massagem que promove a condução dos líquidos acumulados para os vasos linfáticos, ajudando a desinchar.

Confira outras dicas para combater a retenção de líquidos no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem