A retenção de líquido corresponde ao acúmulo anormal de líquidos dentro dos tecidos do organismo, sendo mais frequente em mulheres durante a menstruação ou a gravidez. Apesar de normalmente não representar risco para a saúde, a retenção de líquidos pode ser bastante desconfortável para a pessoa, já que é muitas vezes notada por meio do inchaço que pode surgir no rosto, pernas e costas.
No entanto, a ocorrência da retenção de líquido pode ser um sinal de doença e, por isso, é importante que a pessoa consulte o clínico geral para que sejam feitos exames e seja identificada a causa da retenção, sendo indicado o tratamento específico.

Como saber se é retenção de líquidos
A retenção de líquido pode ser percebida por meio do inchaço de uma ou mais partes do corpo, sendo mais frequente de acontecer no rosto, barriga, pernas, braços e costas. Além disso, é comum que na retenção de líquido exista diminuição da quantidade de urina produzida e liberada por dia.
Uma forma de saber que é retenção de líquido é pressionando o local que está inchado por cerca de 30 segundos, caso a região fique marcada é indicativo de que há o acúmulo de líquidos no local. A retenção de líquidos é muito frequente nas mulheres durante a menstruação e é percebida por meio do aumento do volume abdominal. No entanto à medida que o ciclo menstrual passa, a mulher elimina o excesso de líquidos acumulados naturalmente.
Principais causas
Apesar de ser comum de acontecer durante o período menstrual e a gravidez, a retenção de líquidos pode acontecer devido a outros fatores como:
- Alimentação rica em sal;
- Diminuição da quantidade de líquidos consumidos diariamente;
- Permanecer muito tempo parado na mesma posição;
- Uso de alguns medicamentos, incluindo os anticoncepcionais;
- Períodos de grande variação hormonal;
- Problemas nos rins;
- Doenças do fígado;
- Problemas cardíacos;
- Alterações no funcionamento da tireoide.
No caso da retenção de líquidos ser acompanhada por outros sintomas como alteração dos batimentos cardíacos, queda de cabelo e fraqueza excessiva, por exemplo, é importante consultar o médico para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento.
Retenção de líquido na gravidez
A retenção de líquido na gravidez é um sintoma normal, pois durante a gestação existe um aumento de produção do hormônio relaxina que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e levando ao inchaço nas pernas e tornozelos, principalmente.
Isso acontece porque quando o sangue chega nas pernas não consegue retornar ao coração com tanta facilidade, estimulando o acúmulo de líquidos no espaço entre as células, o que dá origem ao inchaço.
Assim, para evitar a retenção de líquido na gravidez a mulher deve descansar bastante durante o dia, fazer exercícios regulares com as pernas e elevar as pernas durante a noite.
O que fazer
Para evitar a retenção de líquidos é importante que a pessoa adote alguns hábitos como beber pelo menos 2 litros de água por dia, praticar atividade física de forma regular, diminuir a quantidade de sal consumido no dia a dia, elevar as pernas no final do dia e evitar ficar muito tempo em pé ou sentado. Saiba o que fazer para acabar com a retenção de líquidos.
Além disso, uma forma de favorecer a eliminação do líquido acumulado é através da realização de drenagem linfática, que é um tipo de massagem que promove a condução dos líquidos acumulados para os vasos linfáticos, ajudando a desinchar.
Confira outras dicas para combater a retenção de líquidos no vídeo a seguir: