Síndrome nefrótica: o que é, sintomas, causas e tratamento

fevereiro 2022

A síndrome nefrótica é um problema renal que causa a excreção excessiva de proteínas pela urina, devido a alterações nos rins que podem ser desencadeada por doenças como diabetes, artrite reumatoide, hepatite ou infecção pelo HIV, ou ser consequência do uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroides, por exemplo, resultando no aparecimento de sintomas como urina com espuma, perda de apetite e inchaços nos pés e nos tornozelos.

Na maioria dos casos, a síndrome nefrótica tem cura, desde que a causa seja identificada e o tratamento realizado de acordo com a orientação do médico. No entanto, quando a síndrome nefrótica é congênita e/ ou está relacionada com alterações genéticas, o tratamento tem como objetivo promover o alívio dos sintomas, o que pode ser feito por meio do uso de medicamentos e alterações na dieta.

Sintomas de síndrome nefrótica

Os principais sintomas relacionados à síndrome nefrótica são:

  • Inchaço nos tornozelos e nos pés;
  • Inchaço no rosto, principalmente nas pálpebras;
  • Mal-estar geral;
  • Dor e inchaço abdominal;
  • Perda de apetite;
  • Presença de proteínas na urina;
  • Urina com espuma.

Na presença de sinais e sintomas indicativos de síndrome nefrótica, é importante que o nefrologista ou pediatra, no caso das crianças, seja consultado, pois assim é possível que seja feita uma avaliação dos sintomas presentes e seja indicada a realização de exames diagnósticos, como exame de urina, urina de 24 horas, hemograma, ultrassom abdominal e, em alguns casos, biópsia dos rins.

Principais causas

A síndrome nefrótica pode estar presente desde o nascimento devido a alterações renais, de forma que algumas crianças podem já nascer com essa alteração, sendo denominada síndrome nefrótica congênita. No entanto, é possível também que essa síndrome seja consequência de outras situações, como alterações genéticas, diabetes, hipertensão, lúpus eritematoso sistêmico, doenças cardíacas, infecções por vírus ou bactérias, câncer ou uso frequente ou excessivo de alguns medicamentos.

Tratamento para síndrome nefrótica

O tratamento para síndrome nefrótica deve ser orientado por um nefrologista e geralmente inclui o uso de remédios para aliviar os sintomas provocados pela síndrome, que incluem:

  • Remédios para pressão alta, como Captopril, que atuam diminuindo a pressão arterial;
  • Diuréticos, como Furosemida ou Espironolactona, que aumentam a quantidade de água eliminada pelos rins, diminuindo o inchaço provocado pela síndrome;
  • Remédios para reduzir a ação do sistema imune, como corticoides, pois ajudam a diminuir a inflamação nos rins, aliviando os sintomas.

Além disso, em alguns casos, também pode ser necessário tomar remédios para tornar o sangue mais fluído, como Heparina ou Varfarina, ou remédios para reduzir os níveis de colesterol, como Atorvastatina ou Sinvastatina, para reduzir os níveis de gorduras no sangue e na urina que aumentam devido a síndrome, evitando o surgimentos de complicações como embolia ou insuficiência renal, por exemplo.

O que comer

A dieta para síndrome nefrótica ajuda a aliviar os sintomas provocados pelo problema e a evitar novas lesões nos rins. Assim, é recomendado fazer uma alimentação equilibrada, mas pobre em alimentos com sal ou gordurosos, como frituras, embutidos ou alimentos industrializados, por exemplo. Caso o inchaço, chamado de edema, seja volumoso, o médico pode recomendar a restrição de ingestão de líquidos. No entanto, a dieta deve ser sempre orientada individualmente por um nutricionista de acordo com os sintomas apresentados.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em fevereiro de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em janeiro de 2020.

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas da síndrome nefrótica primária em adultos. 2021. Disponível em: <http://conitec.gov.br/images/Protocolos/Publicacoes_MS/20210416_Sindrome_Nefrotica_Primaria_Adulto.pdf>. Acesso em 18 fev 2022
  • NATIONAL KIDNEY FOUNDATION. Nephrotic Syndrome. Disponível em: <https://www.kidney.org/sites/default/files/01-10-7269_IBH_Nephrotic_Pad3P%281%29.pdf>. Acesso em 19 fev 2020
Mostrar bibliografia completa
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Síndrome Nefrótica aguda em adultos. 2013. Disponível em: <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/abril/03/pcdt-sindr-nefrotica-prim-adultos-livro-2013.pdf>. Acesso em 13 dez 2018
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.