Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para pernas inchadas

As pernas inchadas normalmente são provocadas pelo acúmulo de líquidos na região, que surge naturalmente com o envelhecimento, pois as artérias das pernas vão perdendo sua força para empurrar o sangue de volta para o coração. Assim, este problema é mais comum após os 30 anos, no final do dia, especialmente em pessoas que ficam trabalhando várias horas de pé ou sentadas, por exemplo.

Uma das melhores formas de aliviar esse desconforto é simplesmente elevar as pernas no final do dia ou fazer uma massagem no sentido do coração, para facilitar a circulção do sangue e evitar que continue se acumulando nas pernas. Porém, também existem alguns remédios que, quando usados durante o dia, permitem reduzir o grau de inchaço no final do dia.

1. Chá de gengibre

Remédio caseiro para pernas inchadas

O chá de gengibre é um ótimo diurético natural que permite aumentar a quantidade de urina eliminada durante o dia, diminuindo a carga de líquidos no sistema circulatório. Além disso, este chá também ajuda a diluir a concentração de sódio no organismo, que é uma das principais causas do inchaço nas pernas e pés.

Ingredientes

  • 4 a 6 fatias de 0,5 cm de gengibre;
  • 1 xícara de água;
  • Suco de 1 limão.

Como preparar e tomar

Descasque as fatias de gengibre e corte-as em pedaços mais pequenos. Depois, adicione o gengibre numa panela com a xícara de água e deixe ferver por 10 minutos. Por fim, retire do fogo, deixe esfriar e coe.

Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes durante o dia, especialmente pela manhã e início da tarde, de forma a permitir que a eliminação aumentada de urina não afete a hora de dormir.

2. Infusão de salsinha

Remédio caseiro para pernas inchadas

Além de ser um forte diurético natural, a salsinha também ajuda na saúde dos rins, permitindo eliminar mais rapidamente o excesso de líquidos e toxinas do organismo. Além disso, também diminui a concentração de sal no corpo, o que impede que os líquidos se acumulem tão rapidamente.

Ingredientes

  • 1 punhado de salsinha;
  • 1 xícara de água fervente.

Como preparar e tomar

Corte a salsinha em pequenos pedaços e adicione na xícara de água fervente, deixando repousar por5 a 7 minutos. Depois, coe as folhas de salsinha e deixe esfriar.

Idealmente, esta infusão deve ser ingerida morna, até 3 vezes por dia, para garantir melhores resultados.

3. Escalda pés com sais de Epsom

Remédio caseiro para pernas inchadas

Este remédio é muito fácil de preparar e permite aliviar o inchaço rapidamente no final do dia, podendo ser feito antes de uma massagem nas pernas, por exemplo.

Além disso, os sais de Epsom possuem sulfato de magnésio que é facilmente absorvido pela pele, facilitando a circulação do sangue nas pernas e pés. Por isso, quando este escalda pés é feito frequentmeente ajuda a fortalecer as pernas e reduzir o surgimento de inchaço ao longo do tempo.

Ingredientes

Como preparar e usar

Coloque os sais de Epsom em uma bacia ou balde com água morna. A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir os pés e chegar até, pelo menos, o meio da paturrilha. Dilua bem os sais, mexendo a água com a mão.

Por fim, coloque os pés no interior da água durante cerca de 15 minutos. Repita este processo até 3 vezes por semana.

4. Água de limão

Remédio caseiro para pernas inchadas

O limão possui excelentes propriedades que ajudam o corpo a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do corpo, permitindo aliviar o surgimento de inchaços. Além disso, é um potente anti-inflamatório e, por isso, também pode ajudar a tratar o inchaço causado por pequenas pancadas, por exemplo.

Ingredientes

  • Meio limão;
  • 1 copo com água morna.

Como preparar e tomar

Esprema o limão para o interior do copo com água, mexa bem e beba logo a seguir. Idealmente, a água com limão deve ser tomada em jejum e cerca de 15 minutos antes do café da manhã, para produzir melhor efeito.

Esta mistura, além de aumentar a quantidade de urina, também pode causar vontade de usar o banheiro, pois as toxinas geralmente são eliminadas através das fezes.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...