Melhores remédios para combater a ressaca: de farmácia e caseiros

novembro 2022
  1. Remédios de farmácia
  2. Remédio caseiro
  3. Como evitar

Alguns remédios para combater a ressaca, como os antiácidos, os anti-inflamatórios ou os analgésicos, podem ser usados para aliviar os sintomas da ressaca, como dor de cabeça, azia, mal-estar geral, cansaço e enjoo, por exemplo.

Muitas vezes esses remédios podem ser encontrados contendo associação de substâncias, como é o caso do Engov, que tem maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico e cafeína, na sua composição, ou o Estomazil, que contém bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico, por exemplo.

Além disso dos remédios de farmácia, existem opções naturais para combater a ressaca, como o chá de casca de salgueiro, que tem ação ação anti-inflamatória e analgésica, que ajuda a combater os sintomas da ressaca, ou sucos de fruta natural, pois ajudam a hidratar o corpo e repor eletrólitos, vitaminas e minerais, ajudando na recuperação da ressaca. 

Remédios de farmácia

Antes de se optar por tomar um remédio para aliviar a ressaca, deve-se falar com o médico porque, devido à presença de álcool no organismo, alguns deles podem ser metabolizados a substâncias mais tóxicas e danificar o fígado. Além disso, existem pessoas que manifestam vários sintomas e, por vezes, ao tentar aliviar a dor com um analgésico e anti-inflamatório, podem estar a irritar ainda mais o estomago e a piorar a sensação de enjoo.

Os medicamentos que o médico pode recomendar são:

  • Antiácidos, como o Estomazil ou Pepsamar, por exemplo, que aliviam a azia, mal estar e a má digestão;
  • Analgésicos e anti-inflamatórios, como ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno, que aliviam a dor de cabeça e dor muscular da ressaca, mas que devem ser tomados com cuidado caso a pessoa sinta irritação de estômago ou náuseas;
  • Antieméticos, como a metoclopramida, por exemplo que alivia os enjoos e a má digestão;
  • Desintoxicantes, como o Steaton ou Epocler, que agem regenerando e reparando o fígado e ajudando a aliviar as toxinas;
  • Isotônicos, como o Engov after, que contém glicose, sais minerais e cafeína, que ajudam a hidratar o corpo, repor minerais e a recuperar da ressaca.

Além destes medicamentos podem conter cafeína na composição, que é uma substância que ajuda também a aliviar os sintomas de ressaca e a reduzir os sintomas de cansaço.

É importante evitar o uso de paracetamol para combater a ressaca, pois quando combinado com o álcool pode causar intoxicação ou danos no fígado, e até hepatite medicamentosa

Remédio caseiro

Um excelente remédio caseiro para curar a ressaca é tomar 1 xícara de café preto ao acordar. Além disso, ao longo do dia, a pessoa deve optar por ingerir alimentos de fácil digestão como gelatina, frutas e legumes cozidos ou sopas. É ainda muito importante beber muita água, sucos de fruta natural ou bebidas isotônicas.

Chá natural para ressaca

Um ótimo remédio natural para acabar com a ressaca é o chá de salgueiro branco, pois possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias devido à presença de salicina, que é uma substância semelhante ao ingrediente principal da aspirina. Por isso, o chá da casca desta planta pode ser uma boa opção para aliviar a dor de cabeça e mal estar causados pela ressaca.

Ingredientes

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar a casca de salgueiro. Deixar ferver por 10 minutos, coar e beber até 2 xícaras por dia.

Este chá não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que têm alergia à aspirina ou que estejam usando anticoagulantes. Além disso, o uso do chá de casca de salgueiro branco não é indicado para pessoas com problemas gastrointestinais, como úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico, colite ou diverticulite. Veja outas opções de remédios caseiros para ressaca.

Estas dicas promovem a hidratação e desintoxicação do corpo, diminuindo assim o tempo de duração da ressaca. Confira mais dicas no vídeo seguinte:

Como evitar a ressaca

Uma boa forma de evitar a ressaca é tomar 1g de carvão ativado antes de beber e 1 g depois, e ingerir copos de água intercalados com as bebidas alcoólicas.

O carvão vegetal ativado dificulta a absorção do álcool e a água previne a desidratação e ajuda a metabolizar melhor o álcool.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • WANG, F.; et al. Natural Products for the Prevention and Treatment of Hangover and Alcohol Use Disorder. Molecules. 21. 1; 64, 2016
  • VERSTER, J. C.; et al. The Assessment of Overall Hangover Severity. J Clin Med. 9. 3; 786, 2020
Mostrar bibliografia completa
  • PALMER, E.; et al. Alcohol Hangover: Underlying Biochemical, Inflammatory and Neurochemical Mechanisms. Alcohol Alcohol. 54. 3; 196-203, 2019
  • JAYAWARDENA, R.; et al. Interventions for treatment and/or prevention of alcohol hangover: Systematic review. Hum Psychopharmacol. 32. 5; 2017
  • SHARA, M.; STOHS, S. J. Efficacy and Safety of White Willow Bark (Salix alba) Extracts . Phytother Res. 29. 8; 1112-1116, 2015
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Como beber sem ter ressaca? | Tati Comenta #30

    02:35 | 28266 visualizações
  • MUITAS HORAS DE ALEGRIA - CARNAVAL 2019

    03:55 | 10338 visualizações
  • REMÉDIO CASEIRO para curar e nunca mais ter RESSACA

    01:25 | 149352 visualizações
  • Como curar a RESSACA rápido

    03:26 | 871488 visualizações
  • Bebida Energética Natural | Para Treinar

    01:26 | 446492 visualizações