Alguns remédios para combater a ressaca, como os antiácidos, os anti-inflamatórios ou os analgésicos, podem ser usados para aliviar os sintomas da ressaca, como dor de cabeça, azia, mal-estar geral, cansaço e enjoo, por exemplo.
Muitas vezes esses remédios podem ser encontrados contendo associação de substâncias, como é o caso do Engov, que tem maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico e cafeína, na sua composição, ou o Estomazil, que contém bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico, por exemplo.
Além disso dos remédios de farmácia, existem opções naturais para combater a ressaca, como o chá de casca de salgueiro, que tem ação ação anti-inflamatória e analgésica, que ajuda a combater os sintomas da ressaca, ou sucos de fruta natural, pois ajudam a hidratar o corpo e repor eletrólitos, vitaminas e minerais, ajudando na recuperação da ressaca.

Remédios de farmácia
Antes de se optar por tomar um remédio para aliviar a ressaca, deve-se falar com o médico porque, devido à presença de álcool no organismo, alguns deles podem ser metabolizados a substâncias mais tóxicas e danificar o fígado. Além disso, existem pessoas que manifestam vários sintomas e, por vezes, ao tentar aliviar a dor com um analgésico e anti-inflamatório, podem estar a irritar ainda mais o estomago e a piorar a sensação de enjoo.
Os medicamentos que o médico pode recomendar são:
- Antiácidos, como o Estomazil ou Pepsamar, por exemplo, que aliviam a azia, mal estar e a má digestão;
- Analgésicos e anti-inflamatórios, como ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno, que aliviam a dor de cabeça e dor muscular da ressaca, mas que devem ser tomados com cuidado caso a pessoa sinta irritação de estômago ou náuseas;
- Antieméticos, como a metoclopramida, por exemplo que alivia os enjoos e a má digestão;
- Desintoxicantes, como o Steaton ou Epocler, que agem regenerando e reparando o fígado e ajudando a aliviar as toxinas;
- Isotônicos, como o Engov after, que contém glicose, sais minerais e cafeína, que ajudam a hidratar o corpo, repor minerais e a recuperar da ressaca.
Além destes medicamentos podem conter cafeína na composição, que é uma substância que ajuda também a aliviar os sintomas de ressaca e a reduzir os sintomas de cansaço.
É importante evitar o uso de paracetamol para combater a ressaca, pois quando combinado com o álcool pode causar intoxicação ou danos no fígado, e até hepatite medicamentosa.
Remédio caseiro
Um excelente remédio caseiro para curar a ressaca é tomar 1 xícara de café preto ao acordar. Além disso, ao longo do dia, a pessoa deve optar por ingerir alimentos de fácil digestão como gelatina, frutas e legumes cozidos ou sopas. É ainda muito importante beber muita água, sucos de fruta natural ou bebidas isotônicas.
Chá natural para ressaca
Um ótimo remédio natural para acabar com a ressaca é o chá de salgueiro branco, pois possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias devido à presença de salicina, que é uma substância semelhante ao ingrediente principal da aspirina. Por isso, o chá da casca desta planta pode ser uma boa opção para aliviar a dor de cabeça e mal estar causados pela ressaca.
Ingredientes
- 2 colher (de chá) de cascas de salgueiro branco;
- 2 xícaras de água.
Modo de preparo
Colocar a água para ferver e adicionar a casca de salgueiro. Deixar ferver por 10 minutos, coar e beber até 2 xícaras por dia.
Este chá não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que têm alergia à aspirina ou que estejam usando anticoagulantes. Além disso, o uso do chá de casca de salgueiro branco não é indicado para pessoas com problemas gastrointestinais, como úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico, colite ou diverticulite. Veja outas opções de remédios caseiros para ressaca.
Estas dicas promovem a hidratação e desintoxicação do corpo, diminuindo assim o tempo de duração da ressaca. Confira mais dicas no vídeo seguinte:
Como evitar a ressaca
Uma boa forma de evitar a ressaca é tomar 1g de carvão ativado antes de beber e 1 g depois, e ingerir copos de água intercalados com as bebidas alcoólicas.
O carvão vegetal ativado dificulta a absorção do álcool e a água previne a desidratação e ajuda a metabolizar melhor o álcool.