Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 remédios caseiros para azia

Um excelente remédio caseiro para azia é comer 1 torrada ou 2 biscoitos cream cracker, pois estes alimentos absorvem o ácido que está provocando a queimação na laringe e na garganta, diminuindo a sensação de azia. Outras opções para aliviar a azia são chupar um limão puro no momento da azia porque o limão, apesar de ser ácido, diminui a acidez do estômago, e comer uma fatia de batata crua para neutralizar a acidez do estômago, combatendo o desconforto em poucos instantes.

Além disso, outra dica para aliviar a azia é fazer uma sessão de massagem terapêutica, conhecida como reflexologia, para estimular pontos específicos do pé com objetivo de trabalhar e estimular o esôfago e o estômago para reduzir a sensação de queimação. Saiba mais como usar a reflexologia para aliviar a azia.

No entanto, existem outras receitas que podem ser facilmente preparadas em casa e utilizadas ao longo do dia, especialmente em quem sofre com refluxo e vive tendo crises de azia, como:

1. Bicarbonato de sódio

6 remédios caseiros para azia

O bicarbonato de sódio quando está diluído em água tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, diminui a acidez do estômago, reduzindo a inflamação do esôfago e aliviando o desconforto da azia.

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
  • 100 ml de água.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e tomar esta mistura em pequenos goles.

2. Chá de gengibre

6 remédios caseiros para azia

O chá de gengibre contém antioxidantes e outras substâncias que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago, além de auxiliar na diminuição das contrações do estômago, o que acaba reduzindo a sensação de azia.

Ingredientes

  • 2 cm de raiz de gengibre cortada em fatias;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar o gengibre e a água numa panela e deixar ferver. Depois, desligar o fogo e tampar a panela por, pelo menos 30 minutos. Por fim, remover os pedaços de gengibre e beber um copo do chá 20 minutos antes de cada refeição.

3. Chá de espinheira-santa

6 remédios caseiros para azia

O chá de espinheira-santa também pode ser indicado porque possui propriedades digestivas, que além de melhorarem a má digestão, também aliviam a azia.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de espinheira-santa.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar, 2 a 3 vezes por dia. Conheça outros benefícios da espinheira-santa.

4. Chá de funcho

6 remédios caseiros para azia

O chá de funcho também contém ótimas propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, diminuindo a sensação de queimação na garganta. Além disso, como auxilia no esvaziamento do estômago, pode ser usado em casos de refluxo para diminuir o surgimento de crises de azia.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de funcho.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar o funcho, em seguida, deixar repousar por 10 minutos. Depois disso, deve-se coar a mistura e beber entre 2 a 3 vezes por dia ou 20 minutos antes de se fazer uma refeição mais pesada. Saiba outras formas de usar o funcho.

5. Chá de alcaçuz

6 remédios caseiros para azia

O alcaçuz, também chamado de pau-doce, é uma planta medicinal usada para fazer chá e conhecida por melhorar os sintomas de problemas respiratórios, no entanto, é bastante usada para úlceras gástricas e para aliviar a sensação de azia e queimação.

Ingredientes

  • 10 g de raiz de alcaçuz;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Deve-se ferver a água junto com a raiz de alcaçuz, coar e deixar esfriar. Por fim, pode-se beber o chá até 3 vezes por dia.

6. Suco de pera

6 remédios caseiros para azia

Quem não gosta de chá pode optar por tomar um suco de pera acabado de fazer, pois isto também ajuda a combater a azia e queimação, auxiliando na digestão. A pera é semi-ácida, rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro que ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.

Ingredientes

  • 2 peras maduras;
  • 3 gotas de limão;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Para preparar basta bater no liquidificador as peras maduras com a água e, em seguida, adicionar as gotinhas de limão para que o suco não escureça. Outras frutas, como banana d'água madura, a maçã (vermelha) e o melão, possuem as mesmas propriedades da pera e também podem ser utilizadas para fazer o suco.

Para melhorar a azia e queimação durante a gravidez, veja um vídeo com dicas importantes:

Bibliografia >

  • NATIONAL CENTER FOR COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE HEALTH. Ginger. Disponível em: <https://nccih.nih.gov/health/ginger>. Acesso em 11 Fev 2020
  • NETO, C.C.; VINSON, J.A. Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. 2.ed. CRC Press/Taylor & Francis, 2011.
  • TABACH, Ricardo; DUARTE-ALMEIDA, Joaquim M.; CARLINI, E.A. Pharmacological and Toxicological Study of Maytenus ilicifolia Leaf Extract Part II-Clinical Study (Phase I). Phytother Res. Vol.31, n.6. 921-926, 2017
  • HIGUERA-DE-LA-TIJERA, F. Efficacy of omeprazole/sodium bicarbonate treatment in gastroesophageal reflux disease: a systematic review. Medwave. Vol.18, n.2. e7179, 2018
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Foeniculum vulgare Mill. (FUNCHO). Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Funcho.pdf>. Acesso em 11 Fev 2020
  • HOSSEINZADEH, Hossein; NASSIRI-ASL, Marjan. Pharmacological Effects of Glycyrrhiza spp. and Its Bioactive Constituents: Update and Review. Phytother. Res. Vol.29. 1868–1886, 2015
  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 599-603.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem