Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para azia

Um excelente remédio caseiro para azia é comer 1 torrada ou 2 biscoitos cream cracker, pois estes alimentos absorvem o ácido que está provocando a queimação na laringe e na garganta, diminuindo a sensação de azia. Outras opções para aliviar a azia são chupar um limão puro no momento da azia porque o limão, apesar de ser ácido, diminui a acidez do estômago, e comer uma fatia de batata crua para neutralizar a acidez do estômago, combatendo o desconforto em poucos instantes.

Além disso, outra dica para aliviar a azia é fazer uma sessão de massagem terapêutica, conhecida como reflexologia, para estimular pontos específicos do pé com objetivo de trabalhar e estimular o esôfago e o estômago para reduzir a sensação de queimação. Saiba mais como usar a reflexologia para aliviar a azia.

No entanto, existem outras receitas que podem ser facilmente preparadas em casa e utilizadas ao longo do dia, especialmente em quem sofre com refluxo e vive tendo crises de azia, como:

1. Bicarbonato de sódio

Remédios caseiros para azia

O bicarbonato de sódio quando está diluído em água tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, diminui a acidez do estômago, reduzindo a inflamação do esôfago e aliviando o desconforto da azia.

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
  • 100 ml de água.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e tomar esta mistura em pequenos goles.

2. Chá de gengibre

Remédios caseiros para azia

O chá de gengibre contém antioxidantes e outras substâncias que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago, além de auxiliar na diminuição das contrações do estômago, o que acaba reduzindo a sensação de azia.

Ingredientes

  • 2 cm de raiz de gengibre cortada em fatias;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar o gengibre e a água numa panela e deixar ferver. Depois, desligar o fogo e tampar a panela por, pelo menos 30 minutos. Por fim, remover os pedaços de gengibre e beber um copo do chá 20 minutos antes de cada refeição.

3. Chá de espinheira-santa

Remédios caseiros para azia

O chá de espinheira-santa também pode ser indicado porque possui propriedades digestivas, que além de melhorarem a má digestão, também aliviam a azia.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de espinheira-santa.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar, 2 a 3 vezes por dia. Conheça outros benefícios da espinheira-santa.

4. Chá de funcho

Remédios caseiros para azia

O chá de funcho também contém ótimas propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, diminuindo a sensação de queimação na garganta. Além disso, como auxilia no esvaziamento do estômago, pode ser usado em casos de refluxo para diminuir o surgimento de crises de azia.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de funcho.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar o funcho, em seguida, deixar repousar por 10 minutos. Depois disso, deve-se coar a mistura e beber entre 2 a 3 vezes por dia ou 20 minutos antes de se fazer uma refeição mais pesada. Saiba outras formas de usar o funcho.

5. Chá de alcaçuz

Remédios caseiros para azia

O alcaçuz, também chamado de pau-doce, é uma planta medicinal usada para fazer chá e conhecida por melhorar os sintomas de problemas respiratórios, no entanto, é bastante usada para úlceras gástricas e para aliviar a sensação de azia e queimação.

Ingredientes

  • 10 g de raiz de alcaçuz;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Deve-se ferver a água junto com a raiz de alcaçuz, coar e deixar esfriar. Por fim, pode-se beber o chá até 3 vezes por dia.

6. Suco de pera

Remédios caseiros para azia

Quem não gosta de chá pode optar por tomar um suco de pera acabado de fazer, pois isto também ajuda a combater a azia e queimação, auxiliando na digestão. A pera é semi-ácida, rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro que ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.

Ingredientes

  • 2 peras maduras;
  • 3 gotas de limão;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Para preparar basta bater no liquidificador as peras maduras com a água e, em seguida, adicionar as gotinhas de limão para que o suco não escureça. Outras frutas, como banana d'água madura, a maçã (vermelha) e o melão, possuem as mesmas propriedades da pera e também podem ser utilizadas para fazer o suco.

Para melhorar a azia e queimação durante a gravidez, veja um vídeo com dicas importantes:

Azia na gravidez

260 mil visualizações

Bibliografia >

  • NATIONAL CENTER FOR COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE HEALTH. Ginger. Disponível em: <https://nccih.nih.gov/health/ginger>. Acesso em 11 Fev 2020
  • NETO, C.C.; VINSON, J.A. Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. 2.ed. CRC Press/Taylor & Francis, 2011.
  • TABACH, Ricardo; DUARTE-ALMEIDA, Joaquim M.; CARLINI, E.A. Pharmacological and Toxicological Study of Maytenus ilicifolia Leaf Extract Part II-Clinical Study (Phase I). Phytother Res. Vol.31, n.6. 921-926, 2017
  • HIGUERA-DE-LA-TIJERA, F. Efficacy of omeprazole/sodium bicarbonate treatment in gastroesophageal reflux disease: a systematic review. Medwave. Vol.18, n.2. e7179, 2018
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Foeniculum vulgare Mill. (FUNCHO). Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Funcho.pdf>. Acesso em 11 Fev 2020
  • HOSSEINZADEH, Hossein; NASSIRI-ASL, Marjan. Pharmacological Effects of Glycyrrhiza spp. and Its Bioactive Constituents: Update and Review. Phytother. Res. Vol.29. 1868–1886, 2015
  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 599-603.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem