Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para Retenção de Líquidos

Os chás, por si só, já aumentam a produção da urina e, por isso, todos podem ajudar a combater a retenção de líquidos, combatendo o inchaço corporal. No entanto, certas plantas medicinais quando usadas em forma de chá possuem um excelente efeito drenante, como é o caso da erva-doce, da cavalinha ou do alecrim, por exemplo.

No entanto, qualquer chá, quando utilizado por mais de 1 semana deve ser indicado pelo médico já que alguns, especialmente os drenantes, podem causar alterações no equilíbrio de minerais, que podem acabar afetando a saúde. Veja outras formas naturais de combater a retenção de líquidos

1. Chá de erva-doce 

Remédios caseiros para Retenção de Líquidos

Um ótimo remédio caseiro para acabar com a retenção de líquidos é o chá de erva-doce, pois ela possui substâncias que ajudam a eliminar os líquidos que estão em excesso nas células através da urina.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de erva-doce
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por 5 minutos. Depois tampar, deixar esfriar e coar. Beber o chá 3 vezes por dia, entre as refeições. A mistura pode ser adoçada com 1 colher de mel.

O chá de erva-doce também é uma excelente opção para quem sofre de prisão de ventre e excesso de gases intestinais, pois a planta possui propriedades que as contrações involuntárias do intestino, facilitando o seu funcionamento e a eliminação de fezes.

2. Chá de cavalinha

Remédios caseiros para Retenção de Líquidos

Um outro bom remédio caseiro para retenção hídrica, caracteriza pelo inchaço corporal, é tomar o chá de cavalinha porque esta planta medicinal possui propriedades diuréticas que favorecem a produção de urina, eliminando o excesso de líquidos do organismo.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de cavalinha
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicionar a cavalinha na água fervente e deixar repousar por 10 minutos, devidamente tampado. Filtrar e beber a seguir. Pode-se tomar até 3 xícaras de chá de cavalinha por dia.

A cavalinha não deve ser consumida por mais de 7 dias, nem durante a gravidez ou em caso de insuficiência cardíaca ou renal.

3. Chá de alecrim

Remédios caseiros para Retenção de Líquidos

O alecrim é outra planta com excelentes propriedades diuréticas que pode ser usado para diminuir a retenção de líquidos no corpo. No entanto, deve ser evitado em crianças, em mulheres que estão grávidas e homens com problemas na próstata.

Ingredientes

  • 3 colheres de (sopa) de folhas secas de alecrim
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Colocar as folhas no interior da xícara com a água fervente e esperar entre 5 a 10 minutos. Depois, filtrar o preparado e consumir. Este chá pode ser usado entre 2 a 3 vezes por dia.

Em algumas pessoas, o alecrim pode causar irritação do estômago quando consumido em excesso e, por isso, também deve ser evitado por quem tiver problemas gastrointestinais.

Para aumentar o efeito do remédio caseiro, também é importante diminuir a ingestão de sal e fazer atividade física regular, como caminhada, por exemplo. Veja outras dicas da nossa nutricionista:

Alimentação para combater o inchaço e a retenção de líquido

378 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem