Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Zimbro

O zimbro é uma planta medicinal semelhante a um arbusto ou uma pequena árvore com copa em forma de cone. Ela tem tronco reto com muitos ramos com folhas pontiagudas e flores de cor verde-amarelada. Os seus frutos são redondos e azulados ou negros, sendo bastante aromáticos, e muito utilizados em decoração.

A infusão de zimbro pode ser utilizada como remédio caseiro para digestão, corrimento vaginal e também pode ser usada na água do banho, entre 100 a 200 mL, para curar problemas musculares, reumatismo e tendinite.

O zimbro cresce nas regiões mais temperadas do Brasil e o seu fruto pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou feiras livres.

Para que serve o zimbro

O zimbro serve para o tratamento de problemas digestivos, ajudando na digestão devido à sua capacidade de produzir ácido clorídrico no estômago. Tem também alguns nutrientes e óleos que se juntam para aumentar o apetite em indivíduos sem fome.

Quando utilizado na forma de creme é uma ótima pomada para acne e vários problemas de pele, como alergias e, ainda, para ajudar a evitar a caspa no couro cabeludo. O seu chá facilita o funcionamento dos rins e leva à produção de urina, sendo incluído no tratamento de alguns problemas urinários ou para o tratamento da dor de garganta, devido a sua propriedade anti-inflamatória.

Propriedades do zimbro

As propriedades do zimbro são a sua ação antimicrobiana, anti-séptica, anti-inflamatória, diurética, relaxante, digestiva e aromática.

Modo de uso do zimbro

A parte utilizada do zimbro são o seu fruto inteiro ou em pó, para fazer chás, tinturas e infusões.

  • Infusão de zimbro: colocar 2 gramas de bagas de zimbro em uma xícara de água fervente e tampar. Deixar repousar por 10 minutos e filtrar. Beber 15 minutos antes das refeições.

Efeitos colaterais do zimbro

Os efeitos colaterais do zimbro aparecem quando a planta é consumida em quantidade excessiva e por mais de 6 meses. Eles podem ir desde problemas renais e gastrointestinais até ao aumento de contrações uterinas, aborto e irritação da bexiga.

Contraindicações do zimbro

As principais contraindicações do zimbro são que esta planta não deve ser tomada por pacientes com nefrite ou gestantes. Não deve ser utilizada a sua essência por apresentar elevada toxicidade.

Zimbro
Zimbro
Zimbro

Link útil:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...