9 chás para secar a barriga

Alguns chás, como chá verde e gengibre, possuem propriedades termogênicas que ajudam a acelerar o metabolismo e a eliminar toxinas do organismo, ajudando a secar a barriga.

Além disso, algumas plantas medicinais, como alcachofra e hibisco, também possuem propriedades diuréticas, eliminando o excesso de líquido no organismo e ajudando a desinchar a barriga. Conheça outros alimentos diuréticos que podem ajudar a secar a barriga.

É importante ressaltar que para secar a barriga, deve-se evitar adoçar os chás, pois o açúcar tem muitas calorias. Além disso, os chás devem ser usados com moderação e sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especialista no uso de plantas medicinais, para que seja recomendado o tipo e quantidade adequada de chá, prevenindo, assim, a ocorrência de complicações.

1. Chá verde

Tomar o chá verde ajuda a emagrecer porque a erva Camellia sinensis tem propriedade diurética, favorecendo a eliminação do excesso de líquido acumulado no corpo e ajudando a secar a barriga. Além disso, o chá também é termogênico, que aumenta o gasto calórico do organismo e facilita a perda de peso. Veja mais sobre o chá verde para emagrecer.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de chá verde seco;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Juntar o chá verde à água fervente, tampar e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber o chá morno. Beber o máximo de 4 xícaras por dia.

O chá verde não é indicado para crianças, para gestantes e mulheres que amamentam. Além disso, o chá verde não é recomendado para quem tem insônia, problemas nos rins ou fígado, anemia, problemas na tireoide, úlceras gástricas ou gastrite. Algumas pessoas podem se sentir mais ansiosas ou agitadas quando bebem o chá verde, sendo importante, nestes casos, diminuir a quantidade de ingestão da bebida.

Pessoas com pressão alta podem beber o máximo de 3 xícaras do chá verde por dia, mas deve ser feito sob orientação de um médico, já que o chá pode alterar a ação de medicamentos para controle da pressão arterial.

2. Chá de hibisco

O hibisco é uma ótima flor para a perda de peso, pois é rica em flavonoides, que são antioxidantes que evitam o acúmulo de gordura na barriga e no quadril. Além de ser um chá diurético, que promove a eliminação do excesso de água acumulada no corpo e ajudando, assim, a secar a barriga. Entenda como o chá de hibisco ajuda a secar a barriga.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de flor de hibisco seco;
  • 1 xícara de chá de água em início de fervura.

Modo de preparo:

Ferver a água, acrescentar as flores de hibisco e desligar o fogo imediatamente. Tampar o recipiente e deixar amornar por 5 a 10 minutos. Coar e beber. Deve-se tomar 2 xícaras deste chá diariamente, antes ou após as principais refeições. 

Apesar de ainda não ter contra indicação comprovada, a ingestão do chá de hibisco deve ser evitada por mulheres grávidas, que amamentam e por crianças. 

3. Chá preto 

O chá preto tem inúmeras propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar a gordura dos alimentos pelas fezes, contribuindo diretamente para a perda de peso. Além disso, o chá preto também é diurético, diminuindo a retenção de líquidos no corpo e ajudando a secar a barriga.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de chá preto;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e adicionar as folhas de chá preto. Apagar o fogo, tampar e deixar a bebida repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras de chá por dia, ainda morno.

Por ter cafeína, o chá preto não é indicado para crianças, para mulheres grávidas e que amamentam, para quem tem insônia e gastrite. O chá preto pode gerar ansiedade ou agitação em algumas pessoas, sendo importante reduzir a ingestão deste chá.

4. Chá de gengibre

O chá de gengibre é ótimo para ajudar a secar a barriga, pois tem ação diurética, diminuindo a retenção de líquido no corpo. O gengibre é termogênico, pois aumenta o metabolismo do corpo, fazendo o organismo gastar mais energia. Além disso, ele diminui a absorção de gordura do alimento pelo intestino e ajuda a controlar a fome, diminuindo a ingestão de comida e contribuindo para a perda de peso. Veja como o chá de gengibre ajuda na perda de peso

Ingredientes:

  • 1 colher de chá (1 g) de raiz de gengibre descascado;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Para preparar o chá, basta adicionar o gengibre e a água em uma panela e deixar ferver por 5 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e esperar amornar para coar e beber. É aconselhado beber o chá de gengibre no máximo 4 vezes por dia. 

O chá de gengibre deve ser evitado por crianças, por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. O gengibre não é indicado para quem tem pedra da vesícula. Assim como também é contraindicado para quem possui doenças hemorrágicas ou que utilizam medicamentos anticoagulantes, porque o gengibre pode aumentar o risco de hemorragias nestes casos.

Pessoas que usam medicamentos para controle da pressão alta e da diabetes só devem consumir o gengibre sob a orientação de um médico, pois ele pode interferir com o efeito desses remédios.

5. Chá mate 

O chá mate é uma planta rica em cafeína, uma substância diurética que ajuda a eliminar o excesso de líquido no corpo, secando a barriga. Outro benefício da erva mate, é ser rico em antioxidantes, que ajudam a diminuir a gordura do organismo e promover a saciedade, diminuindo a ingestão de alimentos e levando a perda de peso. Entenda os principais benefícios da erva mate e como utilizar.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de da erva de chá mate desidratada;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Ferver a água em um recipiente, adicionar a erva e apagar o fogo imediatamente. Tampar e deixar amornar por 5 a 10 minutos. Coar e beber. Este chá pode ser consumido frio ou quente entre 3 e 4 xícaras por dia antes ou após as refeições.

O chá mate não é recomendado para para crianças, para mulheres grávidas e que amamentam, para quem tem problemas de insônia ou gastrite. O chá mate pode causar agitação ou ansiedade, por isso, nestes casos, sugere-se diminuir o consumo deste chá.

Além disso, pessoas que usam medicamentos para controle da pressão alta e da diabetes só devem consumir o chá mate sob a orientação de um médico, pois ele pode interferir com o efeito desses remédios.

6. Chá matcha

O matcha é um tipo de chá verde mais artesanal e vendido na forma solúvel. Este chá é um potente diurético, rico em antioxidantes e cafeína que ajudam a eliminar o excesso de líquido e aumentar o gasto de energia do corpo. Por isso, é um chá ótimo para ajudar a secar a barriga. Conheça os benefícios do matcha e como consumir.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de matcha;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Aquecer a água até o início da fervura. Desligar o fogo e adicionar o matcha. Misturar bem, até se dissolver completamente. Aguardar amornar e beber. Beber até 3 xícaras de chá por dia antes ou após as refeições e após a prática de atividade física. 

Assim como o chá verde, o matcha não é indicado para crianças, durante a gravidez e a amamentação, para quem tem dificuldade para dormir ou gastrite. Agitação ou insônia são efeitos colaterais que podem surgir quando se bebe o matcha, sendo recomendado diminuir o consumo da bebida nestas situações.

Além disso, pessoas que usam medicamentos para controle da pressão alta e da diabetes só devem consumir o matcha sob a orientação de um médico.

7. Chá de carqueja

A carqueja tem flavonoides, antioxidantes que, entre outros benefícios, ajudam o organismo a eliminar a gordura corporal. Além disso, o chá de carqueja é diurético, ajudando a eliminar o excesso de água acumulada no organismo, secando a barriga. Entenda como a carqueja ajuda a secar a barriga.

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de carqueja desidratada;
  • 1 litro  de água. 

Modo de preparo:

Colocar a carqueja na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.

O chá de carqueja é contraindicado para crianças, para gestantes e mulheres que estão amamentando. Também não é indicada a ingestão deste chá em casos de problemas graves do fígado e na presença pedras na vesícula.

Além disso, pessoas diabéticas ou hipertensas só devem consumir esse chá sob a orientação de um médico, porque essa bebida pode alterar os efeitos dos medicamentos.

8. Chá de lavanda 

A lavanda ou alfazema é uma planta que possui propriedades diuréticas, ajudando a combater o excesso de líquido do corpo e secando a barriga.  O chá de lavanda também é um potente calmante, ajudando a controlar a ansiedade e a compulsão por alimentos, ajudando a perder a barriga.

Ingredientes:

  • 30 g de flores de lavanda;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: 

Colocar a água para ferver e depois acrescentar as flores da lavanda e apagar o fogo. Tampar a panela e deixar esfriar entre 5 a 10 minutos. Coar e beber. Pode-se beber até  3 xícaras de chá de lavanda por dia.

O chá de lavanda é contraindicado para crianças, para mulheres grávidas, para mulheres que estejam amamentando e para pessoas com úlceras no estômago.

9. Chá de alcachofra

As folhas da alcachofra são usadas neste chá que tem uma potente ação diurética, ajudando a eliminar o excesso de líquido no corpo e secando a barriga. Veja como a alcachofra ajuda a emagrecer

Ingredientes: 

  • 1 litro de água;
  • 1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas secas de alcachofra.

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela, ou chaleira, e apagar o fogo. Adicionar as folhas da alcachofra, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber durante o dia.

O chá de alcachofra não é indicado para crianças, para mulheres que amamentam, para pessoas com pedras da vesícula, câncer no fígado ou hepatite.

Conheça mais sobre os chás seguros para emagrecer no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em junho de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em junho de 2022.

Bibliografia

  • HECKMAN, A, Melanie; WELL, Jorge; MEJLA, G, Elvira. Caffeine (1, 3, 7-trimethylxanthine) in foods: a comprehensive review on consumption, functionality, safety, and regulatory matters. Journal of Food Science. Vol.75. 3.ed; 77-87, 2010
  • INSTITUTO FEDEREAL SERGIPE. Plantas medicinais: um guia prático. 2019. Disponível em: <http://www.ifs.edu.br/images/EDIFS/ebooks/2019.2/E-Book_-_Plantas_medicinais_um_guia_pr%C3%A1tico_compressed.pdf>. Acesso em 26 mai 2021
Mostrar bibliografia completa
  • SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DE CAMPINAS - SP. Cartilha plantas medicinais. 2018. Disponível em: <http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/assist_farmaceutica/Cartilha_Plantas_Medicinais_Campinas.pdf>. Acesso em 26 mai 2021
  • MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO RURAL E PESCAS. As plantas medicinais, aromáticas e condimentares da Sub – região do Alto Tâmega e Barroso. Disponível em: <http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/conteudos/cen_documentos/outros/AltoTam_Barroso.pdf>. Acesso em 27 mai 2021
  • REVISTA SAÚDE EM FOCO. Hibisco e o processo de emagrecimento: uma revisão da literatura. 2015. Disponível em: <http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/11hibisco_emagrecimento.pdf>. Acesso em 26 mai 2021
  • PAN Haibo et al. Mechanisms of Body Weight Reduction by Black Tea Polyphenols. Molecules. 21. 12; 1-11, 2016
  • BURRIS Kellie; HARTE Federico et al. Composition and bioactive properties of Yerba Mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.): a review. Chilean Journal of Agricultural Research . 72. 2; 268-274, 2012
  • KOCHMAN, Joanna et al. Health Benefits and Chemical Composition of Matcha Green Tea: A Review. Molecules. Vol.26. 85.ed; 1-11, 2021
  • MANSOUR, S, Muhammad et al. Ginger consumption enhances the thermic effect of food and promotes feelings of satiety without affecting metabolic and hormonal parameters in overweight men: a pilot study. Metabolism. Vol.61. 10.ed; 1347-1352, 2012
  • LEVY, Yishai Levy et al. Green tea, weight loss and physical activity . Clinical Nutrition. Vol.36. 1.ed; 315, 2017
  • REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE AGRONOMIA . Estudo sobre Gengibre na medicina popular (nota técnica). 2008. Disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/5D3Iu05EHeEnqPl_2013-5-10-12-17-59.pdf>. Acesso em 27 mai 2021
  • ATTARI, E, Vahideh et al. A systematic review of the anti‐obesity and weight lowering effect of ginger (Zingiber officinale Roscoe) and its mechanisms of action . Phytotherapy Research. Vol.32. 4.ed; 577-585, 2018
  • NAEEM Muhammad et al. Nutritional Content and Health Benefits of Eggplant. Turkish Journal of Agriculture - Food Science and Technology. 7. 31-36, 2019
  • MUSIAL Claudia; KUBAN-JANKOWSKA Alicja et al. Beneficial Properties of Green Tea Catechins. Nutrients. 21. 1-11, 2020
  • IKBAL Asik; ROY Satarupa et al. Health benefits of green tea: A mini review. Journal of Entomology and Zoology Studies. 8. 1; 1424-1430, 2020
  • SEIXAS Daniela. Compostos Bioativos dos Alimentos. 1º. São Paulo: VP Editora, 2015. 215-238.
  • PINTO João. Nutracêuticos e alimentos funcionais. 1º. Portugal: LIDEL, 2014. 261-262.
  • DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 44-46.
  • VIEIRA, Nichelle A. Efeito anti-inflamatório do gengibre e possível via de sinalização . Semina: Ciências Biológicas e da Saúde. Vol.35(1). 149-162, 2014
  • ERNST, E.; PITTLER, M.H. Efficacy of ginger for nausea and vomiting: a systematic review of randomized clinical trials.. British Journal of Anaesthesia. Vol.84(3). 367-371, 2000
  • WANG Jing et al. Beneficial effects of ginger Zingiber officinale Roscoe on obesity and metabolic syndrome: a review. Annals of the New York Academy of Sciences. 83-98, 2017
  • EXAMINE.COM. Ginger. Disponível em: <https://examine.com/supplements/ginger/>. Acesso em 11 out 2019
  • SEUNGHAE Kim et al. Ginger Extract Ameliorates Obesity and Inflammation via Regulating MicroRNA-21/132 Expression and AMPK Activation in White Adipose Tissue. Nutrients. 10. 1-12, 2018
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 4 CHÁS SEGUROS PARA EMAGRECER

    18:55 | 232759 visualizações
  • Os poderosos benefícios do CHÁ DE GENGIBRE

    14:54 | 319635 visualizações
  • O jeito certo de fazer JEJUM para emagrecer e queimar gordura

    11:53 | 1254244 visualizações
  • Como tomar CHÁ DE HIBISCO para emagrecer

    08:00 | 507193 visualizações
  • Nutricionista ensina o melhor SUCO DETOX para emagrecer e desinchar

    10:54 | 793321 visualizações