9 chás para secar a barriga

Os chás são ótimas opções para quem quer secar a barriga, pois muitos tipos de ervas ajudam a acelerar o metabolismo e a eliminar toxinas que podem atrapalhar a perda peso. 

Muitos chás também possuem propriedades diuréticas, eliminando o excesso de água no organismo e ajudando a secar a barriga. Veja alguns alimentos diuréticos que ajudam a secar a barriga.

Apesar de alguns chás ajudarem a secar a barriga, para se perder peso de forma eficaz, deve-se evitar adoçar a bebida, pois o açúcar tem muitas calorias. Além disso, é importante manter uma dieta equilibrada, com a orientação de um nutricionista. Assim como é necessário seguir a recomendação de um profissional especializado em fitoterapia para ajudar na escolha dos melhores tipos de chás. 

1. Chá verde 

9 chás para secar a barriga

Tomar o chá verde ajuda a emagrecer porque a erva Camellia Sinensis tem propriedade diurética, favorecendo a eliminação do excesso de líquido acumulado no corpo e ajudando a secar a barriga. Além disso, o chá também é termogênico, que aumenta o gasto calórico do organismo e facilita a perda de peso. Veja mais sobre o chá verde para emagrecer.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de chá verde seco;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Juntar o chá verde à água fervente, tampar e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber o chá morno. Beber o máximo de 4 xícaras por dia.

O chá verde não é indicado para crianças, para gestantes e mulheres que amamentam. Além disso, o chá verde não é recomendado para quem tem insônia, problemas nos rins ou fígado, anemia, problemas na tireoide, úlceras gástricas ou gastrite. Algumas pessoas podem se sentir mais ansiosas ou agitadas quando bebem chá verde, sendo importante, nestes casos, diminuir a quantidade de ingestão da bebida.

Pessoas com pressão alta podem beber o máximo de 3 xícaras do chá verde por dia, mas deve ser feito sob orientação de um médico, já que o chá pode alterar a ação de medicamentos para controle da pressão arterial.

2. Chá de hibisco

9 chás para secar a barriga

O hibisco é uma ótima flor para a perda de peso, pois é rica em flavonoides, que são antioxidantes que evitam o acúmulo de gordura na barriga e no quadril. Além de ser um chá diurético, que promove a eliminação do excesso de água acumulada no corpo e ajudando, assim, a secar a barriga. Entenda melhor sobre o chá de hibisco para emagrecer.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de flor de hibisco seco;
  • 1 xícara de chá de água em início de fervura.

Modo de preparo:

Ferver a água, acrescentar as flores de hibisco e desligar o fogo imediatamente. Tampar o recipiente e deixar amornar por 5 a 10 minutos. Coar e beber. Deve-se tomar 2 xícaras deste chá diariamente, antes ou após as principais refeições. 

Apesar de ainda não ter contra indicação comprovada, a ingestão do chá de hibisco deve ser evitada por mulheres grávidas, que amamentam e em crianças. 

3. Chá preto 

9 chás para secar a barriga

O chá preto tem inúmeras propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar a gordura dos alimentos pelas fezes, contribuindo diretamente para a perda de peso. Além disso, o chá preto também é diurético, diminuindo a retenção de líquidos no corpo e ajudando a secar a barriga.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de chá preto;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e adicionar as folhas de chá preto. Apagar o fogo, tampar e deixar a bebida repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras de chá por dia,  ainda morno.

Por ter cafeína, o chá preto não é indicado para crianças, para mulheres grávidas e que amamentam, para quem tem insônia, gastrite ou pressão alta. O chá preto pode gerar ansiedade ou agitação em algumas pessoas, sendo importante reduzir a ingestão deste chá.

4. Chá de gengibre

9 chás para secar a barriga

O chá de gengibre é ótimo para ajudar a secar a barriga, pois tem ação diurética, diminuindo a retenção de líquido no corpo. O gengibre é termogênico, pois aumenta o metabolismo do corpo, fazendo o organismo gastar mais energia. Além disso, ele diminui a absorção de gordura do alimento pelo intestino e ajuda a controlar a fome, diminuindo a ingestão de comida e contribuindo para perder peso. Conheça mais sobre o chá de gengibre para emagrecer.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá (1 g) de raiz de gengibre descascado;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Para preparar o chá, basta adicionar o gengibre e a água em uma panela e deixar ferver por 5 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e esperar amornar para coar e beber. É aconselhado beber o chá de gengibre no máximo 4 vezes por dia. 

O chá de gengibre deve ser evitado por crianças, por mulheres grávidas ou amamentando e por pessoas com cálculos biliares.

5. Chá mate 

9 chás para secar a barriga

O chá mate é uma planta rica em cafeína, uma substância diurética que ajuda a eliminar o excesso de líquido no corpo, secando a barriga. Outro benefício da erva mate, é ser rico em antioxidantes, que ajudam a diminuir a gordura do organismo e promover a saciedade, diminuindo a ingestão de alimentos e levando a perda de peso. Entenda os principais benefícios da erva mate e como utilizar.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de da erva de chá mate desidratada;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Ferver a água em um recipiente, adicionar a erva e apagar o fogo imediatamente. Tampar e deixar amornar por 5 a 10 minutos. Coar e beber. Este chá pode ser consumido frio ou quente entre 3 e 4 xícaras por dia antes ou após as refeições.

O chá mate não é recomendado para para crianças, mulheres grávidas e que amamentam, para quem tem problemas de insônia, gastrite ou pressão alta. O chá mate pode causar agitação ou ansiedade, por isso, nestes casos, sugere-se diminuir o consumo deste chá.

6. Chá matchá

9 chás para secar a barriga

O matchá é um tipo de chá verde mais artesanal e vendido na forma solúvel. Este chá é um potente diurético, rico em antioxidantes e cafeína que ajudam a eliminar o excesso de líquido e aumentar o gasto de energia do corpo. Por isso, é um chá ótimo para ajudar a secar a barriga. Conheça os benefícios do matcha e como consumir.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de matchá;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Aquecer a água até o início da fervura. Desligar o fogo e adicionar o matchá. Misturar bem, até se dissolver completamente. Aguardar amornar e beber. Beber até 3 xícaras de chá por dia antes ou após as refeições e após a prática de atividade física. 

Assim como o chá verde, o matchá não é indicado para crianças, durante a gravidez e a amamentação, para quem tem dificuldade para dormir, gastrite ou pressão alta. Agitação ou insônia são efeitos colaterais que podem surgir quando se bebe o matchá, sendo recomendado diminuir o consumo da bebida nestas situações.

7. Chá de carqueja

9 chás para secar a barriga

A carqueja tem flavonoides, antioxidantes que, entre outros benefícios, ajudam o organismo a eliminar a gordura corporal. Além disso, o chá de carqueja é diurético, ajudando a eliminar o excesso de água acumulada no organismo, secando a barriga. Veja mais sobre para que serve a carqueja e como fazer o chá.

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de carqueja desidratada;
  • 1 litro  de água. 

Modo de preparo:

Colocar a carqueja na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.

O chá de carqueja é contra indicado para crianças, para gestantes e mulheres que estão amamentando. Também não é indicada a ingestão deste chá para quem usa medicamentos para pressão alta ou diabetes, em casos de problemas graves do fígado e na presença de cálculos biliares.

8. Chá de lavanda 

9 chás para secar a barriga

A lavanda ou alfazema é uma planta que possui propriedades diuréticas, ajudando a combater o excesso de líquido do corpo e secando a barriga.  O chá de lavanda também é um potente calmante, ajudando a controlar a ansiedade e a compulsão por alimentos, ajudando a perder a barriga.

Ingredientes:

  • 30 g de flores de lavanda;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: 

Colocar a água para ferver e depois acrescentar as flores da lavanda e apagar o fogo. Tampar a panela e deixar esfriar entre 5 a 10 minutos. Coar e beber. Pode-se beber até  3 xícaras de chá de lavanda por dia.

O chá de lavanda é contraindicado para crianças, para mulheres grávidas e pessoas que tenham úlceras no estômago.

9. Chá de alcachofra

9 chás para secar a barriga

As folhas da alcachofra são usadas neste chá que tem uma potente ação diurética, ajudando a eliminar o excesso de líquido no corpo e secando a barriga. Veja mais sobre como a alcachofra realmente emagrece.

Ingredientes: 

  • 3 colheres de folhas de alcachofra;
  • 1 litro de água. 

Modo de preparo:

Ferver a água, adicionar as folhas da alcachofra e desligar o fogo imediatamente. Tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber durante o dia.

O chá de alcachofra não é indicado para crianças, para mulheres que amamentam, e para pessoas com entupimento da vesícula biliar ou hepatite.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Equipe Tua Saúde - em Novembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Maio de 2021.

Bibliografia

  • HECKMAN, A, Melanie; WELL, Jorge; MEJLA, G, Elvira. Caffeine (1, 3, 7-trimethylxanthine) in foods: a comprehensive review on consumption, functionality, safety, and regulatory matters. Journal of Food Science. Vol.75. 3.ed; 77-87, 2010
  • INSTITUTO FEDEREAL SERGIPE. Plantas medicinais: um guia prático. 2019. Disponível em: <http://www.ifs.edu.br/images/EDIFS/ebooks/2019.2/E-Book_-_Plantas_medicinais_um_guia_pr%C3%A1tico_compressed.pdf>. Acesso em 26 Mai 2021
  • SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DE CAMPINAS - SP. Cartilha plantas medicinais. 2018. Disponível em: <http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/assist_farmaceutica/Cartilha_Plantas_Medicinais_Campinas.pdf>. Acesso em 26 Mai 2021
  • MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO RURAL E PESCAS. As plantas medicinais, aromáticas e condimentares da Sub – região do Alto Tâmega e Barroso. Disponível em: <http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/conteudos/cen_documentos/outros/AltoTam_Barroso.pdf>. Acesso em 27 Mai 2021
  • REVISTA SAÚDE EM FOCO. Hibisco e o processo de emagrecimento: uma revisão da literatura. 2015. Disponível em: <http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/11hibisco_emagrecimento.pdf>. Acesso em 26 Mai 2021
  • PAN Haibo et al. Mechanisms of Body Weight Reduction by Black Tea Polyphenols. Molecules. 21. 12; 1-11, 2016
  • BURRIS Kellie; HARTE Federico et al. Composition and bioactive properties of Yerba Mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.): a review. Chilean Journal of Agricultural Research . 72. 2; 268-274, 2012
  • KOCHMAN, Joanna et al. Health Benefits and Chemical Composition of Matcha Green Tea: A Review. Molecules. Vol.26. 85.ed; 1-11, 2021
  • MANSOUR, S, Muhammad et al. Ginger consumption enhances the thermic effect of food and promotes feelings of satiety without affecting metabolic and hormonal parameters in overweight men: a pilot study. Metabolism. Vol.61. 10.ed; 1347-1352, 2012
  • LEVY, Yishai Levy et al. Green tea, weight loss and physical activity . Clinical Nutrition. Vol.36. 1.ed; 315, 2017
  • REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE AGRONOMIA . Estudo sobre Gengibre na medicina popular (nota técnica). 2008. Disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/5D3Iu05EHeEnqPl_2013-5-10-12-17-59.pdf>. Acesso em 27 Mai 2021
  • ATTARI, E, Vahideh et al. A systematic review of the anti‐obesity and weight lowering effect of ginger (Zingiber officinale Roscoe) and its mechanisms of action . Phytotherapy Research. Vol.32. 4.ed; 577-585, 2018
  • NAEEM Muhammad et al. Nutritional Content and Health Benefits of Eggplant. Turkish Journal of Agriculture - Food Science and Technology. 7. 31-36, 2019
  • MUSIAL Claudia; KUBAN-JANKOWSKA Alicja et al. Beneficial Properties of Green Tea Catechins. Nutrients. 21. 1-11, 2020
  • IKBAL Asik; ROY Satarupa et al. Health benefits of green tea: A mini review. Journal of Entomology and Zoology Studies. 8. 1; 1424-1430, 2020
  • SEIXAS Daniela. Compostos Bioativos dos Alimentos. 1º. São Paulo: VP Editora, 2015. 215-238.
  • PINTO João. Nutracêuticos e alimentos funcionais. 1º. Portugal: LIDEL, 2014. 261-262.
  • DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 44-46.
  • VIEIRA, Nichelle A. Efeito anti-inflamatório do gengibre e possível via de sinalização . Semina: Ciências Biológicas e da Saúde. Vol.35(1). 149-162, 2014
  • ERNST, E.; PITTLER, M.H. Efficacy of ginger for nausea and vomiting: a systematic review of randomized clinical trials.. British Journal of Anaesthesia. Vol.84(3). 367-371, 2000
  • WANG Jing et al. Beneficial effects of ginger Zingiber officinale Roscoe on obesity and metabolic syndrome: a review. Annals of the New York Academy of Sciences. 83-98, 2017
  • EXAMINE.COM. Ginger. Disponível em: <https://examine.com/supplements/ginger/>. Acesso em 11 Out 2019
  • SEUNGHAE Kim et al. Ginger Extract Ameliorates Obesity and Inflammation via Regulating MicroRNA-21/132 Expression and AMPK Activation in White Adipose Tissue. Nutrients. 10. 1-12, 2018
Mais sobre este assunto: