Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para rachaduras na mama

Duas opções de remédios caseiros normalmente recomendados pelos ginecologistas e obstetras são a pomada de lanolina e o próprio leite materno, pois são naturais e não possuem efeitos negativos para o bebê ou para a mãe, sendo indicado o seu uso toda vez após a amamentação.

Mesmo que as mamas estejam rachadas e doloridas, é recomendado que a amamentação seja continuada, pois assim é possível evitar o acúmulo de leite, que é ainda mais doloroso. Por isso, é importante utilizar os remédios caseiros para rachaduras na mama logo após o bebê mamar.

Remédio caseiro para rachaduras na mama

Leite materno

O leite materno é um ótimo remédio caseiro para rachaduras na mama, pois é hidratante e cicatrizante, tratando as rachaduras já existentes e prevenindo o aparecimento de outras. Assim, após a amamentação é recomendado passar um pouco do leite materno em volta do mamilo e da aréola e deixar secar naturalmente, sem tapar. 

É recomendado que esse procedimento seja realizado várias vezes ao dia sempre após o beber terminar de mamar, pois assim é possível hidratar o local e evitar o aparecimento das rachaduras.

Além disso, para aliviar o desconforto, pode-se tomar um banho de água fria e ficar sem usar sutiã por cerca de 15 minutos, expondo os seios ao sol.

Pomada de lanolina para rachadura no mamilo

Usar uma pomada de lanolina, que se compra nas farmácias e drogarias, também tem o mesmo efeito que o leite materno. No entanto, a quantidade de pomada que se deve colocar deve ser igual ao tamanho de uma ervilha porque ao usar mais pomada, os mamilos ficam úmidos, podendo favorecer a ocorrência de uma infecção, por exemplo.

Os protetores de mamilo podem ressecar a pele, facilitando o aparecimento de rachaduras e, por isso, devem ser evitados. O que se pode fazer para complementar o tratamento é colocar um disco de algodão entre o mamilo e o sutiã para evitar o desconforto.

O que não fazer

É importante evitar passar álcool, merthiolate ou cremes e pomadas hidratantes que não foram recomendadas pelo médico, pois pode prejudicar o bebê, já que entra em contato direto com a região. Assim, em caso de rachaduras na mama, é importante consultar o médico, para que seja feita orientação, e se possa aliviar o desconforto. Saiba como evitar as rachaduras na mama.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem