O que você precisa saber?

Remédio caseiro para rachaduras na mama

Um bom remédio caseiro e natural para lidar com as rachaduras na mama durante o período da amamentação é o próprio leite materno. Este leite é hidratante e cicatrizante, previne o aparecimento de rachaduras na mama e ajuda a cicatrizar se o bico do seio já estiver "rachado".

Este remédio caseiro é simples, mas muito eficaz, por isso, após amamentar deve-se passar um pouquinho do leite materno em toda volta do mamilo e da aréola e deixar secar naturalmente, sem tapar. Este procedimento deve ser realizado várias vezes ao dia e sempre após o bebê terminar de mamar.

Apertar o seio até sair um pouco de leiteApertar o seio até sair um pouco de leite
Passar o leite em volta do mamilo e aréolaPassar o leite em volta do mamilo e aréola

Pomada de lanolina para rachadura no mamilo

Usar uma pomada de lanolina, que se compra nas farmácias e drogarias, também tem o mesmo efeito que o leite materno. No entanto, a quantidade de pomada que se deve colocar deve ser igual ao tamanho de uma ervilha porque ao usar mais pomada, os mamilos ficam úmidos, podendo causar uma infecção.

Os protetores de mamilo podem ressecar a pele, facilitando o aparecimento de rachaduras e, por isso, devem ser evitados. O que se pode fazer para complementar o tratamento é colocar um disco de algodão entre o mamilo e o sutiã para evitar o desconforto.

Quantidade de pomada igual ao tamanho de uma ervilhaQuantidade de pomada igual ao tamanho de uma ervilha
Colocar um disco de algodão entre o mamilo e o sutiãColocar um disco de algodão entre o mamilo e o sutiã

Veja também o que fazer para evitar os mamilos rachados em: Como evitar rachaduras nos mamilos.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...