Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Barbatimão

O Barbatimão é uma planta medicinal, também conhecida como Barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, casca-da-mocidade ou ubatima, e é muito usada para ajudar a tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dores de garganta ou inchaços e hematomas na pele, por exemplo. Além disso, esta planta também pode ser utilizada para ajudar no tratamento de doenças como diabetes ou malária, por exemplo, devido a suas propriedades anti-inflamatórias.

Esta planta tem o nome científico Stryphnodendron barbatimam Mart. e pode ser comprada em lojas de produtos naturais. Além disso, esta planta pode ser utilizada da confecção de pomadas, sabonetes ou cremes, em farmácias de manipulação. 

Barbatimão

Para que serve

O Barbatimão já era utilizado pelos índios, e tem diversas funções. Algumas delas são tratar úlceras, doenças e infecções da pele, pressão alta, diarreia, hemorragia e feridas com hemorragias, hérnia, malária, câncer, problemas no fígado ou nos rins, inchaço e hematomas na pele, queimaduras na pele, dores de garganta, diabetes, conjuntivite e gastrite. Essa planta é muito usada para tratar a dor, generalizada ou localizada, podendo diminuir a sensibilidade e o desconforto.

Esta planta também é muito utilizada para a saúde da mulher, sendo útil para combater inflamações do útero e ovários, combater hemorragias, gonorreia, além de reduzir o corrimento vaginal. Saiba como usar o barbatimão para combater o corrimento vaginal.

Além disso, a pomada de barbatimão é uma promessa para o tratamento do HPV, tendo bons resultados em estudos, e pode ser uma cura para esta infecção. Saiba como a pomada de barbatimão é utilizada para HPV

Propriedades do Barbatimão

As propriedades do Barbatimão incluem uma ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana, antioxidante, analgésica, anti-hipertensivo, antiparasitária, tônica, desinfetante, antidiabética, diurética e coagulante.

Além disso, o Barbatimão também tem uma ação que para hemorragias, que diminui a sensação da dor, que reduz o inchaço e os hematomas na pele e que ajuda a eliminar toxinas do organismo.

Como usar

Os Barbatimão pode ser usado para aplicar diretamente na pele ou pode ser usado para preparar chá, usando as folhas e a casca do caule da planta. O chá de Barbatimão pode ser preparado do seguinte modo:

  • Ingredientes: 20 g da casca ou de folhas de Barbatimão;
  • Modo de preparo: a um litro de água fervente adicionar as cascas de Barbatimão ou as folhas, e deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Coar antes de beber.

Este chá deve ser bebido ao longo do dia, 3 a 4 vezes por dia. Também pode ser utilizado em banhos de assento para tratar doenças das partes íntimas.

O princípio ativo do barbatimão também pode ser encontrado em produtos cosméticos, como cremes e sabonetes, que podem atuar na pele, com efeito cicatrizante e anti-inflamatório.

Barbatimão

Quem não deve usar

O Barbatimão está contraindicado para mulheres grávidas e para mulheres amamentando. Além disso, também está contraindicado para pacientes com problemas graves no estômago, como úlceras ou câncer no estômago.

Possíveis efeitos Colaterais

O Barbatimão pode causar alguns efeitos colaterais como irritação no estômago, ou em casos mais graves, pode provocar aborto. Além disso, esta planta não deve ser ingerida em excesso, pois pode causar envenenamento, e por isso só deve ser usado segundo orientação do médico ou do fitoterapeuta.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...