Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como curar os Mamilos Rachados para Amamentar sem dor

As rachaduras no mamilo surgem especialmente nas primeiras semanas de amamentação devido a pega incorreta do bebê na mama. Pode-se desconfiar que o bebê está pegando a mama de forma incorreta quando ao parar de mamar, o bico do peito estiver amassado. Se estiver amassado, é muito provável que a pega esteja incorreta e que no dia seguinte surjam as gretas e o sangramento.

Para curar os mamilos rachados e sangrando deve-se continuar amamentando, mas sempre verificar se o bebê está fazendo a pega correta. É importante continuar dando mamá se surgirem gretas ou sangramento porque o próprio leite materno é um excelente remédio natural para curar os mamilos rachados.

Se o bebê estiver com candidíase na boca, o que é muito comum, o fungo cândida albicans pode passar para o mamilo da mãe pode ficar com candidíase na mama e nesse caso a dor no mamilo se torna ainda maior em forma de fisgada ou ardência profunda nos primeiros minutos da amamentação, e permanece até depois do bebê terminar de mamar. Mas essa dor surge novamente ou se torna pior sempre que o bebê mama, se tornando muito desconfortável para a mulher. Saiba se além da rachadura você pode ter candidíase na mama e o que fazer para curar mais rápido.

Como curar os Mamilos Rachados para Amamentar sem dor

O que passar nos mamilos

Para curar a rachadura no mamilo mais rápido sempre que o bebê terminar de mamar deve-se passar algumas gotinhas do próprio leite materno em todo bico e deixar secar naturalmente porque o leite é muito hidratante e tem tudo o que a pele precisa para cicatrizar sozinha.

No entanto, também pode ser recomendado pelo médico aplicar uma fina camada de uma pomada de lanolina no bico do peito ao terminar de amamentar. Essa pomada pode ser comprada em qualquer farmácia, mas deve ser retirada com um algodão embebido em água antes de colocar o bebê para mamar. 

Fazer cerca de 15 minutos de top less diariamente, enquanto amamenta também é uma ótima forma de proteger os mamilos e combater as rachaduras, mas o horário mais adequado para se expor dessa forma no sol é pela manhã, antes das 10 horas ou depois das 16 horas, porque é preciso estar sem protetor solar.

No banho passe apenas água e sabonete nas mamas e seque com uma toalha macia. A seguir coloque discos de amamentação dentro do sutiã porque isso ajuda a manter os mamilos mais confortáveis e secos, evitando infecções.

Veja como tratar os mamilos rachados em: Remédio caseiro para rachaduras nas mamas.

O que não passar nos mamilos

É contraindicado passar álcool, mertiolate ou qualquer outra substância desinfetante nos mamilos durante a fase da amamentação, para não prejudicar o bebê. Também não é indicado passar bepantol, glicerina, vaselina

Quando houver alterações como feridas nos mamilos o que deve-se fazer é continuar amamentando, tendo o cuidado de verificar se o bebê está mamando numa posição correta e passar somente o leite materno ou pomada de lanolina no bico do peito. Tanto o leite como a lanolina ajudam na cicatrização, sem prejudicar o bebê.

Posso continuar amamentando com o mamilo rachado e sangrando?

Sim, pode e deve porque assim o leite não se acumula causando ainda mais dor. O leite e o sangue podem ser ingerido pelo bebê sem nenhum problema, mas se achar que há sangue demais, fale com o pediatra.

Como evitar as rachaduras no bico do peito

Para evitar rachaduras nos mamilos durante a fase da amamentação é recomendado seguir algumas dicas simples cada vez que o bebê mamar. São elas:

  • Pressionar ligeiramente cada mamilo até sair um pouco de leite e molhar todo o mamilo e aréola com este leite para hidratar a pele, principalmente depois do bebê mamar;
  • Evitar o uso de cremes ou pomadas nos mamilos, utilizando somente se houver rachaduras e sob orientação médica;
  • Utilizar um protetor de mamilos dentro do sutiã e use sempre um bom sutiã de amamentação, pois o número errado pode prejudicar a produção e a retirada do leite;
  • Sempre que possível tirar o sutiã e expor as mamas ao sol para manter os mamilos sempre bem secos, já que a umidade também favorece a proliferação de fungos e bactérias.

As rachaduras não são causadas pelo tempo que o bebê leva para mamar, mas pelo ressecamento da pele e da "má pega" do bebê na auréola e por isso esta situação deverá ser rapidamente corrigida. O médico ou enfermeiro poderão ajudar a facilitar a pega do bebê e assim melhorar a saída do leite e evitar o desconforto que as rachaduras podem causar.

Qual a forma correta do bebê mamar?

Nariz livre para respirar corretamente
Nariz livre para respirar corretamente
Boca bem aberta, abocanhando também a auréola
Boca bem aberta, abocanhando também a auréola

Para que o bebê possa fazer a pega correta, extraindo o máximo de leite a cada sucção e não causar as rachaduras nos mamilos da mãe, o bebê deve estar posicionado da seguinte forma:

  1. Ter a barriguinha encostada na barriga da mãe,
  2. Ter a boca bem aberta, abocanhando também a auréola e não somente o bico do peito.

Além disso, a mãe deve variar a posição em que amamenta a cada mamada, mas alguns bebês precisam parar para arrotar na mesma mamada, sendo esta uma ótima oportunidade de mudar a posição do bebê. Veja as melhores posições para o bebê mamar, sem prejudicar o peito da mãe. 

Se continua com dúvidas ou se está tentando amamentar mas está sendo muito difícil e desconfortável deve buscar ajuda na maternidade onde o bebê nasceu, com doulas, enfermeiras ou parteiras porque elas são as melhores profissionais para indicar tudo o que deve fazer para conseguir amamentar por todo o tempo que desejar, sem dor ou sofrimento.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...