Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

O que fazer quando o bico do peito está rachado

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
novembro 2022

As rachaduras no mamilo surgem especialmente nas primeiras semanas de amamentação devido a pega incorreta do bebê na mama, podendo ser observadas pequenas rachaduras e sangramento no mamilo.

O tratamento para as rachaduras no mamilo deve ser feito com a aplicação e gotas do próprio leite materno no mamilo, já que atua como hidratante, diminuindo o ressecamento e o ardor. Além disso, o ginecologista ou o clínico geral pode indicar o uso de pomada para aliviar o mal-estar.

Nos casos mais leves, é importante que a mulher continue amamentando, ja que o leite materno garante os nutrientes necessários para fortalecer o organismo do bebê. No entanto, nos casos mais graves, é importante consultar o médico para que sejam avaliadas outras opções de amamentação.

Imagem ilustrativa número 3

Como curar os mamilos rachados

Para curar os mamilos rachados mais rápido, sempre que o bebê terminar de se alimentar, é recomendado:

  • Colocar uma gotas do próprio leite no mamilo, deixando secar naturalmente, já que o leite é muito hidratante e tem tudo o que a pele precisa para cicatrizar sozinha;
  • Aplicar uma fina camada de pomada, a lanolina, no mamilo após amamentar, devendo retirar com um algodão molhado em água antes que o bebê seja amamentado novamente;
  • Fazer cerca de 15 minutos de top less diariamente, durante o período de amamentação, de preferência durante a manhã, antes das 10 horas e após às 16h, já que é indicado estar sem protetor solar.

Outro conselho é passar apenas água e sabonete na mama e depois secar com movimentos suaves, usando uma toalha macia. A seguir deve-se colocar discos de amamentação dentro do sutiã porque isso ajuda a manter os mamilos mais confortáveis e secos, evitando infecções.

Veja ainda alguns remédio caseiros para rachaduras nas mamas.

O que não passar nos mamilos

É contraindicado passar álcool, mertiolate ou qualquer outra substância desinfetante nos mamilos durante a fase da amamentação, para não prejudicar o bebê. Também não é indicado passar bepantol, glicerina ou vaselina.

Quando houver alterações como feridas nos mamilos o que deve-se fazer é continuar amamentando, tendo o cuidado de verificar se o bebê está mamando numa posição correta e passar somente o leite materno ou pomada de lanolina no bico do peito, já que ajudam a cicatrizar sem prejudicar o bebê.

Posso continuar amamentando?

Sim, é recomendado que a mulher continue amamentando porque assim o leite não se acumula causando ainda mais dor. O leite e uma pequena quantidade de sangue podem ser ingeridos pelo bebê sem nenhum problema, mas caso se esteja sangrando muito deve-se informar o pediatra.

Ao amamentar é muito importante garantir que se está amamentando corretamente, já que essa é uma das principais causas do aparecimento de rachaduras no mamilo. Veja nosso guia de amamentação com o passo a passo para amamentar corretamente.

Como evitar

Para evitar rachaduras nos mamilos durante a fase da amamentação é recomendado seguir algumas dicas simples:

  • Passar um pouco de leite o mamilo e aréola, pressionando ligeiramente cada mamilo até sair um pouco de leite depois de terminar de amamentar;
  • pressionando ligeiramente cada mamilo até sair um pouco de leite depois de terminar de amamentar;
  • Evitar o uso de cremes ou pomadas nos mamilos, utilizando somente se houver rachaduras e sob orientação médica;
  • Utilizar um protetor de mamilos dentro do sutiã e usar sempre um bom sutiã de amamentação, pois o número errado pode prejudicar a produção e a retirada do leite;
  • Tirar o sutiã e expor as mamas ao sol por alguns minutos para manter os mamilos sempre bem secos, já que a umidade também favorece a proliferação de fungos e bactérias.

As rachaduras não são causadas pelo tempo que o bebê leva para mamar, mas pelo ressecamento da pele e da "má pega" do bebê na auréola e por isso esta situação deverá ser rapidamente corrigida. O médico ou enfermeiro poderão ajudar a facilitar a pega do bebê e assim melhorar a saída do leite e evitar o desconforto que as rachaduras podem causar.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • UNICEF UK. Guidance sheet 5B (chanllenges): sore, painful and/or cracked nipples. 2020. Disponível em: <https://www.unicef.org.uk/babyfriendly/wp-content/uploads/sites/2/2020/04/Unicef-UK-Baby-Friendly-Initiative-guidance-document-5b-challenges-sore-cracked-or-painful-nipples.pdf>. Acesso em 24 nov 2022
  • DE LA HOZ, Deimer et al. Revisión sistemática de las causas y tratamientos para las grietas en los pezones durante la lactancia materna. Entramado. 15. 2; 218-228, 2019
Mostrar bibliografia completa
  • JARAUTA, Marina. Tratamiento para las grietas en el pezón en la lactancia materna: Revisión Bibliográfica. Trabajo de Fin de Grado, 2018. Universidad de Lleida (UdL).
  • ACT GOVERNMENT HEALTH DIRECTORATE. CRACKED & SORE NIPPLES. 2018. Disponível em: <https://www.health.act.gov.au/sites/default/files/2018-10/ACT_H_Cracked_Nipples_FactSheet_2018-v1.pdf>. Acesso em 24 nov 2022
  • SANTOS, Kamila et al. Prevalence and factors associated withcracked nipples in the first monthpostpartum. BMC Pregnancy and Childbirth. 16. 1; 1-8, 2016
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.