Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer cicatrizantes naturais para Cortes e Feridas

Uma ótima estratégia para acelerar a cicatrização de feridas e cortes na pele é passar óleos, gel de babosa ou compressas de soluções com efeito cicatrizante, calmante e anti-inflamatório que podem ser feitos em casa, usando ingredientes naturais disponíveis em farmácias, drogarias ou lojas de produtos naturais.

1. Mistura de óleos

Como fazer cicatrizantes naturais para Cortes e Feridas

Esse óleo é uma excelente opção quando a ferida é superficial e já tem casquinha, porque não se deve usar este óleo se a ferida estiver aberta, ainda sem casquinha, para não infeccionar, nem se tiver pus. Nesse caso, deve ser tratado por um enfermeiro que poderá fazer a limpeza correta da ferida e o curativo necessário. 

Ingredientes

  • 30 ml de óleo mineral, amêndoa ou coco;
  • 1 gota de óleo essencial de calêndula;
  • 1 gota de óleo essencial de lavanda;
  • 1 gota de óleo essencial de rosmaninho;
  • 1 gota de óleo essencial de camomila.

Modo de preparo 

Juntar todos os ingredientes e agitar bem até que fique uma mistura uniforme. Guardar num recipiente bem fechado, dentro de um armário limpo e seco.

Para usufruir dos seus benefícios, basta aplicar uma pequena quantidade num arranhão ou mordida de gato ou cachorro, por exemplo, depois de cerca de 3 dias ou quando a ferida já não estiver aberta, tendo o cuidado de lavar a região com água corrente e sabão, e de seguida fazer movimentos circulares com o produto em cima e à volta do corte ou ferida. O óleo pode ser usado até que a ferida tenha desaparecido completamente.

2. Ligadura com mel

Como fazer cicatrizantes naturais para Cortes e Feridas

O mel é uma ótima opção para cicatrizar lesões na pele, porque contém um antibiótico natural comprovadamente eficaz contra microrganismos infecciosos.

Ingredientes

  • Mel;
  • Ligaduras esterilizadas.

Modo de preparo

Limpar a ferida e de seguida cobrir com uma fina camada de mel e colocar uma ligadura por cima e depois voltar a aplicar mel. Deve-se mudar a ligadura cerca de duas vezes por dia. Veja outros benefícios do mel.

3. Compressa de Milefólio

Como fazer cicatrizantes naturais para Cortes e Feridas

As extremidades floridas das hastes de milefólio contêm ingredientes cicatrizantes naturais que favorecem a coagulação do sangue, atenuam a dor e acalmam a inflamação.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de extrato líquido de milefólio;
  • 125 mL de água morna;
  • Compressas esterilizadas.

Modo de preparo

Diluir uma colher de chá de extrato de milefólio em 125 mL de água morna e depois embeber uma compressa nessa solução e aplicar no corte, pressionando com firmeza.

4. Compressa de confrei 

Um bom remédio natural para feridas é aplicar uma compressa de confrei na lesão e deixar atuar por 30 minutos porque esta planta medicinal possui propriedade cicatrizante que ajuda a regenerar a pele.

Ingredientes

  • 10 g de folhas de confrei
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. A seguir, tape e deixe amornar. Quando estiver morno, filtre e molhe uma gaze neste chá e aplique a compressa na ferida. A seguir, cubra com uma atadura ou coloque um band-aid para evitar a entrada de microrganismos e proteger a região.

Uma outra boa dica para ajudar na cicatrização de feridas é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como morango, laranja e abacaxi, porque eles ajudam na regeneração da pele. Porém, é importante estar atento a possíveis sinais de Inflamação na ferida. Vejo como Identificar uma inflamação e como tratar em Inflamação - Saiba o que é, como Identificar e Curar.

Confira também no vídeo seguinte, os cuidados que se deve ter para evitar que a pele fique manchada:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...