Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Óleo de Copaíba: para que serve e como usar

O Óleo de Copaíba ou Bálsamo de copaíba é um produto resinoso que apresenta diferentes aplicações e benefícios para o organismo, incluindo para o sistema digestivo, intestinal, urinário, imunológico e respiratório. 

Este óleo pode ser extraído a partir da espécie Copaifera officinalis, uma árvore também conhecida por Copaíba ou Copaibeira que cresce América do Sul e que pode ser inclusive encontrada no Brasil na região do Amazonas. No Brasil existem no total 5 espécies diferentes de Copaíba, sendo esta uma árvore rica em óleos essenciais, com potente ação germicida e cicatrizante. 

Óleo de Copaíba: para que serve e como usar

Para que serve e como usar

O Óleo de Copaíba serve para tratar problemas no organismo relacionados com as vias urinárias e respiratórias, assim como serve para desinfectar e cicatrizar feridas ou problemas de pele. 

Este óleo depois de extraído pode ser usado puro, na forma de cápsulas, em diversas pomadas e cremes anti-inflamatórios e cicatrizantes, assim como em loções, shampoo anti-caspa e para tratamento de problemas no couro cabeludo, produtos para cuidado oral, produtos para o acne, sabonetes, espumas de banho e produtos para higiene íntima. Além disso, este óleo também serve para fixar perfumes e fragrâncias na industria. 

Quando ingerido na forma de cápsulas, é recomendada a ingestão de 2 cápsulas por dia, sendo recomendada uma dose de 250 mg por dia. Para aplicar na pele, é recomendada a aplicação de algumas gotas de óleo sobre a região a ser tratada, massageando em seguida para a completa absorção do produto. 

Benefícios do Óleo de Copaíba

O Óleo de Copaíba apresenta diferentes aplicações e benefícios, que incluem: 

  • Cicatrização e desinfecção de feridas; 
  • Antisséptico e expectorante para as vias respiratórias, ajudando no tratamento de problemas como pulmonares como tosse e bronquite; 
  • Ajuda no tratamento da disenteria;
  • Atua nas vias urinárias no tratamento da incontinência urinária e cistite, assim como possui ação antisséptica e diurética; 
  • Ajuda no tratamento de problemas de pele como psoríase, dermatoses, eczemas ou urticária. 

Além disso, este óleo também ajuda no tratamento de problemas no couro cabeludo, aliviando os sintomas de coceira e irritação. 

Óleo de Copaíba: para que serve e como usar

Propriedades do óleo de copaíba

O Óleo de Copaíba possui uma forte ação cicatrizante, antisséptica e bactericida, assim como apresenta propriedades que diluem e favorecem a expulsão da expectoração, diuréticas, laxativas, estimulantes e emolientes que suavizam e amaciam a pele. 

Este óleo quando ingerido atua no organismo restabelecendo as funções normais das das membranas e mucosas, modificando as secreções e facilitando a cicatrização. Quando ingerido em pequenas quantidades ou na forma de cápsulas, atua diretamente no estômago, nas vias respiratórias e urinárias. Quando é aplicado topicamente, na forma de creme, pomada ou loção, possui uma forte ação germicida, cicatrizante e emoliente, suavizando e amaciando a pele e favorecendo a rápida recuperação e cicatrização dos tecidos. Conheça outras mais propriedades da copaíba.

Efeitos colaterais e contraindicações

O uso desse óleo deve ser feito, de preferência, sob orientação do médico ou fitoterapeuta, pois pode resultar em alguns efeitos colaterais, principalmente quando ingerido, como vômito, náusea, enjoo e diarreia, por exemplo.

O Óleo de Copaíba está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando e para pacientes com sensibilidade ou problemas gástricos. Além disso, alguns estudos indicam também que o Óleo de Copaíba apresenta propriedades que têm demonstrado ser eficazes no tratamento de diferentes tipos de câncer e da tuberculose. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar