7 remédios caseiros para rachadura no calcanhar

julho 2022

Alguns remédios caseiros para rachadura no calcanhar, são esfoliantes, como o esfoliante de arroz, mel e vinagre, que ajudam a remover as células mortas da pele e a camada de pele áspera, ou hidratantes, como o creme de limão e patchouli, que promovem uma hidratação profunda da pele, mantendo a pele suave e macia. 

O surgimento de rachaduras nos pés pode causar desconforto e afetar qualquer pessoa e em qualquer idade, e geralmente estão relacionadas ao uso frequente de sandálias ou chinelos, banhos muito quentes, ingestão de pouca água durante o dia ou até problemas de saúde, como diabetes, por exemplo.

Assim, uma boa forma de melhorar a rachadura no calcanhar é fazer a esfoliação 2 a 3 vezes por semana, especialmente quando já existem rachaduras, e a hidratação que pode ser feita todos os dias. No entanto, no caso da rachadura não melhorar, deve-se consultar o dermatologista para que seja orientado o tratamento mais adequado.

1. Esfoliante de arroz, mel e vinagre

O esfoliante de arroz, mel e vinagre ajuda a remover as células de pele mortas além de hidratar a pele. Porém, a esfoliação só deve ser usada cerca de 2 vezes por semana, para não agredir a pele em excesso. Este esfoliante caseiro é perfeito para usar depois do banho e em substituição da lixa de pés, por exemplo. 

Ingredientes

  • 1 punhado de arroz cru batido no liquidificador;
  • 1 colher de mel;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de cidra da maçã;
  • 1 colher de azeite de oliva.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes até obter uma pasta grossa e, em seguida, mergulhar os pés em água morna por cerca de 20 minutos e fazer uma massagem suave com o esfoliante. Pode-se deixar o esfoliante nos pés e só retirar o excesso ou lavar os pés e aplicar o hidrante caseiro indicado anteriormente, por exemplo.

2. Esfoliante de farinha de milho e hortelã-pimenta

A farinha de milho e o sal marinho removem a pele dura, o óleo de hortelã-pimenta é revigorante e o óleo de amêndoa tem propriedades hidratantes e nutritivas.

Ingredientes

  • 45 g de farinha fina de milho;
  • 1 colher de sopa de sal marinho;
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoa;
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Modo de preparo

Misturar tudo numa bacia e adicionar água morna para formar uma pasta consistente. sentar-se e massagear os pés, insistindo nas regiões mais ásperas. De seguida, lavar os pés com água morna e sabão.

3. Esfoliante de fubá e óleo de amêndoas

Esta mistura é ideal para quem tem o pé muito seco e já com alguns sinais de rachaduras, pois permite hidratar bem a pele, ao mesmo tempo que a fubá remove as células mortas, reduzindo a pele grossa.

Ingredientes

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e depois esfregar nos pés em movimentos circulares, insistindo mais nos calcanhares. Após a esfoliação, deve hidratar muito bem os pés com um creme específico para os pés e deixar secar naturalmente para evitar o mau cheiro.

4. Pasta com bicarbonato de sódio

A pasta com bicarbonato de sódio é um excelente remédio caseiro para garantir uma hidratação profunda do pé, eliminando a pele mais ressecada e acabando de vez com as rachaduras que podem surgir no calcanhar.

Além disso, a presença de bicarbonato de sódio também evita o surgimento de infecções e micoses no pé, que podem surgir devido às rachaduras que facilitam o acúmulo de vários tipos de micro-organismos.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de banha de porco ou carneiro;
  • 3 colheres (de sopa) de creme hidratante;
  • 1 colher (de sopa) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes em um pote de vidro limpo e seco, e misturar bem até obter uma pasta homogênea. Esta mistura pode ser mantida no pote de vidro até cerca de 1 mês, desde que guardada num local fresco e sem a luz direta do sol. Para usar, basta passar esta mistura nos pés após o banho, por exemplo, em substituição do creme hidratante.

A banha de porco pode ser facilmente encontrada no açougue, no entanto, também pode ser substituída por algum tipo de óleo hidratante, como o óleo de amêndoas doces ou a glicerina, por exemplo.

Assista o passo a passo dessa receita no vídeo seguinte:

5. Hidratante de abacaxi

O abacaxi é uma fruta que contém muita água, vitaminas e antioxidantes importantes para nutrir a pele. Assim, ele pode ser usado como uma solução caseira para hidratar a pele depois da esfoliação, por exemplo.

Ingredientes

  • 2 fatias da casca do abacaxi.

Modo de preparo

Cortar o abacaxi, retirando toda a sua casca em tiras grandes. Depois do banho, ou após fazer um escalda pés, por exemplo, colocar uma tira da casca do abacaxi em volta do calcanhar e depois calçar uma meia bem justa para que a casca do abacaxi não se mova e deixe atuar durante toda a noite. De manhã, lave os pés com água morna e repita o procedimento durante 4 dias seguidos.

6. Hidratante de alho e óleo de milho

Uma ótima solução caseira para o calcanhar rachado é passar um óleo hidratante caseiro preparado com óleo de milho e alho. Esta mistura, além de hidratar profundamente a pele, devido ao óleo, também elimina bactérias que possam estar ressecando ainda mais a pele, devido às propriedades do alho.

Ingredientes

  • 6 dentes de alho fatiados;
  • Meio copo de óleo de milho.

Modo de preparo

Levar os ingredientes ao fogo em banho maria por cerca de 10 minutos, misturando com uma colher de pau. Depois, deixar amornar e passar a mistura nos calcanhar rachado, 2 vezes ao dia. Esta solução pode ser utilizada como substituto dos cremes hidratantes convencionais.

7. Creme de limão e patchouli

O óleo essencial de limão suaviza os calos, enquanto que o óleo essencial de patchuli trata a pele rachada e a manteiga de cacau é ótima para hidratar e nutrir a pele.

Ingredientes

  • 60 g de manteiga de cacau;
  • 10 gotas de óleo essencial de limão;
  • 5 gotas de óleo essencial de patchouli.

Modo de preparo

Colocar a manteiga de cacau em uma panela, aquecer até derreter e depois retirar do fogo e adicionar os óleos, mexendo. Em seguida, deve-se colocar a mistura em um frasco limpo e seco e deixar esfriar. Massagear os pés com o creme antes de deitar. Para melhorar a hidratação, pode-se calçar um par de meias de algodão antes de deitar. Veja também como fazer o ritual perfeito de hidratação para os pés

Esta informação foi útil?

Atualizado por Bruna Ribeiro Priv - , em julho de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em julho de 2022.
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).

Tuasaude no Youtube

  • COMO TRATAR OS PÉS RACHADOS

    02:26 | 489055 visualizações