Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para rachadura no calcanhar

Atualizado em Setembro 2019

A rachadura no calcanhar pode ser prevenida com hidratação e nutrição diária dos pés e com uma esfoliação que pode ser feita uma a duas vezes por semana.

Este ritual pode ser realizado recorrendo a remédios caseiros que podem ser preparados em casa utilizando produtos como óleos essenciais, mel, azeite, sal marinho ou bicarbonato de sódio, por exemplo.

1. Creme de limão e patchouli

Remédio caseiro para rachadura no calcanhar

O óleo essencial de limão suaviza os calos, enquanto que o óleo essencial de patchuli trata a pele gretada e a manteiga de cacau é ótima para hidratar e nutrir a pele.

Ingredientes

Modo de preparo

Colocar a manteiga de cacau num tacho, aquecer até derreter e depois retirar o tacho do lume e adicionar os óleos, mexendo. De seguida, deve-se verter a mistura para um frasco e deixar arrefecer e massagear os pés com o creme antes de deitar. Para evitar sujar os lençóis, pode-se calçar um par de meias de algodão antes de deitar.

2. Esfoliante para pés rachados

Remédio caseiro para rachadura no calcanhar

Esta mistura é uma pasta esfoliante feita com arroz, mel e vinagre, que ajuda a remover as células de pele mortas além de hidratar a pele. Porém, a esfoliação só deve ser usada cerca de 2 vezes por semana, para não agredir a pele em excesso. Este esfoliante caseiro é perfeito para usar depois do banho e em substituição da lixa de pés, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 punhado de arroz cru batido no liquidificador;
  • 1 colher de mel;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de cidra da maçã;
  • 1 colher de azeite de oliva.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes até obter uma pasta grossa e, em seguida, mergulhar os pés em água morna por cerca de 20 minutos e fazer uma massagem suave com essa pasta. Pode-se deixar a pasta nos pés e só retirar o excesso ou lavar os pés e aplicar o hidrante caseiro indicado anteriormente, por exemplo.

3. Esfoliante de farinha de milho e hortelã-pimenta

Remédio caseiro para rachadura no calcanhar

A farinha de milho e o sal marinho removem a pele dura, o óleo de hortelã-pimenta é revigorante e o óleo de amêndoa tem propriedades hidratantes e nutritivas.

Ingredientes

  • 45 g de farinha fina de milho;
  • 1 colher de sopa de sal marinho;
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoa;
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Modo de preparo

Misturar tudo numa bacia e adicionar água morna para formar uma pasta consistente. sentar-se e massagear os pés, insistindo nas regiões mais ásperas. De seguida, lavar os pés com água morna e sabão.

4. Pasta com bicarbonato de sódio

Remédio caseiro para rachadura no calcanhar

Este é um excelente remédio caseiro para garantir uma hidratação profunda do pé, eliminando a pele mais ressecada e acabando de vez com as rachaduras que podem surgir no calcanhar.

Além disso, a presença de bicarbonato de sódio também evita o surgimento de infecções e micoses no pé, que podem surgir devido às rachaduras que facilitam o acúmulo de vários tipos de micro-organismos.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de banha de porco ou carneiro;
  • 3 colheres de sopa de creme hidratante;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo

Para preparar esta pasta, basta juntar os ingredientes num pote de vidro e misturar bem até obter uma pasta homogênea. Esta mistura pode ser mantida no pote de vidro até cerca de 1 mês, desde que guardada num local fresco e sem a luz direta do sol. Para usar, basta passar esta mistura nos pés após o banho, por exemplo, em substituição do creme hidratante.

A banha de porco pode ser facilmente encontrada no açougue, no entanto, também pode ser substituída por algum tipo de óleo hidratante, como o óleo de amêndoas doces ou a glicerina, por exemplo.

Assista o passo a passo dessa receita no vídeo seguinte:

COMO TRATAR OS PÉS RACHADOS

177 mil visualizações

Veja também como fazer o ritual perfeito de hidratação para os pés.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem