Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para o leite empedrado

O leite empedrado, conhecido cientificamente por ingurgitamento mamário, geralmente ocorre quando há um esvaziamento incompleto das mamas e, por isso, um bom tratamento caseiro para a mama empedrada é colocar o bebê para mamar a cada duas ou três horas. Assim, é possível ir retirando o excesso de leite que é produzido, deixando os seios menos duros, cheios e pesados. Outra opção, é usar a bombinha de leite depois do bebê mamar, caso não tenha mamada o suficiente para esvaziar a mama.

Tratamento caseiro para o leite empedrado

No entanto, caso não seja possível dar de mamar por causa da dor, existem outros tratamento caseiros que podem ser feitos primeiro:

1. Colocar compressas mornas sobre as mamas

As compressas mornas ajudam a dilatar as glândulas mamárias, que estão inchadas, para facilitar a retirada do leite que está sendo produzido em excesso. Assim, as compressas podem ser colocadas 10 a 20 minutos antes de dar de mamar, por exemplo, facilitando a saída do leite e aliviando a dor durante a amamentação.

Nas farmácias, existem até discos térmicos como os da Nuk ou da Philips Avent que ajudam a estimular o fluxo de leite antes de amamentar, mas as compressas mornas também ajudam bastante.

2. Fazer massagens circulares na mama

As massagens na mama ajudam a conduzir o leite pelos canais dos seios e, por isso, também garantem que seja mais fácil para o bebê retirar o excesso de leite da mama. A massagem deve ser feita com movimentos circulares, na vertical e em direção ao mamilo. Veja melhor a técnica para massagear os seios empedrados.

Esta técnica pode até ser usada juntamente com as compressas mornas, pois será mais fácil massagear a região. Assim, quando a compressa começar a esfriar, deve-se retirá-la da mama e fazer a massagem. Depois, pode-se colocar uma nova compressa morna, caso a mama continue muito dura.

Tratamento caseiro para o leite empedrado

3. Usar bombinhas para tirar o leite

Utilizar bombas de extração de leite ou as mãos para retirar o leite em excesso após as mamadas do bebê ajudam a garantir que o leite não acaba ficando duro dentro dos ductos mamários. Porém, não se deve ordenhar o leite em todas as mamadas, pois pode ocorrer uma maior produção de leite.

Se o bebê tiver dificuldade em pegar o mamilo devido ao inchaço e endurecimento das mamas também se pode retirar um pouco de leite antes para facilitar a pega do bebê e evitar machucar os mamilos.

4. Aplicar compressas frias após a mamada

Após o bebê mamar e após se retirar o leite que fica em excesso, pode-se aplicar compressas frias sobre as mamas para diminuir a inflamação e o inchaço.

Com a continuação da amamentação, o ingurgitamento mamário geralmente desaparece naturalmente. Veja ainda como evitar que o ingurgitamento mamário surja.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar