Pele sensível: sintomas, 10 causas, (e o que fazer)

A pele sensível pode ser causada por dermatite atópica, urticária, rosácea ou pele seca, resultando em sintomas como vermelhidão na pele, coceira, descamação ou sensação de queimação ou ardor na pele.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A sensibilidade na pele pode ser desencadeada por fatores externos, como sol, calor, frio, vento ou substâncias químicas, ou fatores internos, como alterações hormonais, estresse, comidas apimentadas ou bebidas alcoólicas.

Leia também: 7 tipos de pele: como identificar e cuidar (com teste online) tuasaude.com/como-saber-o-seu-tipo-de-pele

Em caso de pele sensível, é recomendado consultar o dermatologista para identificar a causa e indicar o tratamento mais adequado. 

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de pele sensível

Os principais sintomas de pele sensível são:

  • Coceira na pele, que pode ser leve a intensa;
  • Sensação de ardor ou queimação;
  • Vermelhidão na pele;
  • Ressecamento, descamação ou rachaduras na pele;
  • Sensibilidade na pele ao toque;
  • Sensação de pele repuxada ou tensionada.

Além disso, podem surgir inchaços na pele, bolhas, placas ou manchas na pele, por exemplo.

É importante consultar o dermatologista sempre que se apresentar sintomas de pele sensível para que sua causa seja identificada e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Qual parte do corpo é afetada?

A sensibilidade na pele pode afetar qualquer parte da pele, como rosto, braços, mãos, pernas, tronco, costas, pés, pernas, axilas, virilha ou até região genital, por exemplo.

Como saber se minha pele é sensível

Para saber se a pele é sensível, deve-se estar atento aos sinais de sensibilidade na pele, como:

  1. Vermelhidão que desaparece após a remoção ou contato com agentes irritantes ou tratamento;
  2. Surgimento dos sintomas ao se expor a baixas temperaturas, vento, poluição ou sol;
  3. Pele que queima facilmente quando exposta ao sol;
  4. Aparecimento de vermelhidão, bolhas ou acne facilmente.

Além disso, a pele sensível é muito reativa podendo ficar irritada facilmente ao ter contato com cremes, sabonetes, perfumes, detergentes, produtos de limpeza, sabão em pó ou alguns tecidos de roupas, por exemplo.

10 causas de pele sensível

As principais causas de pele sensível são:

1. Pele seca

A pele seca pode ser causada por ficar muito tempo em ambientes muito frios ou muito quentes ou dermatite atópica, por exemplo.

Além disso, a pele seca por surgir devido à baixa ingestão de água. Confira outras causas da pele seca.

O que fazer: evitar lavar as mãos e tomar banhos muito quentes, usar sabonete hidratante, usar hidratantes na pele e beber bastante água por dia.

2. Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma inflamação crônica da pele que deixa a pele mais sensível e causa sintomas como coceira e vermelhidão na pele, principalmente, nos joelhos, cotovelos, dorso das mãos, pés e região genital.

Além disso, essa condição dificulta a retenção de água na pele, deixando a pele mais seca e irritada.

Leia também: 8 principais sintomas de dermatite atópica tuasaude.com/sintomas-de-dermatite-atopica

A dermatite atópica, ou eczema atópico, normalmente, surge na infância e tende a diminuir até à adolescência, podendo aparecer novamente na idade adulta.

O que fazer: o tratamento pode ser feito com o uso de cremes ou pomadas corticoides indicados pelo dermatologista.

Além disso, o uso de cremes hidratantes e a realização de fototerapia também podem ser recomendados pelo médico. Veja como é feito o tratamento da dermatite atópica.

3. Alergias na pele

A pele sensível também pode ser causada pela alergias, que provocam uma inflamação na pele e sintomas, como coceira que pode ser intensa, vermelhidão, inchaço ou bolhas na pele.

Essas alergias podem acontecer devido a fatores externos como uso de cosméticos na pele, mudanças de temperatura do ambiente, materiais como látex ou picadas de insetos, por exemplo.

Leia também: Alergia na pele: sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/alergia-na-pele

O que fazer: deve-se evitar o contato com a substância ou produto que causa a alergia na pele. Além disso, o dermatologista pode indicar o uso de pomadas corticoides ou imunossupressoras para aliviar os sintomas. 

No entanto, caso a pessoa apresente sintomas de alergia grave, como inchaço na boca, língua ou garganta, dificuldade para respirar, deve-se procurar o pronto socorro mais próximo imediatamente.

4. Alterações hormonais

As alterações hormonais normais na gravidez, durante o ciclo menstrual, amamentação ou na menopausa, podem deixar a pele mais sensível ou ressecada.

O que fazer: como são alterações normais, é recomendado manter os cuidados diários com a pele, aplicando hidratante e protetor solar diariamente, indicados pelo dermatologista.

No caso da menopausa, pode-se fazer a terapia de reposição hormonal se indicado pelo ginecologista.

5. Urticária

A urticária é um tipo de alergia na pele, que pode ser causada por picadas de inseto, medicamentos, alergias a alimentos, tecido da roupa, pólen, látex, suor, ou variações de temperatura, como calor ou frio extremo, por exemplo. 

Essa condição aumenta a sensibilidade na pele, podendo ser aguda ou crônica e causar sintomas como manchas vermelhas, coceira intensa, vergões ou inchaço na pele.

O que fazer: o tratamento é feito pelo dermatologista ou alergologista, e varia de acordo com a causa e tipo de urticária, podendo ser indicado o uso de remédios indicar o uso de remédios antialérgicos, imunossupressores ou terapia biológica, por exemplo.

Leia também: Remédios para urticária: de farmácia e caseiros tuasaude.com/remedio-para-urticaria

6. Rosácea

O pele sensível também pode ser causada pela rosácea, que é condição dermatológica de causa desconhecida, que provoca vermelhidão no rosto, principalmente nas bochechas, testa e nariz.

Essa condição pode aumentar a sensibilidade da pele do rosto, além de provocar sensação de calor ou inchaço.

O que fazer: o tratamento é feito pelo dermatologista que pode indicar o uso de cremes, como a pomada de ivermectina ou metronidazol, além do uso de protetor solar próprio para rosácea.

Leia também: Rosácea: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/tratamento-para-rosacea

7. Dermografismo

O dermografismo é uma reação exagerada da pele ao atrito, vibração, pressão calor ou frio, causando sintomas como sensibilidade na pele, marcas em alto relevo, vermelhidão, coceira ou sensação de queimação no local.

Essa condição, também conhecida como urticária dermográfica ou urticária factícia, é mais comum em pessoas entre 20 e 40 anos de idade, após situações estressantes, eventos traumáticos ou problemas psicológicos.

O que fazer: deve-se fazer o tratamento indicado pelo dermatologista, com uso de antialérgicos, terapia biológica ou fototerapia para controlar os sintomas e evitar as crises, podendo também ser recomendada a psicoterapia.

Além disso, deve-se usar roupas folgadas e evitar água muito quente ou fria, ou fricção vigorosa de toalhas ou roupas na pele.

8. Fotossensibilidade

A pele sensível pode ser causada por fotossensibilidade que é a sensibilidade excessiva a aos raios UV do sol.

Essa condição pode se desenvolver devido a fatores genéticos, doenças autoimunes, uso de remédios ou aplicação de produtos cosméticos na pele.

O que fazer: aplicar protetor solar com no mínimo FPS 30 diariamente, mesmo em dias nublados, e evitar a exposição ao sol buscando lugares com sombra e passando o máximo tempo possível fora do sol.

Leia também: Alergia ao sol: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-alergia-ao-sol

9. Uso de remédios

O uso de alguns remédios, como retinoides, antibióticos, anti-inflamatórios não esteroides, anti-histamínicos ou estatinas, por exemplo, podem ter como efeito colateral deixar a pele mais sensível.

Além disso, alguns remédios pode aumentar a sensibilidade da pele ao sol.

O que fazer: deve-se consultar o médico responsável pelo tratamento que pode alterar as doses ou trocar o remédio. De forma alguma deve-se interromper o tratamento por conta própria, sem orientação médica. 

10. Procedimentos estéticos na pele

Os procedimentos estéticos na pele, como peeling, microagulhamento ou depilação a laser, também podem deixar a pele sensível.

Além disso, outros procedimentos, como esfoliação da pele, barbear o rosto ou até cirurgias, são outras causas do aumento da sensibilidade na pele.

O que fazer: é recomendado evitar a exposição ao sol, usar protetor solar com FPS 30 ou mais, e evitar tocar na área tratada. Além disso, o dermatologista deve indicar o uso de cremes hidratantes para manter a pele saudável e evitar fazer esfoliações.

Leia também: Protetor solar: como escolher o melhor FPS e como usar tuasaude.com/saiba-qual-e-o-melhor-protetor-solar-para-cada-pele

Como cuidar da pele sensível

Para cuidar da pele sensível diariamente, é recomendado:

  • Evitar tomar banhos demorados e com água muito quente;
  • Usar sabonetes suaves e sem perfume;
  • Secar bem a pele após o banho, com uma toalha macia, limpa e seca, sem esfregar a pele;
  • Aplicar protetor solar diariamente, com FPS 30 ou mais;
  • Passar o hidratante após o banho;
  • Evitar o uso de produtos adstringentes, esfoliantes físicos, retinol ou alfa hidroxiácidos.

Além disso, deve-se dar preferência por lavar roupas com sabão em pó e amaciantes suaves e sem perfume, e evitar substâncias que provoquem alergia ou irritação na pele.

Leia também: 18 melhores alimentos para a pele (e como consumir) tuasaude.com/alimentos-para-uma-pele-perfeita

Vídeos relacionados

6 causas de COCEIRA e como tratar

08:27 | 573.108 visualizações

Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

07:21 | 72.238 visualizações

Como escolher o PROTETOR SOLAR

05:19 | 73.839 visualizações