Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dermatite atópica: principais sintomas e como é feito o diagnóstico

A dermatite atópica, ou eczema atópico, é uma forma de inflamação da pele causada por reação alérgica deste órgão, sendo mais comum em adultos e crianças que também têm rinite alérgica e asma.

Os sintomas da dermatite atópica podem ser desencadeados por diversos fatores, como por exemplo calor, estresse, ansiedade, infecções na pele e suor excessivo, por exemplo.

Dermatite atópica: principais sintomas e como é feito o diagnóstico

Sintomas de dermatite atópica

Os sintomas de dermatite atópica se apresentam de forma cíclica, ou seja, tem períodos de melhora e piora, sendo os principais sintomas:

  1. Vermelhidão no local;
  2. Pequenos caroços ou bolhinhas;
  3. Inchaço localizado;
  4. Descamação da pele;
  5. Coceira;
  6. Pode haver a formação de crostas;
  7. Pode haver espessamento ou escurecimento da pele na fase crônica da doença.

A doença não é contagiosa e os principais locais afetados pela dermatite são as dobras do corpo, como dos cotovelos, joelhos ou pescoço, ou nas palmas das mãos e plantas dos pés, no entanto, nos casos mais graves, pode atingir outros locais do corpo, como costas e peito, por exemplo.

Dermatite atópica no bebê

No caso do bebê, os sintomas de dermatite atópica podem surgir já no primeiro ano de vida, mas também podem aparecer em crianças até os 5 anos de idade, podendo durar até a adolescência ou durante a vida inteira.

A dermatite atópica infantil pode acontecer em qualquer parte do corpo, no entanto é mais comum de acontecer no rosto, bochechas e na parte externa dos braços e das pernas.

Como é feito o diagnóstico

Não há método de diagnóstico específico para a dermatite atópica, uma vez que há vários fatores que podem desencadear os sintomas da doença. Assim, o diagnóstico da dermatite de contato é feito pelo dermatologista ou alergologista a partir da observação dos sintomas e história clínica da pessoa.

Em alguns casos, quando não é possível identificar a causa da dermatite de contato apenas através do relato do paciente, o médico pode solicitar a realização de um teste de alergia com o objetivo de identificar a causa. Entenda como é feito o teste de alergia.

Quais são as causas

A dermatite atópica é uma doença genética cujos sintomas podem aparecer e desaparecer de acordo com alguns estímulos, como por exemplo ambiente com poeira, ressecamento da pele, calor e suor excessivos, infecções na pele, estresse, ansiedade e alguns alimentos, por exemplo. Além disso, os sintomas da dermatite atópica podem ser desencadeados por ambientes muito secos, úmidos, quentes ou frios. Conheça outras causas de dermatite atópica.

A partir da identificação da causa, é importante se afastar do fator desencadeante, além de usar hidratantes para a pele e medicamentos anti-alérgicos e anti-inflamatórios que devem ser recomendados pelo dermatologista ou pelo alergologista. Entenda como é feito o tratamento para a dermatite atópica.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar