Os sintomas de dermatite atópica se apresentam de forma cíclica, ou seja, tem períodos de melhora e piora, e costumam aparecer mais frequentemente nas dobras do corpo, como dos cotovelos, joelhos ou pescoço, ou nas palmas das mãos e plantas dos pés, no entanto, nos casos mais graves, pode atingir outros locais do corpo, como costas e peito, por exemplo. Os principais sintomas de dermatite atópica são:
- Pequenos caroços ou bolhinhas;
- Inchaço localizado;
- Descamação da pele, devido ao ressecamento;
- Vermelhidão;
- Coceira;
- Pode haver a formação de feridas, devido à coceira;
- Pode haver espessamento ou escurecimento da pele na fase crônica da doença.
Os sinais e sintomas da dermatite atópica podem ser desencadeados por diversos fatores, como por exemplo calor, estresse, ansiedade, infecções na pele e suor excessivo, por exemplo, e o diagnóstico é feito pelo dermatologista por meio da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa. Conheça mais sobre a dermatite atópica.

Sintomas de dermatite atópica no bebê
No caso do bebê, os sintomas de dermatite atópica podem surgir já no primeiro ano de vida, mas também podem aparecer em crianças até os 5 anos de idade, podendo durar até a adolescência ou durante a vida inteira. A dermatite atópica infantil pode acontecer em qualquer parte do corpo, no entanto é mais comum de acontecer no rosto, bochechas e na parte externa dos braços e das pernas.
Quem tem mais risco
A dermatite atópica é uma doença genética cujos sintomas podem aparecer e desaparecer de acordo com alguns estímulos, como por exemplo ambiente com poeira, ressecamento da pele, calor e suor excessivos, infecções na pele, estresse, ansiedade e alguns alimentos, por exemplo. Além disso, os sintomas da dermatite atópica podem ser desencadeados por ambientes muito secos, úmidos, quentes ou frios.
O que fazer em caso de suspeita
Na presença de sinais e sintomas sugestivos de dermatite atópica, é indicado que o dermatologista ou alergologista seja consultado, pois assim é possível que seja feita a avaliação dos sintomas apresentados levando em consideração os hábitos e o histórico de saúde.
Em alguns casos, quando não é possível identificar a causa da dermatite de contato apenas através do relato do paciente, o médico pode solicitar a realização de um teste de alergia com o objetivo de identificar a causa.
Como é o tratamento
O tratamento para dermatite atópica deve ser feito de acordo com a orientação do médico e tem como principal objetivo afastar o fator desencadeante para evitar que os sintomas voltem a aparecer. Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de hidratantes para a pele e medicamentos anti-alérgicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e diminuir a inflamação. Entenda como é feito o tratamento para a dermatite atópica.