Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Protetor solar: Saiba qual é o melhor para sua pele e como usar

​O fator de proteção solar deve ser, preferencialmente, de 50, porém, as pessoas mais morenas podem usar um índice menor, porque a pele mais escura confere uma proteção maior relativamente aquelas com peles mais claras.

Para garantir a proteção da pele contra os raios ultravioleta, também é importante aplicar o filtro solar corretamente, aplicando uma camada uniforme, que deve ser reaplicada a cada 2 horas de exposição solar ou após o contato com a água do mar ou da piscina, por exemplo. Além disso, para uma maior proteção da pele pode-se usar também um protetor solar bebível ou tomar suplementos com carotenos e anti-oxidantes, que ajudam, em conjunto com o filtro solar, a proteger a pele dos danos causados pelo sol. 

Pele morena: FPS entre 20 e 30
Pele morena: FPS entre 20 e 30

Apesar de proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol, o protetor solar diminui a capacidade de produção de vitamina D. Assim, para uma adequada produção de vitamina D, aconselhado-se tomar sol durante pelo menos 15 minutos antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem usar protetor solar. Veja como garantir a vitamina D no corpo.

Qual protetor solar escolher

Embora seja aconselhado usar protetor solar com índice de proteção 50, as peles mais escuras podem usar índices mais baixos, com segurança, conforme indicado na tabela:

Fator do protetor solarTipo de peleDescrição do tipo de pele
FPS 50

Adultos com peles claras e sensíveis

Crianças

Tem sardas no rosto, a pele queima-se muito facilmente e nunca fica bronzeada, ficando avermelhada.

FPS 30

Adultos com peles morenas

A pele é morena clara, o cabelo castanho escuro ou preto que, por vezes, se queima, porém, também se bronzeia.

FPS 20

Adutos com pele negra

A pele é muito escura, raramente se queima e bronzeia muito, mesmo que o bronzeado não seja muito visível.

Uma informação importante que deve ser observada no rótulo do protetor solar é a proteção para os raios ultravioleta do tipo A e B (UVA e UVB). A proteção UVB garante proteção contra as queimaduras solares, enquanto a proteção UVA garante proteção contra o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Como aplicar o protetor solar corretamente

Para usar o protetor solar deve-se ter alguns cuidados, como aplicar o produto até mesmo nos dias nublados e menos quentes, sendo importante:

  • Passar o protetor solar na pele ainda seca, pelo menos 15 minutos antes da exposição solar;
  • Repassar o protetor solar a cada 2 horas;
  • Escolher um protetor solar específico para a cor da pele;
  • Usar também protetor labial e um protetor solar próprio para o rosto;
  • Passar o protetor por todo o corpo de forma uniforme, cobrindo também os pés e as orelhas;
  • Evitar ficar muito tempo diretamente exposto ao sol e no horário de mais calor.

Antes de utilizar pela primeira vez um protetor solar, deve-se fazer um pequeno teste, para saber se o corpo faz alergia ao produto. para isso, pode-se passar uma pequena quantidade atrás da orelha, deixando atuar por cerca de 12 horas, para ver se a pele reage ao produto. Caso não ocorra nenhuma reação, significa que pode ser aplicado em todo o corpo.

Veja quais são os sintomas da alergia ao protetor solar e o que fazer.

Assista ainda o vídeo seguinte sobre proteção solar e confira estas e outras dicas:

Quando e como usar o PROTETOR SOLAR

16 mil visualizações

Outras dicas importantes para se proteger do sol são ficar debaixo do guarda sol, usar óculos de sol e um chapéu com abas largas e evitar a exposição solar em horas de mais calor, entre as 10:00h  e as 16:00h.

Produtos de beleza com proteção solar

Muitos produtos de beleza, como cremes e maquiagem, possuem proteção solar na sua composição, auxiliando no cuidado com a pele. Além disso, existem produtos que também são enriquecidos com substâncias que previnem o aparecimento de rugas e manchas na pele, como as vitaminas A, C, D e colágeno.

Caso os produtos não tenham proteção solar ou tenham um índice baixo, deve-se aplicar um protetor solar antes da maquiagem, mesmo que ela também ofereça esse tipo de proteção.

Alimentos que protegem a pele

Os alimentos que ajudam a proteger a pele são aqueles ricos em carotenoides, pois estimulam a produção de melanina, substância que dá cor à pele e fornece proteção contra os raios solares. Além de ajudar a pele, os carotenoides são antioxidantes que também fortalecem o sistema imunológico e previnem doenças como o câncer.

Os principais alimentos ricos em carotenoides são: acerola, manga, melão, tomate, molho de tomate, goiaba, abóbora, couve e mamão. Esse alimentos devem ser ingeridos diariamente para prolongar o bronzeado e proteger a pele. Veja mais alimentos ricos em betacaroteno.

O vídeo a seguir traz dicas para prolongar o efeito do bronzeado:

ALIMENTOS PARA UM BRONZEADO MAIS RÁPIDO

26 mil visualizações

Bibliografia >

  • NORONHA, Mariana David Miranda. TENDÊNCIAS MAIS RECENTES NA FOTOPROTEÇÃO. Tese de Mestrado, 2014. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde Lisboa.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem