Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para urticária

Para tratar a urticária, podem ser usados remédios de farmácia como a loratadina ou a cetirizina, por exemplo. Caso estes não sejam suficientes para reduzir os sintomas da doença, podem ser associados a outros medicamentos ou a pomadas que ajudam a aliviar o desconforto. Além disso, o tratamento pode ainda ser complementado com remédios caseiros, como fazer um banho de imersão de aveia ou aplicar uma mistura de argila verde e babosa.

A urticária é um tipo de alergia cujo principal sintoma é a coceira em todo o corpo e que pode ser causada por diversos fatores, sendo potencialmente grave, especialmente se for de causa medicamentosa. Se, durante um episódio de urticária, a pessoa começar a sentir falta de ar, deve ir ao hospital o mais rápido possível. Saiba mais sobre a doença.

 

Remédios para urticária

Remédios de farmácia

O tratamento vai depender da pessoa, da idadae, do tipo e da gravidade da urticária. Geralmente, os remédios mais usados para tratar a urticária são:

  • Loratadina;
  • Fexofenadina;
  • Cetirizina;
  • Hidroxizina;
  • Desloratadina.

Estes remédios são anti-histamínicos, que atuam inibindo a produção de histamina, reduzindo assim a manifestação dos sintomas da doença. Um dos efeitos colaterais mais comuns de alguns deles são a sonolência, por isso, devem ser usados de preferência à noite.

Caso estes remédios não sejam suficientes para tratar a urticária, dependendo de cada caso, existem outros que podem ser usado como complemento dos anti-histamínicos:

  • Cimetidina, ranitidina ou famotidina, que são bloqueadores da histamina;
  • Prednisona, que é um corticoide que reduz a coceira, inchaço e vermelhidão e deve ser usado por um pequeno período de tempo em casos agudos e severos;
  • Montelucaste, que é um remédio usado na asma, mas que usado juntamente com anti-histamínicos, podem ajudar no tratamento da urticária;
  • Ciclosporina ou tacrolimus, que são remédios imunossupressores que reduzem a atividade do sistema imune, reduzindo assim os sintomas da doença.

Estes remédios são geralmente usados em casos mais severos, quando o uso de remédios naturais e anti-histamínicos não é eficaz. Deve-se sempre ir ao médico antes de decidir fazer o tratamento para a urticária e também durante o uso destes remédios, já que muitos deles possuem efeitos colaterais que podem prejudicar a a saúde.

Remédios para urticária

Remédio natural para urticária 

Um ótimo remédio caseiro para casos leves de urticária, para complementar o tratamento indicado pelo médico, é tomar um banho de imersão com cerca de 200 g de aveia em flocos e 10 gotas de óleo essencial de alfazema. Depois, deve-se deixar a pele secar sozinha, sem usar a toalha.

Um outro excelente remédio natural para casos leves de urticária é aplicar, em todo o corpo, uma mistura de argila verde com óleo essencial de hortelã-pimenta e 30 mL de gel de babosa. Bastar juntar todos os ingredientes numa tigela, misturar bem e aplicar na pele, deixando-o atuar por alguns minutos. No fim, deve-se enxaguar com água morna. 

Outras medidas que podem ajudar é vestir roupa leve, confortável e não apertada e preferencialmente de algodão, evitar sabões demasiado abrasivos e optar por aqueles que são suaves e que têm pH neutro, aplicar protetor solar sempre antes de sair de casa e evitar coçar a pele.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...