Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 Causas comuns da Pele Ressecada

A pele ressecada é um problema relativamente comum que, na maioria dos casos, surge devido à exposição prolongada a um ambiente muito frio ou quente, que acaba desidratando a pele e deixando que fique mais seca.

No entanto, também existem outras situações que podem deixar a pele seca. Algumas não estão relacionadas com nenhum problema de saúde, mas outras podem estar e, por isso, sempre que a pele não fica hidratada, mesmo com os cuidados mais simples como passar um creme hidratante e beber água ao longo do dia, é importante consultar um dermatologista.

Veja como fazer um hidratante caseiro para pele seca e extra seca.

1. Uso do sabonete errado

8 Causas comuns da Pele Ressecada

O uso de sabonetes inadequados, especialmente os que não foram testados dermatologicamente, pode causar um ressecamento extremo da pele, deixando-a seca e descamando. Isto acontece especialmente devido ao pH do sabonete que pode estar desequilibrando o pH natural da pele.

Idealmente o pH do sabonete deve ser ligeiramente ácido, ou seja, com um pH por volta dos 5. Isto garante que a pele mantém um ambiente mais ácido, se mantendo saudável e livre de vários tipos de micro-organismos que podem causar infecções.

Além disso, muito sabonetes retiram toda a camada oleosa da pele que ajuda a proteger contra a evaporação da água e, por isso, se forem usados muito frequentemente, também podem contribuir para a desidratação e ressecamento da pele.

2. Ingestão de menos de 2 litros de água

8 Causas comuns da Pele Ressecada

Não existe uma quantidade ideal de água para todo o mundo, pois essa quantidade varia de acordo com o corpo de cada pessoa, o peso e até o ambiente onde vive. No entanto, algumas recomendações indicam que um adulto deve beber cerca de 2 litros de água por dia para se manter devidamente hidratado.

Quando essa quantidade de água não é atingida, um dos primeiros órgãos a mostrar sinais de desidratação é a pele, especialmente em locais mais expostos ao ambiente, como lábios, mãos ou rosto. Confira como calcular a quantidade de água que deve beber por dia.

3. Tomar banho com água quente

8 Causas comuns da Pele Ressecada

A água quente é capaz de remover a oleosidade da pele que é responsável por manter a hidratação adequada. Por esse motivo, quanto mais quente a água e mais tempo se passar tomando banho, maiores são as chances de a pele perder água e acabar ressecando.

O ideal é sempre tomar um banho rápido e usando água morna, pouco quente, para diminuir a perda de água.

4. Praticar natação ou hidroginástica

8 Causas comuns da Pele Ressecada

Esportes que necessitem do contato frequente da pele com cloro, como acontece na natação ou hidroginástica, por exemplo, também podem levar ao ressecamento da pele. Isso acontece porque os químicos presentes na água, embora sejam seguros para a saúde, ao longo do tempo podem ir agredindo a pele, deixando-a mais seca.

Por isso, o recomendado é que depois de estar na água da piscina se tome um banho com água morna e se lave ligeiramente a pele com um sabonete de pH próprio, para retirar o excesso de cloro e evitar que continue ressecando a pele.

5. Vestir roupa de tecido sintético

8 Causas comuns da Pele Ressecada

O tecido ideal para a roupa deve ser natural, como algodão, lã ou linho, pois permite que a pele respire e evita o surgimento de alergias que acabam ressecando a pele. No entanto, a maioria das roupas é feita com grandes percentagens de tecidos sintéticos, como poliéster, acrílico ou elastano, que dificultam a respiração da pele e a deixam mais ressecada.

6. Diabetes, psoríase ou hipotireoidismo

8 Causas comuns da Pele Ressecada

Algumas doenças relativamente comuns têm muita tendência para afeta a pele e deixá-la mais ressecada. Alguns dos exemplos mais frequentes incluem a diabetes, a psoríase ou o hipotireoidismo. Nestes casos, hidratar a pele geralmente não é suficiente, sendo importante começar o tratamento adequado de cada doença.

Embora a psoríase seja mais fácil de identificar, devido ao surgimento de placas vermelhas na pele que descamam, a diabetes e o hipotireoidismo podem ser mais difíceis de diagnosticar. Veja como saber se tem diabetes ou se tem hipotireoidismo.

7. Uso de alguns remédios

8 Causas comuns da Pele Ressecada

Os remédios com maior potencial para causar desidratação e levar ao ressecamento excessivo da pele são os diuréticos, como a Furosemida ou a Hidroclorotiazida, pois provocam a eliminação excessiva da água do organismo. Embora sejam importantes para evitar o acúmulo de líquidos, estes remédios não devem ser usados sem indicação do médico ou por mais tempo do que o indicado, já que podem causar vários efeitos colaterais como a desidratação.

Outros medicamentos que também pode levar à desidratação e ressecamento da pele incluem as estatinas, os remédios para alergia e outros medicamentos para a pressão alta.

8. Idade avançada

8 Causas comuns da Pele Ressecada

Além da exposição ao ambiente seco, quente e frio, outra causa muito comum é a idade avançada. Isto porque, além da elasticidade a pele também vai perdendo hidratação ao longo dos anos, especialmente se esteve muito exposta ao longo da vida e sem os cuidados adequados, como o uso de um hidratante e ingestão de água.

Os locais mais afetados pelo ressecamento natural da idade geralmente são o rosto, as mãos, cotovelos e joelhos, mas a pele seca pode aparecer em qualquer lugar.

Como hidratar a pele adequadamente

Algumas dicas úteis para hidratar a pele seca são:

  • Usar sabonete adequado ao tipo de pele. Não é necessário passar o sabonete em todo o corpo, o ideal é passar somente na região íntima e nas axilas;
  • Tomar banhos rápidos por menos de 5 minutos e com água tépida, isto é, nem fria, nem quente;
  • Passar o hidratante para pele seca em todo o corpo até 3 minutos após o banho;
  • Beber no mínimo 2 litros de água por dia, suco de fruta ou chá;
  • Usar roupas com tecidos de algodão;
  • Só utilizar medicamentos sob orientação médica, e caso haja alguma doença envolvida tratá-la de forma adequada;
  • Utilizar cremes específicos para regiões como mãos, pés, cotovelos e joelhos.

É importante ressaltar que o envelhecimento é uma das causas naturais da pele seca ou ressecada, e contra esta causa não há tratamento específico, sendo somente indicado hidratá-la de forma correta e manter uma boa ingestão de água.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem