Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Melhores alimentos para uma pele perfeita

Os alimentos para uma pele perfeita são principalmente as verduras, os legumes e as frutas, porque são ricos em antioxidantes, que protegem as células da pele contra os radicais livres. Além disso, peixes gordos como a sardinha e o salmão, por exemplo, são ricos em ômega 3, que além de contribuir para a manutenção dos lipídios na pele, é também um anti-inflamatório muito útil na prevenção e tratamento de acne, alergias e psoríase.

É importante que os alimentos para manter a saúde da pele sejam indicados pelo nutricionista, isso porque apesar de poderem trazer benefícios podem não ser os mais indicados para o tipo de pele, podendo resultar no aumento da oleosidade ou perda de firmeza, por exemplo.

Melhores alimentos para uma pele perfeita

1. Frutas

Algumas frutas como laranja, kiwi, limão e tangerina, por exemplo, pode ser incluídos na alimentação do dia a dia para melhorar o aspecto da pele porque são ricas em vitamina C, que é importante para a formação do colágeno, contribuindo para uma pele mais firme e saudável.

Além disso, mirtilos, amoras, morango e abacaxi são ricos em antioxidantes, prevenindo o dano dos radicais livres às células e, consequentemente, o envelhecimento precoce. As frutas ricas em beta carotenos, como mamão e manga, por exemplo, também devem ser incluídas na alimentação, pois protegem a pela dos raios UVA e UVB, favorecendo a saúde da pele.

Além disso, algumas frutas como melancia, melão, maçã sem casca e morango, por exemplo, são ricas em água, o que ajuda a manter a pele hidratada e melhora a sua aparência, podendo também serem inseridos na alimentação do dia a dia. Conheça outros alimentos ricos em água.

2. Frutos secos

Os frutos secos são ricos em zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina E e selênio, ajudando a manter a pele saudável e firme. A avelã, a amêndoa, as nozes e as sementes de linhaça e de girassol são ricas em ômega-6 e vitamina E, o que ajuda a nutrir e reparar a pele e reforçar a barreira cutânea, além de também possuírem propriedade antioxidante, o que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Confira outros benefícios dos frutos secos para a saúde.

3. Cacau

O cacau é rico em teobromina, que é além de atuar no organismo de forma geral devido a sua propriedade anti-inflamatória, estimulante, vasodilatadora e reguladora do colesterol, possui ação fotoprotetora, o que ajuda a proteger a formação de manchas na pele.

4. Peixes

Alguns peixes, como a sardinha e o salmão, são ricos em ômega-3, o que ajuda a contribuir para a manutenção dos lipídeos presentes na pele e a prevenir o aparecimento de acne, psoríase ou alergias na pele, já que possui propriedade antioxidante e anti-inflamatória.

Além disso, o ômega-3 presente no peixe também ajuda a manter a saúde da membrana células, deixando-a mais macia, hidratada, e flexível, além de prevenir os danos causados pelo sol e o envelhecimento precoce. Veja outros benefícios do ômega-3.

5. Legumes e vegetais

Os legumes e vegetais são ricos e vitaminas e minerais, melhorando não só a saúde da pele, mas do organismo como um todo. Assim, alguns legumes e vegetais como cenoura, pimentão, batata doce, abóbora, brócolis e espinafre, por exemplo, podem ser incluídos na alimentação para melhorar a aparência da pele porque são ricos em beta carotenos, o que ajuda a proteger a pela dos raios UVA e UVB do sol, deixando a pele bonita e dourada.

Na alimentação para uma pele perfeita, além destes alimentos, é fundamental manter uma hidratação adequada, por isso, recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia. Assista o vídeo seguinte e saiba quais os alimentos que têm maior quantidade de água na sua composição:

Alimentos para cada tipo de pele

Embora seja importante fazer uma alimentação variada, existem alimentos que, consumidos em maior quantidade, podem ajudar a melhorar determinadas características da pele do rosto, como acne, manchas, flacidez ou secura cutânea, por exemplo. Para saber o tipo de pele, coloque os seus dados na calculadora a seguir:

Erro
help
Erro
help
Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

1. Pele com acne

Melhores alimentos para uma pele perfeita

Os alimentos que ajudam a prevenir e melhorar a acne são o salmão, sardinha, atum e sementes de chia, por exemplo, porque são ricos em ômega 3, que tem uma ação anti-inflamatória, reduzindo a inflamação e vermelhidão características da acne. 

Além disso, alimentos ricos em selênio, como frutos do mar, carnes e castanha do pará, por exemplo, contribuem para a redução da inflamação. Assim como o selênio, o cobre também apresenta uma ação antibiótica local, e pode ser encontrado em alimentos como mariscos, fígado e cereais integrais, ajudando a combater a acne.

Por outro lado, alimentos como chocolate, nozes, produtos lácteos, açúcares, alimentos gordurosos e condimentados, por exemplo, podem tornar a pele mais oleosa e, por isso, devem ser evitados. 

2. Pele seca

Melhores alimentos para uma pele perfeita

Os alimentos que ajudam a melhorar a pele seca são aqueles que têm uma boa quantidade de água na composição, como é o caso do rabanete, tomate, melancia e melão, já que este tipo de pele é mais suscetível a perder água e a ficar desidratada. A hidratação também pode ser conseguida com a ingestão de água e chás.

Além disso, as amêndoas, avelãs, nozes, sementes de girassol, amendoim e castanha-do-pará são também alimentos importantes para a pele seca, porque são ricos em vitamina E e ômega 6, que ajudam a reparar e a nutrir a pele e a reforçar a barreira cutânea.

3. Pele flácida

Melhores alimentos para uma pele perfeita

Alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a prevenir a flacidez da pele, assim como o desenvolvimento de rugas são a laranja, limão, kiwi, tangerina entre outras frutas cítricas, porque contêm vitamina C, que contribui para a produção de colágeno, que ajuda a manter a firmeza da pele. Além disso, o chá verde, frutos vermelhos, abacaxi, morangos e outros alimentos ricos em antioxidantes também ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

Alimentos ricos em magnésio, selênio e zinco, também contribuem para uma pele mais firme, porque protegem as células contra a agressão pelos radicais livres, evitam a flacidez dos tecidos e favorecem a renovação celular. Exemplos de alimentos com estes minerais são as nozes, milho, cenoura, grãos integrais, castanha do pará, carnes vermelhas, algas e ostras, por exemplo.

4. Pele com manchas

Melhores alimentos para uma pele perfeita

Um aliado da pele com manchas ou com tendência para o surgimento de manchas é o cacau, já que tem teobromina na composição, que tem ação foto protetora. Além disso, os betacarotenos são fundamentais, já que além de serem antioxidantes, também protegem a pele dos raios UV. Os betacarotenos podem ser encontrados em alimentos como o mamão, manga, cenoura, espinafres e brócolis, por exemplo.

Confira ainda no vídeo seguinte, algumas dicas para manter uma pele linda e saudável:

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • LESLIE BAUMAN M.D, COSMETIC DERMATOLOGIST. The science of natural beauty. Disponível em: <http://lesliebaumannmd.com/>. Acesso em 22 Mar 2019
  • AZULAY, Mônica M.; LACERDA, Carlos A. M. et al. Vitamina C. An. Bras. Dermatol.. 8. 3; 2003
  • LOZER, Priscila E; DAVID, Renata B.. Melasma: a nutritional approach. Revista Brasileira Nutrição Clinica. 1. 29; 86-90, 2014
  • Ana Paula Pujol. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem