Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Rosácea: o que é, sintomas, causas e tratamento

Dezembro 2020

A rosácea é uma doença de pele que geralmente causa vermelhidão no rosto, principalmente nas bochechas, mas que também pode afetar os olhos, sendo, nesses casos, chamada de rosácea ocular.

A causa exata da rosácea ainda não é conhecida, no entanto os sintomas tendem a aparecer por "crises", que podem ser desencadeadas por alterações ambientais, como excesso de calor, ou estar relacionadas ao sistema emocional, como ansiedade e nervosismo,. A rosácea é mais comum nas mulheres de pele clara, entre 30 e 60 anos de idade, e que ficam com o rosto rosado quando sentem vergonha ou praticam exercícios físicos.

Na rosácea existe uma alteração nos pequenos vasos sanguíneos do rosto, e por isso essa alteração não tem uma cura definitiva, mas pode-se diminuir a vermelhidão do rosto e do olhos com alguns cuidados e tratamentos simples. Uma boa dica para diminuir a vermelhidão do rosto é lavar o rosto com água fria por alguns minutos.

Rosácea: o que é, sintomas, causas e tratamento

Principais sintomas

Os sinais e sintomas da rosácea podem aparecer na testa, nariz, bochechas e, em alguns casos, nas orelhas:

  • Vermelhidão e sensação de calor na pele;
  • Pele mais seca que o habitual;
  • Sensação de queimação no rosto durante a rotina de skincare;
  • Presença de pequenos vasinhos no rosto;
  • Facilidade para apresentar acne e pele oleosa;
  • Sensação de pele mais grossa em alguns locais, especialmente no nariz;
  • Pequenas lesões elevadas na pele que podem conter pus.

É também comum que a pele fique muito sensível até mesmo a alguns sabonetes, por isso deve-se ir ao dermatologista para que seja feito o diagnóstico e para que seja indicado o melhor tipo de sabonete, além de medicamentos, se forem percebidos sinais de inflamação ou infecção.

Além disso, quando a rosácea afeta os olhos, no caso da rosácea ocular, também pode causar vermelhidão nos olhos, sensação de olho seco, visão embaçada e sensibilidade à luz, por exemplo. Entenda melhor o que é a rosácea ocular e como tratar.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da rosácea é feito pelo dermatologista a partir da observação dos sinais e sintomas do paciente. No entanto, podem ser solicitados exames adicionais para eliminar outras possíveis doenças, como leucemia, lúpus eritematoso sistêmico, micose e acne rosácea.

O que causa a rosácea

Não se conhece a causa exata para o aparecimento da rosácea, no entanto, as crises de sintomas parecem ser desencadeadas por fatores como:

  • Exposição prolongada ao sol;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Consumo de bebidas muito quentes ou alimentos picantes;
  • Situações de estresse e nervosismo;
  • Prática de exercício físico.

Pessoas com rosáca também apresentam sintomas mais intensos quando existe algum tipo de infecção na pele.

Como é feito o tratamento

O tratamento para rosácea é feito de acordo com o gravidade dos sintomas apresentados pela pessoa, sendo recomendado em todos os casos evitar os fatores desencadeantes como exposição solar prolongada, consumo de alimentos muito quentes, frio excessivo ou ingestão de bebidas alcoólicas.

O dermatologista normalmente indica o uso de protetor solar com alto fator de proteção contra os raios UVA e UVB do sol, o uso de sabonetes neutros ou adequados ao tipo de pele da pessoa e o uso de antibióticos tópicos. No caso de haver o desenvolvimento de rinofima, que é uma complicação da rosácea, pode ser indicada a realização de cirurgia para remoção.

O tratamento com laser e com luz intensa pulsada também podem ser indicados, pois são capazes de diminuir e eliminar as telangiectasias, que são os pequenos vasinhos que podem aparecer no rosto das pessoas com rosácea. Apesar de ser eficaz, esse tipo de tratamento não é indicado para pessoas com diabetes e para quem tem tendência para desenvolver queloides na pele devido aos efeitos colaterais relacionados ao procedimento, como descamação na pele, vermelhidão e inchaço. Saiba quais são os cuidados durante o tratamento com luz pulsada.

Tratamento para rosácea ocular

O tratamento para rosácea ocular poderá ser feito com o uso de antibióticos orais e medidas adequadas de higiene no local. Lubrificantes oculares podem ser usados para aliviar o sintoma de ressecamento nos olhos, mas não devem ser utilizados exclusivamente. O diagnóstico de rosácea ocular exige uma avaliação cuidadosa com o oftalmologista, pois a visão poderá ser comprometida por distúrbios inflamatórios já existentes nos olhos, como blefarite, irite ou ceratite. Veja mais sobre o tratamento da rosácea ocular.

Opções de tratamento natural

No tratamento natural para rosácea, o gel de Aloe vera e a água de rosas têm sido usados para aliviar e prevenir os sintomas da rosácea na pele, assim como o pepino pode ser usado para diminuir a sensibilidade dos olhos para tratamento da rosácea ocular. Estes tratamentos naturais são recomendados para prevenir os sintomas da rosácea, com o benefício de não provocar efeitos colaterais como os outros tratamentos.

Bibliografia >

  • MARQUES, Raquel Z. S et al. Tratamento de rosácea com duas faixas de comprimento de onda de luz intensa pulsada num mesmo disparo. Surg Cosmet Dermatol. Vol 8. 2 ed; 128-132, 2016
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Rosácea. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/rosacea/62/>. Acesso em 16 Out 2019
  • AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY. Rosacea Resource Center. Disponível em: <https://www.aad.org/public/diseases/rosacea>. Acesso em 07 Dez 2020
  • NHS. Rosacea. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/rosacea/>. Acesso em 07 Dez 2020
  • AMERICAN FAMILY PHYSICIAN. Rosacea: Diagnosis and Treatment. 2015. Disponível em: <https://www.aafp.org/afp/2015/0801/afp20150801p187.pdf>. Acesso em 07 Dez 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem