Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é o tratamento para Rosácea

Atualizado em Outubro 2019

O tratamento para rosácea deve ser feito conforme recomendação do dermatologista, podendo ser recomendado o uso de comprimidos, pomadas ou soluções tópicas de acordo com a orientação do médico. Além disso, é importante evitar os fatores desencadeantes e agravantes da rosácea, como alimentos quentes, sol e bebidas alcoólicas, por exemplo.

A rosácea é uma doença de pele, cuja causa não é ainda conhecida, mas que é caracterizada pela vermelhidão na pele, principalmente na testa, nariz e bochechas, além de poder levar ao aparecimento de edema na pele e ressecamento da pele. Saiba reconhecer os sintomas de rosácea.

Como é o tratamento para Rosácea

Como é feito o tratamento para rosácea

O tratamento para rosácea é feito de acordo com o gravidade dos sintomas apresentados pela pessoa, sendo recomendado em todos os casos evitar a exposição solar, o consumo de alimentos muito quentes, o frio excessivo e a ingestão de bebidas alcoólicas.

O dermatologista normalmente indica o uso de protetor solar com alto fator de proteção contra os raios UVA e UVB do sol, o uso de sabonetes neutros ou adequados ao tipo de pele da pessoa e o uso de antibióticos tópicos. No caso de haver o desenvolvimento de rinofima, que é uma complicação da rosácea, pode ser indicada a realização de cirurgia para remoção.

O tratamento com laser e com luz intensa pulsada também podem ser indicados, pois são capazes de diminuir e eliminar as telangiectasias, que são os pequenos vasinhos que podem aparecer no rosto das pessoas com rosácea. Apesar de ser eficaz, esse tipo de tratamento não é indicado para pessoas com diabetes e para quem tem tendência para desenvolver queloides na pele devido aos efeitos colaterais relacionados ao procedimento, como descamação na pele, vermelhidão e inchaço. Saiba quais são os cuidados durante o tratamento com luz pulsada.

Tratamento para rosácea ocular

O tratamento para rosácea ocular poderá ser feito com o uso de antibióticos orais e medidas adequadas de higiene no local. Lubrificantes oculares podem ser usados para aliviar o sintoma de ressecamento nos olhos, mas não devem ser utilizados exclusivamente. O diagnóstico de rosácea ocular exige uma avaliação cuidadosa com o oftalmologista, pois a visão poderá ser comprometida por distúrbios inflamatórios já existentes nos olhos, como blefarite, irite ou ceratite. Veja mais sobre a rosácea ocular.

Tratamento natural

No tratamento natural para rosácea, o gel de Aloe vera e a água de rosas tem sido usados para aliviar e prevenir os sintomas da rosácea na pele, assim como o pepino pode ser usado para diminuir a sensibilidade dos olhos para tratamento da rosácea ocular. Estes tratamentos naturais são recomendados para prevenir os sintomas da rosácea, com o benefício de não provocar efeitos colaterais como os outros tratamentos.

Bibliografia >

  • MARQUES, Raquel Z. S et al. Tratamento de rosácea com duas faixas de comprimento de onda de luz intensa pulsada num mesmo disparo. Surg Cosmet Dermatol. Vol 8. 2 ed; 128-132, 2016
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Rosácea. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/rosacea/62/>. Acesso em 16 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem