Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e Tratar o Eczema

O eczema é uma inflamação aguda ou crônica na pele que gera sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão, podendo ser causado por uma alergia. Esta doença de pele não tem cura mas pode ser controlada com o tratamento indicado pelo dermatologista.

Essa inflamação pode acontecer em todas as idades, mas são mais frequentes nas crianças e nos profissionais da saúde que tendem a lavar as mãos com sabonete anti-séptico com muita frequência, o que pode machucar a pele.

Como identificar e Tratar o Eczema

Tipos mais comuns 

O eczema pode ser classificado de acordo com sua causa em:

  1. Eczema de contato ou dermatite de contato: O eczema de contato é caracterizado por uma lesão na pele que ocorre devido ao contato com um agente agressor, que pode ser um tecido sintético ou esmalte, por exemplo. Esse eczema é de causa alérgica, não é contagioso e deve ser tratado com o uso de medicamentos anti-histamínicos para aliviar a coceira e cremes com corticoides. Neste caso, é importante evitar o contato com a agente desencadeador do quadro. Saiba mais sobre a dermatite de contato e como tratar. 
  2. Eczema infantil: O eczema infantil manifesta-se especialmente após os 3 meses do bebê, perdurando até a adolescência, mas alguns podem permanecer com eczema até a vida adulta. O tratamento é feito com uso de corticoides ou anti-histamínicos, de acordo com a orientação do pediatra. Além disso, é importante manter a pele hidratada.
  3. Eczema atópico ou dermatite atópica: O eczema atópico é uma inflamação da pele, geralmente de origem alérgica, caracterizada pela presença de diferentes lesões como placas ou pequenos caroços avermelhados que coçam bastante. O tratamento é estabelecido pelo dermatologista e geralmente é feito com cremes ou pomadas com corticóides. Veja como identificar e tratar a dermatite tópica. 
  4. Eczema numular ou dermatite numular: Esse tipo de eczema normalmente está relacionado ao ressecamento excessivo da pele, devido ao frio ou clima seco, por exemplo. O eczema numular é caracterizado pela presença de manchas vermelhas e redondas na pele que coçam. Muitas vezes o tratamento do eczema numular envolve o uso de antibióticos, pois há grandes chances da pessoa desenvolver infecções. Saiba mais sobre a dermatite numular. 

O eczema é uma inflamação que normalmente é caracterizada pela presença de manchas vermelhas que coçam no corpo, que depois leva ao aparecimento de bolhinhas que contêm água, caracterizando a fase aguda da doença. Na fase crônica, essas bolhinhas estouram e liberam seu conteúdo e, depois de um tempo, secam formando crostas, além de haver aumento da espessura da pele.

Como identificar o eczema

O eczema normalmente surge em pessoas que têm a pele muito seca e é identificado a partir das seguintes características:

  • Vermelhidão no local;
  • Coceira;
  • Presença de bolhas na pele;
  • Inchaço;
  • Descamação da pele;
  • Presença de crostas.

Nos bebês e nas crianças o eczema é mais comum nas bochechas, braços e pernas, mas em adultos os sintomas podem surgir em qualquer parte do corpo.

Como é feito o tratamento

O tratamento para eczema é determinado pelo dermatologista e depende do tipo de lesão, gravidade e idade da pessoa, podendo ser feito com uso de um remédio antialérgico para acalmar a coceira e facilitar o sono, pomada ou creme com remédios corticoides, como a hidrocortisona e antibióticos para infecções bacterianas.

Durante o tratamento é importante manter a pele hidratada, pois a pele ressecada é um dos fatores de risco para a piora dos sintomas. Veja qual é um bom remédio caseiro para eczema.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...