Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e Tratar a Osteonecrose

A osteonecrose é uma consequência da má circulação sanguínea dentro do osso causando a morte de células, o resultado é o apodrecimento do osso e consequentemente fratura e dor no local. Geralmente os casos de osteonecrose ocorrem na região do quadril e ombros mas esta alteração também atingir outras áreas como joelhos e maxilares.

Geralmente o tratamento para a osteonecrose é uma cirurgia para retirar a parte morta do osso e colocar uma prótese no local mas é fundamental descobrir a sua causa para que esta seja eliminada. Além disso, a fisioterapia e uma alimentação rica em cálcio também ajudam a manter a saúde óssea, melhorando a qualidade de vida da pessoa e são estratégias que podem ser adotadas antes ou depois da cirurgia.

A osteonecrose também é chamada de necrose avascular e necrose asséptica.

Como identificar e Tratar a Osteonecrose

Sintomas da Osteonecrose

Inicialmente a osteonecrose não apresenta sintomas e dificilmente pode ser vista nos exames de imagem. Mas à medida que a falta de sangue no osso vai piorando podem surgir sintomas como:

  • Dor na virilha e na coxa;
  • Dor no glúteo;
  • Dor no fundo do quadril que piora ao caminhar, podendo deixar a pessoa mancando.

O diagnóstico pode ser feito com exames como raio-x, ressonância magnética ou tomografia computadorizada que podem evidenciar a falta de sangue no osso e as adaptações ósseas que podem surgir como artrose.

As causas dessa falta de irrigação sanguínea no osso podem estar relacionadas ao uso de corticoides, rompimento de vasos sanguíneos, doenças na medula óssea, toma excessiva de álcool, traumatismo e acidentes automobilísticos são causas comuns, no entanto, existem casos onde não é possível descobrir a causa da doença e nestes casos, ela é chamada de osteonecrose idiopática.

Tratamento para Osteonecrose

O tratamento para osteonecrose deve ser direcionado para eliminação da sua causa e pode ser feito com mudança de medicamentos e muitas vezes é necessária a cirurgia para substituição da articulação afetada por uma prótese.

A fisioterapia e alimentação também ajudam no tratamento porque fortalecem os músculos e os ossos e embora não atuem diretamente na causa podem melhorar a qualidade de vida da pessoa, proporcionando ossos mais fortes e saudáveis.

Fisioterapia para Osteonecrose

A fisioterapia pode variar dependendo do tipo de gravidade. Quando o osso encontra-se gravemente afetado pela dificuldade de irrigação sanguínea, é comum o surgimento de uma diminuição do espaço dentro da articulação e inflamação, sendo por isso comum o desenvolvimento de uma artrose e artrite.

Se o tratamento não for realizado nessa fase é muito provável que haja complicações como fratura próximo do local afetado e necessidade de cirurgia para colação de prótese.

Na fisioterapia podem ser realizados exercícios de fortalecimento muscular, mobilizações articulares e alongamentos. Os aparelhos também podem ajudar a controlar a dor e fortalecer os músculos.

Veja como pode ser feito o tratamento após colocar a prótese de quadril.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...