Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Osteonecrose e como identificar

A osteonecrose, também chamada de necrose avascular ou necrose asséptica, é a morte de uma região do osso quando o seu suprimento de sangue é interrompido, havendo um infarto ósseo, o que causa dor, colapso do osso e pode provocar uma artrose grave. 

Apesar de poder surgir em qualquer osso do corpo, a osteonecrose surge mais frequentemente no quadril, afetando a região da cabeça femoral, como também nos joelhos, ombros, tornozelos, pulsos ou no osso da mandíbula. 

O tratamento é feito pelo ortopedista, e consiste em uso de medicamentos para aliviar os sintomas, com anti-inflamatórios, além de repouso e fisioterapia, no entanto, também pode ser indicada uma cirurgia para corrigir as alterações ou até mesmo para substituir a articulação por uma prótese. 

O que é Osteonecrose e como identificar

Principais sintomas

Inicialmente, a osteonecrose pode não apresentar sintomas e dificilmente pode ser vista nos exames de imagem. Mas à medida que a circulação de sangue piora e há mais comprometimento do osso, podem surgir sintomas como dor na articulação afetada, o que provoca dificuldades para caminhar ou fazer atividades diárias. 

Um ou mais ossos podem ser comprometidos nesta doença e, na osteonecrose do quadril, pode ser afetado apenas um ou ambos os lados. Saiba, também, identificar outras causas de dor no quadril.

Após a suspeita de osteonecrose do quadril, o ortopedista poderá fazer a avaliação física e solicitar exames como radiografia ou ressonância magnética da região afetada, que podem evidenciar os sinais de necrose do osso, assim como as adaptações ósseas que podem surgir, como artrose.

Quais são as causas

As principais causas de osteonecrose são lesões nos ossos que ocorrem por um traumatismo, como em casos de fraturas ou luxações. No entanto, as causas não traumáticas incluem:

  • Uso de remédios corticoesteróides, quando em dose elevada e por longos períodos de tempo. Confira os principais efeitos colaterais dos corticóides;
  • Alcoolismo;
  • Doenças que causam alterações na coagulação do sangue, como anemia falciforme, insuficiência hepática, câncer ou doenças reumatológicas;
  • Uso de medicamentos da classe dos Bisfosfonados, como o ácido zoledrônico, utilizado para tratamento da osteoporose e alguns casos de câncer, está relacionado ao maior risco de osteonecrose da mandíbula.

Pessoas que fumam também podem ter mais chance de desenvolver uma osteonecrose, pois o tabagismo provoca dificuldades no suprimento de sangue no corpo.

Além disso, existem casos nos quais não é possível descobrir a causa da doença, e estes casos são chamados de osteonecrose idiopática.

Como é feito o tratamento

O tratamento para osteonecrose é orientado pelo ortopedista (ou cirurgião bucomaxilofacial no caso da oesteonecrose de mandíbula), e inclui o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, repouso da articulação afetada, fisioterapia, além da eliminação da causa que pode estar provocando a insuficiência de sangue.

No entanto, o principal tratamento e que gera melhores resultados para a cura da osteonecrose é a cirurgia, que envolve a realização da descompressão do osso, a colocação de um enxerto ósseo ou, nos casos mais graves, a substituição da articulação.

Fisioterapia para Osteonecrose

A fisioterapia é muito importante para ajudar na recuperação do paciente, e pode variar dependendo do tipo e gravidade. Quando o osso encontra-se muito afetado pela dificuldade de irrigação sanguínea, é comum o surgimento de uma diminuição do espaço dentro da articulação e inflamação, sendo por isso comum o desenvolvimento de uma artrose e artrite.

Na fisioterapia podem ser realizados exercícios de fortalecimento muscular, mobilizações articulares e alongamentos, de forma a diminuir riscos de complicações no local afetado, como uma fratura, e até evitar a colocação de uma prótese. Os aparelhos também podem ajudar a controlar a dor e fortalecer os músculos.

Veja como pode ser feito o tratamento após colocar a prótese de quadril.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...