Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é a cirurgia da prótese de joelho

A prótese de joelho, cientificamente chamada de artroplastia de joelho, consiste na colocação de uma peça artificial como substituição da articulação, em casos de artrite, artrose ou pancadas, por exemplo.

Esta cirurgia, normalmente é indicada quando existe comprometimento grave da articulação ou quando não se consegue alcançar melhoras com o uso de medicamentos e sessões de fisioterapia.

Como é a cirurgia da prótese de joelho

Preço da prótese

O preço de uma prótese de joelho varia conforme o tipo utilizado. Por exemplo, para uma prótese com fixação cimentada e sem substituição da rótula, o valor pode chegar aos R$ 20 mil, incluindo internamento, materiais e medicamentos. Sendo que cerca de 10 mil reais é somente o preço da prótese.

Como é feita a cirurgia da prótese

A cirurgia de prótese de joelho é feita através da substituição das cartilagens gastas por dispositivos metálicos, cerâmicos ou plásticos, devolvendo ao paciente uma articulação alinhada, sem dores e funcionante. Esta substituição pode ser parcial, quando só alguns componentes da articulação são retirado, ou total, quando se retira toda a articulação original e se substitui por um aparelho metálico.

Veja no vídeo a seguir como é feita a cirurgia:

A cirurgia para colocação de uma prótese de joelho geralmente dura cerca de 2 horas e é feita sob anestesia raquidiana. Depois da cirurgia, é recomendado não levanar da cama por 12 horas e, por isso, o médico pode colocar uma sonda vesical para manter a bexiga vazia, de forma a evitar que a pessoa tenha de levantar par usar o baheiro. Essa sonda normalmente é retirada no dia seguinte.

O tempo de internamento hospitalar é de 3 a 4 dias e a fisioterapia poderá ser iniciada no dia seguinte à cirurgia. O médico geralmente indica a toma de analgésicos e anti-inflamatórios para os primeiros dias, e o paciente pode ter que voltar ao hospital para retirar os pontos de 12 a 14 dias após a cirurgia.

Como é a recuperação após a cirurgia

A recuperação da cirurgia de colocação da prótese de joelho pode variar de 3 a 6 semanas. A depender do caso, o paciente começa por movimentar o joelho 2 a 3 dias após a cirurgia e começa a andar assim que tiver recuperado o controle muscular, geralmente orientado por um fisioterapeuta e com a ajuda de um andador nos primeiros dias.

Aos poucos é possível retomar a maior parte das atividades do dia a dia, sendo apenas recomendado evitar algumas posições como ficar de cócoras ou levantar muito os joelhos. Além disso, a prática de exercícios com impacto elevado ou que forcem a flexão do joelho devem ser evitadas.

Veja alguns exercícios para acelerar a recuperação em Exercícios de propriocepção para recuperação do joelho.

Fisioterapia após colocação da prótese

A fisioterapia para prótese de joelho deve ser iniciada antes da cirurgia e retomada logo no 1º dia pós-operatório. Os objetivos são aliviar a dor e o inchaço, melhorar os movimentos do joelho, e fortalecer os músculos. O programa deve ser orientado por um fisioterapeuta e deve incluir exercícios para:

  • Melhorar a respiração;
  • Fortalecer os músculos das pernas;
  • Melhorar os movimentos do joelho;
  • Treinar o equilíbrio e a propriocepção;
  • Treinar a forma de andar, sem apoio ou com uso de muletas;
  • Alongar os músculos das pernas.

Após alta do hospital, o paciente deve consultar periodicamente o cirurgião-ortopedista para acompanhamento e realização de uma radiografia para verificar se está tudo bem. Deve-se também ter alguns cuidados como evitar quedas, fazer leves caminhadas e realizar exercícios físicos regulares para manter a força e mobilidade do joelho, na clínica de fisioterapia ou na academia sob orientação do educador físico.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...