Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é a cirurgia da Prótese de Joelho

A cirurgia para colocação de prótese no joelho, também chamada de artroplastia do joelho, é um procedimento que tem como objetivo diminuir as dores e corrigir deformidades no joelho a partir da colocação de uma peça artificial capaz de substituir a articulação, sendo principalmente recomendada em caso de artrites e artroses.

Este procedimento é normalmente indicado quando existe comprometimento grave da articulação ou quando não se consegue alcançar melhoras com o uso de medicamentos e sessões de fisioterapia.

O preço da prótese de joelho varia de acordo com o tipo a ser utilizado. Por exemplo, para uma prótese com fixação cimentada e sem substituição da rótula, o valor pode chegar aos R$ 20 mil, incluindo internamento, materiais e medicamentos, sendo o valor da prótese em média R$ 10 mil.

Como é a cirurgia da Prótese de Joelho

Como é feita a cirurgia da prótese

A cirurgia de prótese de joelho é feita através da substituição das cartilagens gastas por dispositivos metálicos, cerâmicos ou plásticos, devolvendo ao paciente uma articulação alinhada, sem dores e funcionante. Esta substituição pode ser parcial, quando só alguns componentes da articulação são retirado, ou total, quando se retira toda a articulação original e se substitui por um aparelho metálico.

A cirurgia para colocação de uma prótese de joelho geralmente dura cerca de 2 horas e é feita sob anestesia raquidiana. Depois da cirurgia, é recomendado não levantar da cama por 12 horas e, por isso, o médico pode colocar uma sonda vesical para manter a bexiga vazia, de forma a evitar que a pessoa tenha de levantar par usar o banheiro. Essa sonda normalmente é retirada no dia seguinte.

O tempo de internamento hospitalar é de 3 a 4 dias e a fisioterapia poderá ser iniciada no dia seguinte à cirurgia. O médico geralmente indica a toma de analgésicos e anti-inflamatórios para os primeiros dias, e o paciente pode ter que voltar ao hospital para retirar os pontos de 12 a 14 dias após a cirurgia.

Por ser um procedimento caro e que envolve a substituição da articulação, a colocação da prótese no joelho não é recomendado para pessoas que só sentem dor ou desconforto no joelho. A cirurgia só é indicada quando a dor não melhora com medicamentos ou fisioterapia e limita a realização das atividades diárias, quando há rigidez na articulação, quando a dor é constante e quando há deformidade no joelho.

Como é a recuperação após a cirurgia

A recuperação da cirurgia de colocação da prótese de joelho pode variar de 3 a 6 semanas. A depender do caso, o paciente começa por movimentar o joelho 2 a 3 dias após a cirurgia e começa a andar assim que tiver recuperado o controle muscular, geralmente orientado por um fisioterapeuta e com a ajuda de um andador nos primeiros dias.

Aos poucos é possível retomar a maior parte das atividades do dia a dia, sendo apenas recomendado evitar algumas posições como ficar de cócoras ou levantar muito os joelhos. Além disso, a prática de exercícios com impacto elevado ou que forcem a flexão do joelho devem ser evitadas.

Veja mais sobre a recuperação após a artroplastia do joelho.

Fisioterapia após colocação da prótese

A fisioterapia para prótese de joelho deve ser iniciada antes da cirurgia e retomada logo no 1º dia pós-operatório. Os objetivos são aliviar a dor e o inchaço, melhorar os movimentos do joelho, e fortalecer os músculos. O programa deve ser orientado por um fisioterapeuta e deve incluir exercícios para:

  • Fortalecer os músculos das pernas;
  • Melhorar os movimentos do joelho;
  • Treinar o equilíbrio e a propriocepção;
  • Treinar a forma de andar, sem apoio ou com uso de muletas;
  • Alongar os músculos das pernas.

Após alta do hospital, o paciente deve consultar periodicamente o cirurgião-ortopedista para acompanhamento e realização de uma radiografia para verificar se está tudo bem. Deve-se também ter alguns cuidados como evitar quedas, fazer leves caminhadas e realizar exercícios físicos regulares para manter a força e mobilidade do joelho, na clínica de fisioterapia ou na academia sob orientação do educador físico.

Confira no vídeo a seguir algumas dicas para aliviar as dores no joelho:

5 DICAS PARA TRATAR DOR NO JOELHO

18 mil visualizações

Bibliografia >

  • CARDOZO, Rodrigo T.; JUNIOR, Edilson F. S.; ALVES, Wagner C.; FILHO, Flávio B. Artroplastia total do joelho: indicac¸ão de transfusão sanguínea de acordo com a variac¸ão hematimétrica e os sintomas clínicos de hipoperfusão. Revista Brasileira de Ortopedia. Vol 49. 5 ed; 507–512, 2014
  • INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA. Cartilha para Pacientes Submetidos à Artroplastia Total de Joelho. 2018. Disponível em: <https://www.into.saude.gov.br/images/pdf/cartilhas/Cartilha_Joelho_alta_18_05_2018.pdf>. Acesso em 15 Nov 2019
  • ORTHOINFO. Artroplastia total de joelho (Total Knee Replacement). Disponível em: <https://orthoinfo.aaos.org/pt/treatment/artroplastia-total-de-joelho-total-knee-replacement/>. Acesso em 15 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem