Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Orquite - Inflamação no Testículo

A orquite, também conhecida por orqueite, é uma inflamação nos testículos que pode ser causada por traumatismo local ou outros fatores, mas que geralmente está relacionada ao vírus da caxumba. A orquite pode afetar somente 1 ou os 2 testículos e pode ser classificada como aguda ou crônica, sendo que na forma crônica os sintomas estão ausentes.

Além da inflamação dos testículos a orquite pode inflamar o epidídimo, um pequeno ducto conduz os espermatozoides para a ejaculação, e neste caso o nome correto da doença é orquiepididimite.

Sintomas de orquite

Os sintomas da orquite podem ser:

  • ejaculação com sangue;
  • urina com sangue;
  • dor e inchaço nos testículos;
  • sudorese testicular;
  • pode haver febre e mal estar.

Quando a orquite está relacionada à caxumba estes sintomas podem surgir em média 7 dias depois do inchaço da face.

Causas de orquite

As causas de orquite pode ser:

  • Traumatismo local;
  • Torção testicular;
  • Infecção por vírus, bactérias, fungos ou parasitas;
  • Infecção causada por um doença sexualmente transmissível.

Além disso, a orquite também pode ser causada pela Caxumba, sendo a responsável pelos casos de infertilidade associados a esta doença. Saiba como isto acontece em Entenda porque a Caxumba pode causar Infertilidade no Homem.

 Diagnostico de orquite

O diagnostico da orquite pode ser feito através da observação clínica dos sintomas da doença e confirmado após a realização de exames como exame de sangue, ultrassonografia escrotal, e os testes para gonorreia e clamídia podem ser úteis para verificar se estas podem ser a causa da doença e vão ajudar a definir o melhor antibiótico a ser utilizado.

Tratamento para orquite

O tratamento para orquite inclui repouso e a toma de medicamentos anti-inflamatórios. O médico urologista poderá indicar ainda repouso e a aplicação de compressas geladas na região para diminuir a dor e o inchaço que pode demorar até 30 dias para ser solucionado.

Orquite viral

A orquite viral é uma complicação que pode ocorrer quando meninos com mais de 10 anos de idade são contaminados com o vírus da caxumba. Outros vírus que podem causar orquite são: coxsackie, echo, influenza e o  vírus da mononucleose.

No caso da orquite viral, o tratamento deve ser  feito por meio de antibióticos, além de repouso, compressas de gelo no local e elevação da bolsa escrotal. Caso o paciente procure tratamento logo no inicio dos sintomas, o quadro pode ser revertido dentro de até uma semana.

Orquite bacteriana

A orquite bacteriana geralmente está associada à inflamação do epidídimo e pode ser causada por bactérias como Micobacterium sp, haemophilus, treponema pallidum. Seu tratamento deve ser feito com a toma de antibióticos específicos para garantir a completa solução da doença.

Orquite tem cura?

A orquite tem cura e normalmente não deixa nenhuma sequela quando o tratamento é feito corretamente. No entanto, algumas possíveis sequelas que podem ocorrer são a atrofia dos testículos, a formação de abscessos e a infertilidade quando os 2 testículos são afetados.  E nos casos mais extremos de orquite, a remoção cirúrgica dos testículos pode ser necessária.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...