Orquiepididimite: o que é, sintomas, causas e tratamento

A orquiepididimite é uma inflamação relativamente comum dos testículos e do epidídimo, que é um pequeno canal que coleta e armazena os espermatozóides. 

Este tipo de inflamação normalmente acontece como complicação de outras infecções que afetam a região genital, especialmente a caxumba. No entanto, infecções urinárias e infecções sexualmente transmissíveis, como a clamídia ou a gonorreia, também podem provocar uma orquiepididimite.

Quando surgem sintomas que possam indicar uma orquiepididimite, ou outro problema nos testículos, como inchaço, dor e vermelhidão nos testículos, deve-se consultar o urologista para avaliar os sintomas, identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Orquiepididimite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Principais sintomas

Os principais sintomas da orquiepididimite são:

  • Dor e inchaço nos testículos;
  • Vermelhidão e sensação de calor no saco escrotal;
  • Febre;
  • Dor ao urinar.

Quando surgem sinais que possam indicar uma orquiepididimite, é importante consultar o urologista para avaliar os sintomas e iniciar o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da orquiepididimite normalmente é feito pelo urologista através da avaliação dos sintomas e da palpação dos testículos. Além disso, o médico pode ainda pedir exames de sangue e de urina, assim como exames de imagem, como ultrassom da região pélvica, para verificar se existe alguma alteração no testículo ou no epidídimo.

Possíveis causas

A orquiepididimite normalmente aparece como uma complicação de outra infecção que afeta a região genital, como:

  • Caxumba;
  • Infecção urinária;
  • Infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorreia.

Isso acontece porque os vírus ou bactérias que causam essas infecções são capazes de se deslocar até aos testículos, provocando a inflamação característica da orquiepididimite.

Como é feito o tratamento

O tratamento da orquiepididimite deve ser indicado pelo urologista e, normalmente, varia de acordo com a causa da inflamação, podendo incluir o uso de antibióticos, remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, que ajudam a reduzir os sintomas. 

Além disso, é recomendado o uso de um aparelho que segura a bolsa escrotal, conhecido por suporte atlético escrotal, que impede que os testículos se movam, reduzindo a dor. A aplicação de bolsas de gelo, de acordo com orientação do médico, pode também ajudar a diminuir a inflamação e a aliviar a dor.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • NHS. Epididymitis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/epididymitis/>. Acesso em 03 Mar 2021
  • BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. Quais os aspectos para diagnóstico mais importantes sobre Caxumba?. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/quais-os-aspectos-para-diagnostico-mais-importantes-sobre-caxumba/>. Acesso em 03 Mar 2021
  • ROSA, Luciana et al. Ultrasound in Acute Scrotal Pathology. IMAGENES. 2. 5; 49-54, 2013
  • MAYO CLINIC. Orchitis. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/orchitis/symptoms-causes/syc-20375860>. Acesso em 03 Mar 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA. Escroto Agudo: Diagnóstico e Tratamento. 2006. Disponível em: <https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/escroto-agudo-diagnostico-e-tratamento.pdf>. Acesso em 03 Mar 2021
  • SCIENCEDIRECT. Orchi-épididymites. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0003440103001207>. Acesso em 03 Mar 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA. Manual de Urologia. 2010. Disponível em: <http://sbu-sp.org.br/admin/upload/os1658-manu-manualdeurologia-03-08-10.pdf>. Acesso em 03 Mar 2021
Mais sobre este assunto: