Nefrite lúpica: o que é, sintomas e tratamento

Revisão médica: Dr. Gonzalo Ramirez
Clínico Geral e Psicólogo
julho 2022

A nefrite lúpica é a glomerulonefrite causada pelo lúpus eritematoso sistêmico, que leva à inflamação e lesões nos pequenos vasos responsáveis por filtrar as toxinas do organismo.

A  nefrite lúpica afeta mais de metade dos pacientes com lúpus e é mais comum em mulheres após os 30 anos, embora também possa afetar homens e pessoas de outras idades. 

Embora seja uma complicação grave do lúpus, a nefrite pode ser controlada com o tratamento adequado e, por isso, é muito importante que pessoas com lúpus façam consultas e exames regulares para avaliar a presença de complicações. Quando não é tratada adequadamente, a nefrite lúpica pode provocar insuficiência renal.

Conheça os sintomas do lúpus eritematoso e como é feito o tratamento.

Sintomas de nefrite lúpica

Os sintomas mais comuns de nefrite lúpica são:

  • Sangue na urina;
  • Urina com espuma;
  • Inchaço excessivo das pernas, pés, rosto ou mãos;
  • Dor constante nas articulações e músculos;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Febre sem causa aparente;

Na presença de sinais e sintomas sugestivos de nefrite lúpica, é importante que consultar um reumatologista ou um nefrologista, para realizar exames que confirmem o diagnóstico e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico inicial da nefrite lúpica é feito pelo reumatologista ou clínico geral a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de exames de sangue e de urina que ajudam a avaliar o funcionamento dos rins.

Em alguns casos, pode até ser necessário fazer uma biópsia do rim para confirmar o diagnóstico. Para isso, o médico aplica anestesia no local e, utilizando uma agulha, remove um pedaço de tecido do rim, que depois é analisado em laboratório. A biópsia renal deve ser realizada em todos os pacientes com lúpus, assim como naqueles que têm alterações nos resultados das análises, como aumento da creatinina, diminuição da filtração glomerular e presença de proteínas e sangue na urina.

O ultrassom renal consiste em um estudo de imagem de primeira linha na avaliação do paciente com manifestações de uma doença renal, já que permite identificar alterações como obstruções e permite também avaliar a anatomia do órgão.

O que causa a nefrite lúpica

A nefrite lúpica acontece devido à deposição de imunocomplexos nos rins, que corresponde ao conjunto de anticorpos e antígenos produzidos pelo sistema imunológico contra o próprio corpo, o que interfere diretamente no seu funcionamento, levando ao aparecimentos dos sinais e sintomas característicos.

Tratamento para nefrite lúpica

O tratamento da nefrite lúpica normalmente é iniciado com o uso de remédios, receitados pelo médico, para diminuir a resposta do sistema imune e diminuir a inflamação nos rins. Alguns desses medicamentos são corticoides, como a prednisona e imunossupressores. O tratamento combinado é mais eficaz que aquele em que se usam apenas corticoides.

Além disso, dependendo dos sintomas, pode ainda ser necessário usar diuréticos para baixar a pressão arterial e para eliminar o excesso de toxinas e líquidos do organismo.

Já nos casos mais graves, em que o lúpus provocou muitas lesões no rim, pode começar a surgir insuficiência renal e, por isso, o tratamento pode envolver a realização de hemodiálise ou, até, transplante de rim.

Em alguns casos pode ser também recomendado consultar um nutricionista para mudar a dieta de forma a facilitar o trabalho do rim e diminuir o avanço do lúpus. Saiba como deve ser alimentação para quem tem problema no rim.

Veja no vídeo a seguir algumas dicas da nossa nutricionista:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022. Revisão médica por Dr. Gonzalo Ramirez - Clínico Geral e Psicólogo, em julho de 2022.
Revisão médica:
Dr. Gonzalo Ramirez
Clínico Geral e Psicólogo
Clínico geral pela UPAEP com cédula profissional nº 12420918 e licenciado em Psicologia Clínica pela UDLAP nº 10101998.

Tuasaude no Youtube

  • ALIMENTAÇÃO PARA LÚPUS

    06:05 | 199008 visualizações