A nefrite é um conjunto de doenças que causam inflamação dos glomérulos renais, que são as estruturas dos rins responsáveis por eliminar as toxinas e outros componentes do organismo, como água em excesso e sais minerais. Assim, os sintomas mais comuns incluem diminuição da quantidade de urina, inchaço das pernas e sangue na urina, por exemplo.
A maior parte dos casos de nefrite acontece devido a uma infecção grave, uso de medicamentos ou envenenamento, sendo conhecida como nefrite aguda. Mas a inflamação também pode acontecer pela presença de outras doenças, como hepatite ou infecção por HIV, por exemplo, resultando em uma nefrite crônica.
Quando existe suspeita de nefrite é muito importante ir ao hospital, ou consultar um nefrologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível, de forma a evitar complicações graves como anemia ou insuficiência renal.

Tipos de nefrite
Os principais tipos de nefrite estão relacionados com a parte renal afetada ou com a causa do problema:
- Glomerulonefrite: a inflamação afeta principalmente a primeira parte do aparelho de filtragem, o glomérulo, podendo ser aguda ou crônica;
- Nefrite intersticial ou nefrite tubulointersticial: a inflamação ocorre nos túbulos dos rins e nos espaços entre os túbulos e o glomérulo;
- Nefrite lúpica: a parte afetada também é o glomérulo e é causada pelo Lúpus Eritematoso Sistêmico, que é uma doença do sistema imunológico.
O tipo de nefrite pode ser identificado pelo médico e ajuda a orientar o tipo de tratamento.
Principais sintomas
Os sintomas de nefrite normalmente incluem:
- Diminuição da quantidade de urina;
- Urina com sangue;
- Excesso de suor, especialmente na cara, mãos e pés;
- Inchaço do rosto e/ou das pernas;
- Aumento da pressão arterial.
Com o aparecimento destes sintomas, deve-se ir imediatamente a um nefrologista para fazer exames de diagnóstico como teste de urina, ultrassom ou tomografia computorizada de forma a identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Além destes sintomas, na nefrite crônica pode surgir perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, insônia, coceira e câimbras.
Possíveis causas
Existem várias causas que podem levar ao aparecimento de uma nefrite, como:
- Uso excessivo de medicamentos como alguns analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios não esteroides, diuréticos, anticonvulsivantes, inibidores da calcineurina como ciclosporina e tacrolimo;
- Infecções por bactérias, vírus e outros;
- Doenças autoimunes, como por exemplo Lúpus eritematoso sistêmico, Síndrome de Sjögren, Doença sistêmica associada a IgG4;
- Exposição prolongada a toxinas como lítio, chumbo, cádmio ou ácido aristolóquico;
Além disso, pessoas com vários tipos de nefropatias, câncer, diabetes, glomerulopatias, HIV, doença falciforme têm um maior risco de sofrer de nefrite.
Como é feito o tratamento
O tratamento depende do tipo de nefrite e, por isso, se se tratar de uma nefrite aguda o tratamento pode ser feito com repouso absoluto, controle da pressão arterial e redução do consumo de sal. Se a nefrite aguda foi provocada por uma infecção, o nefrologista pode prescrever um antibiótico.
já nos casos de nefrite crônica, além do controle de pressão arterial, o tratamento normalmente é feito com a prescrição de medicamentos anti-inflamatórios como a cortisona, imunossupressores e diuréticos e uma dieta com restrição de sal, proteínas e potássio.
O médico nefrologista deve ser consultado regularmente porque a nefrite crônica frequentemente provoca insuficiência renal crônica. Veja quais os sinais que podem indicar insuficiência renal.
Como prevenir a nefrite
Para evitar o surgimento de nefrite, deve-se evitar fumar, reduzir o stress e não tomar remédios sem orientação médica pois muitos deles podem provocar danos no rim.
Pessoas que tenham doenças, especialmente do sistema imune, devem fazer o tratamento adequado e consultar regularmente o médico, de forma a monitorar a pressão arterial, e fazer exames regulares ao rim. O médico também pode recomendar alterações na dieta como por exemplo a ingestão de menor quantidade de proteína, sal e potássio.