Nariz inchado: 8 principais causas (e o que fazer)

Atualizado em março 2024

O nariz inchado é um sintoma que pode ser causado por condições como rinite, nariz quebrado, rinofima, carne esponjosa, mas também pode surgir devido a gravidez ou rinoplastia.

Outros sintomas que também podem surgir com o nariz inchado, de acordo com a causa dessa condição, são espirros, dor de cabeça, corrimento nasal, nariz entupido e mau hálito.

Quando o nariz inchado for persistente e/ou acompanhado de outros sintomas, é recomendado consultar o clínico geral ou otorrinolaringologista para que seja feita uma avaliação clínica completa e, se for necessário, indicado o tratamento adequado, incluindo uso de medicamentos, lavagem com soro fisiológico, nebulização e, em alguns casos, cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Causas de nariz inchado

As principais causas de nariz inchado são:

1. Rinite

A rinite é a inflamação da mucosa nasal que deixa o nariz inchado por dentro, ou entupido, e causando também coriza, tosse, espirros, dor de cabeça e olhos vermelhos e coçando, por exemplo. Conheça todos os sintomas da rinite.

A rinite pode ser causada por alergia à poeira, ácaro ou pelo de animais, como no caso da rinite alérgica, mas também pode ser provocada pelo uso de descongestionantes nasais, por exemplo, causando na rinite medicamentosa.

O que fazer: O médico pode prescrever o uso de alguns remédios corticoides e anti-histamínicos, como fenergan, sinutab e bilastina.

Além disso, alguns remédios caseiros que também podem ajudar a aliviar os sintomas da a rinite são chá de gengibre e alho, e inalação com óleo essencial de eucalipto. Confira outros remédios caseiros para rinite.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Nariz quebrado

nariz quebrado é provocado por uma fratura nos ossos ou cartilagens, devido a quedas, acidentes de trânsito, agressões físicas ou esportes de contato, por exemplo.

O nariz quebrado pode causar sinais e sintomas como nariz inchado e dolorido, mudança no formato do nariz, manchas roxas ao redor do nariz e dificuldade em respirar pelo nariz.

O que fazer: O médico pode recomendar aplicar compressas frias no nariz, por cerca de 10 minutos, para diminuir a dor e o inchaço, e tomar medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno.

No entanto, se o nariz estiver deformado ou se surgirem outros sintomas como manchas escuras no rosto ou sangramento do nariz, o médico poderá indicar a cirurgia para reposicionar os ossos.

3. Sinusite

O nariz inchado é um dos possíveis sintomas da sinusite, uma condição causada pela inflamação dos seios nasais que leva ao acúmulo de secreções nas cavidades do nariz, olhos e maçãs do rosto, provocando também dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de pressão no rosto. Saiba identificar os sintomas da sinusite.

O que fazer: O tratamento deve ser indicado pelo médico e pode incluir a lavagem com soro fisiológico, a nebulização e o uso de remédios descongestionantes, antibióticos, corticoides, analgésicos, antitérmicos ou antialérgicos. Conheça melhor os tratamentos indicados para sinusite.

4. Rinofima

A rinofima é uma doença de pele que afeta o nariz, onde a pele fica mais grossa e as glândulas sebáceas aumentadas, causando o surgimento de sintomas como nariz inchado por fora, vermelhidão, alteração na textura do nariz, presença de caroços e cicatrizes.

O que fazer: O médico pode indicar o uso local de isotretinoína oral, para diminuir a produção de sebo e o tamanho das glândulas sebáceas, ou a aplicação tópica de metronidazol, para reduzir a inflamação da pele.

Além disso, em alguns casos, o médico também pode indicar a cirurgia para retirar o tecido, diminuindo as glândulas sebáceas aumentadas e remodelar o nariz.

5. Rinoplastia

O nariz inchado é um dos possíveis sintomas que podem surgir após a rinoplastia. Isso acontece, porque o trauma provocado pela cirurgia causa uma resposta inflamatória, como parte da cicatrização, causando o inchaço, que pode durar até 1 ano. Entenda melhor como é a recuperação da rinoplastia.

O que fazer: Após a cirurgia é importante evitar a exposição frequente ao sol, dormir com a cabeça sempre elevada, não usar óculos de sol, evitar fazer esforços e pegar pesos por 2 a 3 semanas, aplicar gelo ou uma bolsa fria por 10 a 15 minutos a cada 1 a 2 horas durante os  3 dias após a cirurgia, nas bochechas ou sob os olhos e não assoar o nariz.

Além disso, o médico também pode recomendar o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e o desconforto.

6. Gravidez

O nariz inchado é uma possível alteração que pode surgir durante a gravidez, devido às mudanças nos níveis de estrogênio, que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, causando inchaço em todos o corpo, incluindo o nariz. Esse inchaço no nariz durante a gravidez é normal e tende a melhorar 6 meses após o parto.

O que fazer: Algumas medidas que podem auxiliar a controlar os inchaços durante a gravidez são evitar o consumo excessivo de sal na dieta, fazer exercícios físicos regularmente e beber água ao longo do dia.

Leia também: 10 formas simples de eliminar o inchaço pós-parto tuasaude.com/inchaco-no-pos-parto

7. Vestibulite nasal

A vestibulite nasal é uma infecção dentro das narinas, no vestíbulo nasal, causando sintomas como nariz vermelho e inchado, dor intensa e feridas ou espinhas dentro e na ponta do nariz.

A vestibulite nasal pode ser causada por assoar ou cutucar o nariz excessivamente, arrancar pelos do nariz, uso de piercings no nariz ou coriza persistente, devido a alergias ou infecções respiratórias.

O que fazer: Os tratamentos podem ser feitos com o uso de antibióticos na forma de comprimidos, pomadas ou intravenoso, que devem ser prescritos pelo médico. Em alguns casos, o médico também pode fazer uma drenagem cirúrgica para retirar furúnculos que podem se formar na parte interna do nariz.

8. Carne esponjosa

O nariz inchado por dentro é um sinal que pode surgir na carne esponjosa no nariz, ou pólipo nasal, um termo popular que indica o inchaço das adenoides, que são estruturas da parte interna do nariz e que, quando estão inchadas, podem causar ronco, nariz entupido, mau hálito e infecções respiratórias frequentes. Saiba todos os sintomas da carne no nariz.

O que fazer: Alguns medicamentos podem ser indicados pelo médico para reduzir o inchaço são corticoides, anti-inflamatórios, antialérgicos e antibióticos.

Quando os medicamentos não diminuem a carne esponjosa no nariz e prejudicam muito a passagem do ar, o médico pode indicar a realização de adenoidectomia, uma cirurgia para retirar as adenoides.

Leia também: Cirurgia de adenoide: quando é indicada, como é feita, preparo e riscos tuasaude.com/cirurgia-de-adenoide

Vídeos relacionados