Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser ferida no nariz

As feridas no nariz podem aparecer devido a vários fatores como alergias, lesões, espinhas ou rinite, por exemplo, e geralmente são fáceis de tratar.

No entanto, se a ferida não cicatriza nem responde a nenhum tratamento, deve-se ir ao médico, porque pode tratar-se de uma doença grave.

O que pode ser ferida no nariz

1. Alergias

As alergias são uma das causas mais comuns de inflamação das vias nasais, o que as torna suscetíveis à formação de feridas. Além disso, assoar o nariz o tempo todo pode também irritar a pele do nariz, tanto interna como externamente, levando ao ressecamento e à formação de feridas.

2. Agentes irritantes

Certas substâncias como produtos de limpeza muito abrasivos, químicos industriais e fumo de cigarro podem também irritar o nariz e provocar feridas. 

3. Lesões

Lesões como esfregar, arranhar ou bater com o nariz podem danificar a pele delicada do seu interior, podendo causar sangramento e levar à formação de feridas. Nestes casos deve-se evitar mexer nessas feridas para permitir que cicatrizem corretamente.

4. Espinhas

As feridas no nariz também podem ser causadas devido ao aparecimento de espinhas. Estas formam-se geralmente devido à inflamação e infecção dos folículos pilosos, podendo provocar dor e liberar pus.

O que pode ser ferida no nariz

5. Uso de drogas

Consumir drogas por meio de inalação pode causar sangramento e lesões graves na região interna do nariz, tornando a cicatrização muito difícil.

6. HIV

As infecções por HIV podem causar sinusite e rinite, que são doenças que provocam inflamação das vias nasais. Além disso, o HIV por si só pode causar lesões nasais doloridas, que podem sangrar e que demoram muito tempo a cicatrizar. Saiba quais os primeiros sintomas provocados pelo HIV.

7. Herpes

O vírus Herpes simplex pode causar feridas nos lábios e na região interna do nariz, que inicialmente são transparentes e contêm líquido no seu interior e depois quando cicatrizam formam-se crostas.

8. Ambiente seco

Alterações no clima, principalmente na altura do inverno, em que o ar é mais seco, podem também levar à formação de feridas no interior do nariz. Além disso, pode sentir-se também a pele do rosto e os lábios mais secos.

O que pode ser ferida no nariz

9. Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto. O corrimento nasal excessivo provocado por esta doença pode causar irritação das vias nasais e formação de feridas no seu interior. Saiba outros sintomas provocados pela sinusite e quais as causas.

10. Câncer

Feridas que apareçam na cavidade nasal, que sejam persistentes, que não saram ou que não respondam a nenhum tratamento, podem indicar câncer, principalmente se se manifestarem outros sintomas como sangramento e corrimento nasal, formigamento facial e dor ou pressão nos ouvidos. Nestes casos é recomendado ir imediatamente ao médico.

11. Uso prolongado de soluções nasais

O uso prolongado de soluções nasais descongestionantes pode causar secura excessiva das vias nasais, facilitando a formação de feridas. Além disso, pode causar efeito rebote, o que significa que o organismo pode produzir ainda mais secreções, podendo aumentar a inflamação das vias nasais.

O ideal nestas situações é evitar o uso de descongestionantes químicos por mais de 5 dias e substituí-las por soluções salinas naturais hipertônicas, que são soluções que contêm água do mar com um alto teor em sal, com propriedades descongestionantes como por exemplo a Vapomar da Vicks, Sorine H, Rinosoro a 3% ou Neosoro H.

O que pode ser ferida no nariz

Como é feito o tratamento

O tratamento das feridas no nariz depende muito da causa que está na sua origem. Em algumas situações, basta eliminar a causa do problema, caso se trate de um agente irritante, do uso de uma droga ou do uso uso prolongado de uma solução nasal.

Para pessoas que têm feridas no nariz devido a lesões, alergias ou à exposição a um ambiente seco por exemplo, um creme ou pomada com anestésico ou cicatrizante pode ajudar a curar a ferida mais rápido. Estes produtos podem ainda ter antibióticos na sua composição que evitam que essa ferida infecte.

Em casos de feridas provocadas por doenças como HIV e herpes, pode ser necessário usar medicamentos antivirais que só devem ser usados se forem recomendados pelo médico.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar