6 remédios caseiros para rinite

Maio 2021

Alguns remédios caseiros como o óleo essencial de eucalipto, o chá de gengibre e alho ou o chá de urtiga podem ajudar a melhorar os sintomas da rinite, como nariz entupido ou escorrendo, tosse seca, dor de cabeça e sensação de mal-estar, por serem ricos em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e imunoestimulantes que fortalecem as defesas naturais do corpo e ajudam e eliminar o catarro, combatendo a rinite.

A rinite é a inflamação da mucosa nasal, geralmente, causada por alergia à poeira, ácaro ou pêlo, pólen das árvores ou das flores, poluição ou fumaça, provocando a liberação de histamina no corpo, uma substância responsável pelos sintomas da rinite. Saiba todos os sintomas e causas da rinite.  

Embora os remédios caseiros não garantam a cura da rinite, podem ajudar a aliviar os sintomas e evitar o surgimento de novas crises, sendo uma excelente forma de completar o tratamento recomendado pelo médico.

1. Óleo essencial de eucalipto

6 remédios caseiros para rinite

O óleo essencial de eucalipto possui eucaliptol na sua composição, uma substância com ação anti-inflamatória das vias respiratórias, que ajuda a reduzir a produção e facilita a eliminação do catarro, que causa a sensação de nariz entupido e coriza.

Esse óleo essencial deve ser usado somente para inalação e não deve ser consumido por via oral.

Ingredientes

  • 3 a 5 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as gotas de óleo essencial de eucalipto na água fervente. Em seguida, deve-se cobrir a cabeça com uma toalha aberta, de modo que cubra também o recipiente contendo a solução do óleo essencial de eucalipto. Inclinar a cabeça sobre o recipiente e inspirar o vapor por 10 minutos. Esta toalha ajuda a manter o vapor da solução por mais tempo.

O óleo essencial de eucalipto não deve ser usado por crianças e por mulheres grávidas ou em amamentação. Além disso, algumas pessoas podem ter sensibilidade ao óleo de eucalipto, especialmente pessoas com algum tipo de alergia respiratória ou asma. Por isso, caso ocorra piora dos sintomas da rinite, surja tosse intensa ou dificuldade para respirar, é aconselhado evitar o uso do óleo essencial de eucalipto.  

2. Chá de gengibre e alho

6 remédios caseiros para rinite

O chá de gengibre e alho tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, e compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona, do gengibre, que ajudam a combater os sintomas da rinite como nariz entupido, coriza, dor de garganta e mal estar geral. 

Além disso, esse chá ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminuir a duração da rinite.

Ingredientes

  • 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 3 xícaras de água;
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de preparo

Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o gengibre e o mel. Coar e servir a seguir. 

O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos. 

3. Chá de hortelã-pimenta

6 remédios caseiros para rinite

O chá de hortelã-pimenta é rico em mentol, um óleo essencial que ajuda a melhorar os sintomas de coriza, nariz entupido, dor de cabeça e tosse, comuns na rinite.

Além disso, este chá tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação das vias respiratórias, aliviando os sintomas da rinite. 

Ingredientes

  • 6 folhas picadas de hortelã-pimenta;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Numa xícara adicionar a água sobre as folhas picadas de hortelã e deixar repousar por 5 a 7 minutos. Coar, adoçar com mel se desejar e tomar 3 a 4 xícaras por dia. 

4. Vinagre de maçã 

6 remédios caseiros para rinite

O vinagre de maçã possui polifenóis na sua composição com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e combater a inflamação das vias respiratórias, sendo muito útil para diminuir os sintomas da rinite como nariz entupido, coriza ou tosse, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres de sopa do vinagre de maçã;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Adicionar o vinagre de maçã no copo com água e misturar. Beber 1 copo, 20 minutos antes do café da manhã, do almoço ou do jantar. 

É importante lavar a boca com água após beber a solução de vinagre de maçã e, para prevenir o desgaste do esmalte dos dentes, deve-se escovar os dentes 30 minutos após beber a solução.

O vinagre de maçã também pode ser utilizado ao longo do dia para temperar saladas, por exemplo.. 

5. Infusão de tomilho

6 remédios caseiros para rinite

A infusão de tomilho é rica em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, como timol, carvacrol, cimeno e linalol, com ação expectorante, que permitem a eliminação do catarro e aliviam a coriza e a sensação de nariz entupido da rinite alérgica.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de extrato de tomilho seco ou 2 ramos de tomilho fresco;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o tomilho seco na água fervente e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.

A infusão de tomilho não deve ser usada por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por pessoas com doenças no fígado ou que usam remédios anticoagulantes como varfarina ou clopidogrel, por exemplo.

6. Chá de urtiga 

6 remédios caseiros para rinite

O chá de urtiga permite bloquear os efeitos da histamina no corpo, a substância responsável pela resposta inflamatória nos casos de alergia. Assim, tomar este chá ao longo do dia ajuda a aliviar os sintomas em caso de rinite alérgica, especialmente a coriza, a coceira e a sensação de nariz entupido.

Ingredientes

  • 2 colheres (de café) de folhas picadas de urtiga;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água e juntar as folhas de urtiga, em seguida deixar repousar por 10 minutos, coar e tomar de 3 a 4 xícaras do chá por dia.

Outra opção é tomar as cápsulas de urtiga em dose de 300 a 350 mg, 2 a 3 vezes ao dia.

O chá de urtiga não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com doenças cardíacas ou que possuem função renal prejudicada.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • BAKHSHAEE, Mehdi; et al. Efficacy of Supportive Therapy of Allergic Rhinitis by Stinging Nettle (Urtica dioica) root extract: a Randomized, Double-Blind, Placebo- Controlled, Clinical Trial. Iran J Pharm Res. 16. 112–118; 2017
  • JOURNAL OF IMMUNOLOGY RESEARCH. Immunomodulation and Anti-Inflammatory Effects of Garlic Compounds. 2015. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4417560/>. Acesso em 19 Mai 2020
  • QUAN QUAN Mao; XIAO-YU Xu et al. Bioactive Compounds and Bioactivities of Ginger (Zingiber officinale Roscoe). Foods. 8. 1-21, 2019
  • SEMWAL, Ruchi Badoni; et al. Gingerols and shogaols: Important nutraceutical principles from ginger. Phytochemistry. 117. 554-568, 2015
  • FERRARA, Lydia. Phytotherapy as a preventive and adjuvant for the rhinitis. IOSR Journal Of Pharmacy. 6. 1; 6-11, 2016
  • TING, Xia; et al. Nutrients and bioactive components from vinegar: A fermented and functional food. Journal of Functional Foods. 64. 103681, 2020
  • KENIA, P.; et al. Does inhaling menthol affect nasal patency or cough?. Pediatr Pulmonol. 43. 6; 532-7, 2008
  • INOUE, T.; et al. Effects of peppermint (Mentha piperita L.) extracts on experimental allergic rhinitis in rats. Biol Pharm Bull. 24. 1; 92-5, 2001
  • ARIAEE, N.; et al. Oral Administration of Zataria multiflora Extract Decreases IL-17 Expression in Perennial Allergic Rhinitis. Rep Biochem Mol Biol. 6. 2; 203-207, 2018
Mais sobre este assunto: